Topic outline
Bem-vindo a este espaço de apoio às Aulas Online
Índice
[ Fórum Dúvidas, Sugestões e Críticas • FAQ - Perguntas Frequentes ]
- Acerca
- A minha primeira vídeoconferência online, em 10'!
- Quero dar uma aula On-line não estando na FCT
- Estou na FCT a dar aula localmente para alguns alunos e quero que um aluno (ou alguns poucos) assista(m) remotamente
- Como usar o software de videoconferência (Colibri Zoom)?
- Avaliação a Distância e On-line (inc Respondus "proctoring") * Novo *
- Para saber mais...
- Formação a Distância e On-line
- Documentação e Tutoriais Externos
- Outras Soluções para Aulas Online
- Documentação de Referência
* Novo *
(2021.01.25)
Esta sessão será dedicada ao software Respondus - software de vigilância de Quizes/Testes no MOODLE.
Apresentaremos as funcionalidades dos seus dois componentes a respetiva configuração, nomeadamente do LockdownBrowser (impede capturas de ecrã e limita o acesso a outras janelas e aplicações), e do Monitor (permite a gravação da câmera do computador do aluno durante a realização do teste, procurando assinalar posteriormente situações anómalas).
Para melhor organizarmos as sessões agradecemos que os interessados confirmem nesta Sondagem em qual dos dois dias preferem participar; caso não puderem, faremos mais sessões de forma a assegurar que todos os interessados podem aceder a esta formação.
Obrigado
Lab.eLearning
Espaço colaborativo e de esclarecimento das questões suscitadas pela transição para o Digital e a Distância
Questões recorrentes colocadas pelos utilizadores e respectivas respostas, disponíveis para o esclarecimento de todos.
O que é uma "Aula Online"?
De forma simplificada, uma aula online é uma aula em que se recorre a tecnologias digitais em rede para trabalhar com os alunos. Por exemplo usando vídeoconferência interactiva e em tempo real, com projecção de slides, páginas web, aplicações, etc., disponibilizando PDfs e links para recursos na net, recorrendo a um fórum para perguntas e respostas não colocadas na sessão em tempo real...
Geralmente não é dada num único local, com a presença física de todos, mas antes disponibilizada através da internet para que todos os participantes, alunos e professores, possam aceder, recorrendo a computadores/smartphones.
Poderá ser a uma determinada hora, em tempo real, ou em diferido, ao longo de alguns dias se a mesma for desenhada com essa flexibilidade (por exemplo, para dar tempo a que os alunos acedam e correspondam às tarefas propostas, respondam a testes, discutam com o professor dúvidas); ou uma combinação destas duas...
.v 1.0 20200313
1. Acerca
Este espaço pretende, de forma simples, constituir-se como ponto focal de apoio ao uso das tecnologias digitais para minimizar o impacto negativo da CoViD19 no que às aulas teóricas diz respeito.
O espaço encontra-se organizado em tópicos, construídos para dar resposta a situações concretas por parte dos docentes.
Estamos permanentemente a melhorá-lo, adicionando mais recursos e melhorando os existentes (por ex., com ilustrações) pelo que justifica-se que nos façam uma visita regular
MUITO IMPORTANTE: precisamos de si, todas as sugestões e críticas são muito bem-vindas.
A Equipa do Lab.eLearning
Skype: lab.elearning
.v 1.2 20200323 - acrescentado Skype
.v 1.1 20200313 - primeira versão publicada
2. A minha primeira vídeoconferência online, em 10'!
Neste tópico destinado a quem pouco usou (ou mesmo nada) este tipo de sistemas (Colbri Zoom e MOODLE) vamos apresentar o passo a passo que até um infoexcluído será capaz de seguir para conseguir em cerca de 10'estar online com os seus alunos.
Em síntese este guião indica:
- Que equipamento devo usar?
- Onde se arranja o software necessário?
- Como me ligo à Internet?
- Como crio a minha primeira "sala" de videoconferência? Como uso o Colibri ZOOM?
No final o utilizador terá uma sala de vídeoconferência para si e mais um máximo de 49 participantes, onde poderão estar em segmentos de 40' de cada vez (para mais tempo ou utilizadores o procedimento é um pouco mais complicado, pelo que se abordará mais à frente).
Páginas da FCCN - Colibri ZOOM
Colaboração a distância - Serviço destinado à comunidade académica e científica de Portugal, para reuniões, trabalhos de grupo, aulas e tutorias.
3. Quero dar uma aula On-line não estando na FCT
Ainda dentro das soluções Simples, criar uma sessão poucos alunos (≤50), com a máxima interactividade.
- Vamos usar o sistema de vídeoconferência ColibriZoom
- Abra o software Colibri Zoom (caso ainda não o tenha, cf. abaixo "Usar o Zoom para uma aula (reunião, etc.) online")
- Identifique-se (faça "login")
- Inicie a sessão na sua "Sala pessoal
- Na barra inferior de menus, clique o botão "Convidar/Invite" e seleccione "Copiar URL"; envie depois o mesmo para os seus alunos da maneira preferida
- Opcionalmente: grave a sessão, no disco local
- Se os alunos estiverem dispersos, cada um terá de se ligar a essa sala via internet
- Se acaso ainda estiverem localmente numa sala da FCT (a evitar de acordo com as recomendações de saúde pública em vigor), usar um computador com o software ZOOM ligado à vídeo conferência e a projectar o seu écrã; se necessário ligar colunas externas de som (alguns computadores não têm bons altifalantes incorporados),
4. Estou na FCT a dar aula localmente e quero que um aluno (ou alguns poucos) assista(m) remotamente
Nota: a recomendação em vigor é a de suspender as aulas físicas a partir de 2.ª feira 16 /03
Configurar o ambiente de aula para alunos presentes localmente e a distância.
v.2 2020.05.08
Criar a sessão no Zoom como mostrado no documento acima "Usar o Zoom para uma aula (reunião, etc.) online".
Copiar o link da sessão Zoom a usar com o(s) aluno(s) (sugerimos que seja partilhado através do MOODLE@FCT)
Projectar o ecrã do meu computador para aceder aos PPT, PDF, etc.
O(s poucos) aluno(s) acede(m) e acompanha(m) a aula vendo e ouvido o professor, interagindo (colocando dúvidas, dando respostas, acedendo aos vários recursos) da mesma fora que os colegas que estão localmente presentes.
Recomenda-se que o professor afira a presença on-line dos alunos acompanhando o seu comportamento (atitude, postura e dinâmica corporais, etc.) como faz com os alunos fisicamente presentes. Para o efeito e a exemplo do que faz com os alunos localmente presentes, pode e deve colocar questões, pedir comentários, dúvidas, etc., ao(s) aluno(s) a distância.
Uso avançado (implica alterar configuração de ecrãs do seu computador; não sendo complicado recomenda-se que esteja familiarizado e confortável com o processo):
Se possível, colocar o computador ligado ao projector da sala em modo de dois ecrãs lado a lado (e não de replicação do ecrã do computador na projecção.
Na "Partilha de tela", o Zoom detecta e apresenta os dois ambientes de trabalho 1 e 2 (Desktop). Usar o ecrã que está a ser projectado (tipicamente, o ecrã 2) para nele abrir os conteúdos a partilhar: powerpoint (em modo de janela, sem painel de controlo), páginas web, vídeos, PDFs, MOODLE, etc..
Configurar o vídeo no Zoom para usar 2 ecrãs (barra inferior, botão "^" ao lado direito do ícone "vídeo"), opção "Configurações vídeo > Usar dois ecrãs".
Com esta configuração
-
- qualquer aplicação aberta no ambiente de trabalho 2 (do projector) será apresentada na projecção local na sala e partilhado com o(s) aluno(s) que participe(m) on-line pelo Zoom;
- o docente poderá ter a janela zoom dos participantes em modo orador até 5 alunos e em galeria para números maior de participantes on-line (recomenda-se torná-la o maior possível sem ocupar totalmente o ecrã) de modo a poder acompanhar adequada e visualmente a presença dos alunos on-line a exemplo do que fará com os alunos fisicamente presentes.
-
5. Como usar o software de videoconferência (Colibri Zoom)?
6. Avaliação a distância e On-line
Respondus Monitor & Lockdown browser
Um sistema de avaliação "proctored" é um sistema pré-configurado com elementos que procuram evitar fraude, por ex., a inclusão de vigilância.
A empresa Respondus oferece diverso software que ajuda a configurar um ambiente vigiado e protegido, dos quais nos interessam particularmente - por terem sido licenciados pela FCTUNL - o "LockDown browser" e o Respondus Monitor" (vigilância remota assistida via webcam do aluno).
Respondus Lockdown browser
Página comercial do produto
Apresentação do sistema do ponto de vista do aluno
Respondus Monitor
Página comercial do produto
Respondus no Moodle@FCT
Tutorial de como usar o Respondus no MOODLE@FCT
Link para o ficheiro de instalação do Lockdown Browser
7. Para saber mais...
(permanentemente em edição)
.v1 20200923 - primeira publicação
Do canal Youtube:
"A Universidade na Era Pós-Covid 19: Presença e Distância" é o tema da Conferência de Abertura do Ano Letivo 2020/21, dinamizada, no dia 29 de outubro, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
António Dias de Figueiredo é o conferencista convidado do encontro que tem início marcado pelas 11h. Para além da intervenção do professor catedrático aposentado do Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (...)".
Sam Brenton, Responsável pelo e-Learning na Queen Mary, University of London, escreve este capítulo 7 do livro "A Handbook for Teaching and Learning in Higher Education - Enhancing Academic Practice", editado por Heather Fry, Steve Ketteridge e Stephanie Marshall, na 3.ª edição, em 2009.
Oito recomendações por Tony Bates, especialista e personalidade de referência neste domínio: 1. Get professional advice and help before you start; 2. Get the right technology; 3. Get organised; 4. Avoid long lectures; 5. Watch the student workload; 6. Avoid lectures altogether; 7. Do the best you can in the circumstances. Termina ainda com alguns recursos adicionais.
Entrevista a Albert Sangrá, especialista internacional da Universidade Aberta da Catalunha e personalidade de referência neste domínio, onde o mesmo apresenta um decálogo para os docentes que dão aulas on-line: "Selección del sistema y las herramientas de trabajo más adecuadas; Organización del alumnado; Rediseñar el curso; Elaborar un conjunto de actividades con recursos didácticos que ayuden a los estudiantes a resolverlas; Asociar un conjunto de recursos a las actividades; Crear dinámicas de interacción activa en el entorno virtual para mantener a los estudiantes conectados y motivados; Explicar el modelo de evaluación que se llevará a cabo, así como los criterios de evaluación; Generar presencia social; Desarrollar el espíritu crítico de los estudiantes respecto a la tecnología; Aprovechar para trabajar de forma colaborativa con los docentes más cercanos"
Neste artigo do Chronicle of Higher Education, Flower Darby clarifica alguns termos relacionados com o e-learning, propõe 10 Princípios e Práticas para ensinar on-line - Show Up to Class; Be Yourself; Put Yourself in Their Shoes; Organize Course Content Intuitively; Add Visual Appeal; Explain Your Expectations; Scaffold Learning Activities; Provide Examples; Make Class an Inviting, Pleasant Place to Be; Commit to Continuous Improvement - refere algums equívocos frequentes e conclui com sugestões para encontrar mais apoio.
Apresentam-se outros recursos também relevantes mas que por razões de espaço não publicámos no tópico principal
8. Formação a distância e On-line
A pedido de alguns colegas, o Lab.eLearning irá realizar uma primeira sessão de formação online, dedicada a e-Avaliação/ e-Assessment com os Testes/Quizz no MOODLE, na próxima 4.ª feira dia 25/Mar às 14:30h
Para verificar a necessidade da criação de um 2º grupo de formação sobre o tema Testes/Quizz no MOODLE, na próxima 5.ª feira dia 26/Mar às 10:30h agradecemos que os interessados confirmem neste Poll
Para verificar a necessidade da criação de um 3º grupo de formação sobre o tema Testes/Quizz no MOODLE, na próxima 6.ª feira dia 27/Mar às 14:30h agradecemos que os interessados confirmem nesta Sondagem/Poll
- This topic
9. Documentação e Tutoriais Externos
Colibri ZOOM FCCN
ZOOM
(T. = Tutorial; D. = Documentação)
MOODLE @Lab.eLearning
@moodle.org
(T. = Tutorial; D. = Documentação)
10. Outras Soluções para Aulas Online
Paulo Belo Costa, da Nova Inovação Pedagógica, da UNL, escreve:
"Interactive Polling Tools (also called student response systems, ‘clickers’, or classroom response systems) have been used in higher education teaching for many years now and can be a quick and easy method for gaining insight for both teachers and students.
As with many software applications, Interactive Polling Tools are an ever-evolving technology, moving from fairly “low tech” clicker technology to today’s more “tech savvy” iterations that operate online using mobile devices."A Divisão Informática da FCTUNL disponibiliza uma página muito completa de soluções tecnológicas para apoiar trabalho on-line, como o sejam reuniões online, aulas, palestras, etc.
"Num momento em que as escolas portuguesas se encontram com as atividades presenciais suspensas, a Direção-Geral da Educação (DGE), em colaboração com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), construiu este sítio, com um conjunto de recursos para apoiar as escolas na utilização de metodologias de ensino a distância que lhes permitam dar continuidade aos processos de ensino e aprendizagem."
"(...). O nosso objetivo principal é, assim, fornecer instrumentos para apoiar quer os professores, quer os estudantes, principalmente do ensino superior, mas sem excluir outros públicos, possibilitando-lhes obter respostas rápidas e úteis para as suas necessidades nos processos de ensino e aprendizagem a distância, de acordo com as melhores práticas internacionais.
#SempreLig@dos estrutura-se nas seguintes páginas: “Apresentação”, “Professores”, “Estudantes”, “Famílias e Sociedade” e “Outras iniciativas”. Em “Professores”, “Estudantes” e “Famílias e Sociedade”, apresentam-se recursos temáticos dirigidos a grupos específicos. Já “Outras Iniciativas” remete para sites e outras fontes de informação úteis no âmbito da transição para o ensino-aprendizagem online, assim como no combate à atual pandemia. (...)"
"(...). No quadro da comunidade científica nacional de educação a distância, um grupo de especialistas associou-se para partilhar aberta e livremente o seu conhecimento e experiência. A iniciativa Ensinar a Distância [#eagoraead] dá expressão a esta disponibilidade, contando ainda com a adesão de um conjunto de reputados colegas internacionais que autorizaram a disseminação dos seus materiais.
Neste espaço comunitário, que é de todos e para todos, encontra um conjunto de recomendações, referências teóricas e metodológicas, boas práticas, recursos e ferramentas, para além do apoio da comunidade de especialistas que estará disponível para o ajudar a superar este desafio com sucesso.(...)"
"The list of educational applications, platforms and resources below aim to help parents, teachers, schools and school administrators facilitate student learning and provide social care and interaction during periods of school closure. Most of the solutions curated are free and many cater to multiple languages. While these solutions do not carry UNESCO’s explicit endorsement, they tend to have a wide reach, a strong user-base and evidence of impact. They are categorized based on distance learning needs, but most of them offer functionalities across multiple categories."
11. Documentação de Referência