Discussão Geral

Escolhas das equipas para a MIUP

Escolhas das equipas para a MIUP

par Rui Rosendo,
Nombre de réponses : 3
Boa noite pessoal.
Antes de mais este post não é só meu, é um post da minha equipa, os BlackWeasels.

Decidimos escrever este post pra mostrar o nosso descontentamento no que toca à escolha das equipas que vão representar a nossa faculdade na MIUP.

Hoje (Quarta), depois do concurso, o professor Pedro Guerreiro deu-nos a entender que nós não íamos à MIUP. Na altura ficámos sem resposta e não sabíamos bem o que dizer, pois o grupos nao estava completo.
Agora, depois de termos falado entre nós e discutido o assunto, resolvemos criar este post.

Segundo as regras, ou pelo menos segundo o que o professor disse:

"As equipas da FCT mais bem classificadas na TIUP representarão a nossa faculdade na MIUP, Maratona Interuniversitária de Programação, que será em Outubro na Covilhã."

Vendo a pontuação geral da nossa faculdade, nós ficámos em primeiro lugar. Portanto a nossa questão é se realmente é esse o critério de selecção das equipas que representarão a faculdade, pois, segundo o que o professor nos disse, nos não fomos escolhidos para ir.

Se não for esse o critério, gostaríamos de saber qual é.

Com muita pena nossa, no concurso de hoje, um elemento da nossa equipa foi abordado pelo professor que lhe perguntou se ele não queria se juntar a outra equipa para "termos uma equipa mais forte". Isto tudo com um outro elemento da equipa ao lado e o outro ausente.
Acontece que o nosso elemento não é o mais "forte", ou o "melhor" do grupo, apesar de ser ele que "controla" o teclado. Não foi ele sozinho que resolveu todos os problemas que realizámos até agora, mas foi o grupo, nós três, que contribuímos para a posição actual da nossa equipa.

Dito isto tudo, voltamos a repetir que estamos tristes com a situação, pois não nos parece que a decisão do professor será a mais correcta.

Amanhã tentaremos explicar mais detalhadamente a nossa situação via e-mail.

Obrigado pela atenção,
Equipa BlackWeasels

En réponse à Rui Rosendo

Re: Escolhas das equipas para a MIUP

par Pedro Guerreiro,
Obrigado, Rui, Hélio, Mário, pela vossa reclamação.

Quando se escolhe, normalmente alguns concordam com a nossa escolha e outros não. É mais ou menos inevitável.

É verdade que eu escrevi, logo em Março quando começou a TIUP, que as equipas mais bem classificadas representariam a nossa faculdade. Isso não era propriamente uma regra mas sim uma indicação geral.

Entretanto, com o decorrer da prova, pela observação das equipas (não da vossa em particular, mas de todas) e pela minha própria reflexão, concluí que, se o objectivo é ganhar na MIUP e depois na SWERC (não só este ano, mas também nos anos vindouros) temos de constituir as equipas mais fortes que conseguirmos, em vez de manter sistematicamente as equipas que concorrem na TIUP. Estas muitas vezes são desequilibradas, com um ou dois que realmente resolvem e um ou dois colegas e amigos que dão uma ajuda.

Ao contrário de anos anteriores, em que as equipas foram mais ou menos sempre as mesmas ao longo da TIUP, este ano, na minha observação, houve muitas faltas, muitas trocas, o que tornaria a escolha baseada apenas na classificação mais controversa.

Controvérsia por controvérsia, aqui entra o meu critério, discutível com certeza, mas que eu acho que tenho de exercer.

No caso concreto da vossa equipa, pareceu-me (e posso estar a ser terrivelmente injusto, sorry) que o Rui liderou e que, por exemplo ontem, o Hélio apenas deu uma ajuda. O Mário não veio, e não pude observá-lo.

Conjugando a observação de ontem, do trabalho da vossa equipa e do das restantes, e os resultados anteriores, e ainda o que eu penso saber das qualidades de cada um dos concorrentes, e até algumas afinidades que poderá haver entre vocês, eu fiz aqueles arranjos, com o objectivo de constituir as equipa para a MIUP e SWERC que eu penso serem mais fortes e dar mais garantias.

Isto não constitui nenhuma desconsideração em relação à vossa equipa. Ela está presente, através do seu elemento mais preponderante, sem qualquer desprimor para os restantes que, aliás, eu estimo muito e pelos quais tenho muita amizade e respeito.