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Inquéritos Internacionais e Nova Regulação das Políticas - Portugal no PISA 2006 e a Literacia Científica

Inquéritos Internacionais e Nova Regulação das Políticas - Portugal no PISA 2006 e a Literacia Científica

by Ana Margarida Gomes Vicencio -
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 OCDE
Alunos portugueses abaixo da média em todas as competências
O desempenho dos alunos portugueses de 15 anos é mais baixo do que a média dos seus colegas de 57 países a Ciências, Matemática e Leitura, segundo um estudo da OCDE. O secretário de Estado Adjunto e da Educação confessa estar insatisfeito com estes resultados, mas destaca a estabilidade destes de ano para ano.

 

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Em 2006, o PISA (Programme for International Student Assessment) avaliou os conhecimentos e competências dos estudantes que estão a terminar ou já concluíram o ensino obrigatório, comparando os resultados dos vários países envolvidos (30 da Organização e 27 parceiros).

A nível dos conhecimentos científicos, os alunos portugueses alcançaram uma pontuação de 474, o que corresponde ao 37º lugar entre os 57 países que participaram no estudo.

Os países-membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) registaram uma média de 500 pontos, enquanto a média global foi de 491.

Segundo o estudo, mais de metade dos estudantes portugueses (53,3 por cento) só demonstraram conhecimentos básicos neste domínio, não indo além do nível dois em seis níveis de complexidade.

Apesar de negativo, o desempenho nacional em Ciências melhorou face a 2003 e 2000, quando os alunos alcançaram uma pontuação de 468 e 459, respectivamente.

Já no que diz respeito aos conhecimentos matemáticos, o desempenho dos estudantes portugueses de 15 anos ficou 32 pontos abaixo da média da OCDE (466 contra 498) e 18 abaixo da média total, fixada nos 484.

O desempenho dos portugueses não sofreu alterações face a 2003 no que diz respeito à Matemática, o mesmo acontecendo ao nível da Leitura, em que a variação registada não é estatisticamente significativa (menos cinco pontos do que em 2003, mas mais dois do que em 2000).

Em reacção, o secretário de Estado Adjunto e da Educação disse à TSF estar «insatisfeito» com estes resultados, apesar de realçar a estabilidade destes de ano para ano.

«Os resultados deste estudo revelam uma estabilidade, com pequenas melhorias no caso das Ciências e Leitura», disse Jorge Pedreira, reconhecendo, no entanto, que há um longo trabalho pela frente na recuperação dos estudantes com problemas de aprendizagem.

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Publicado a 04 de Dezembro 07 às 12:49

Para mais detalhes consulte:
http://tsf.sapo.pt/online/vida/interior.asp?id_artigo=TSF186083

 

PISA 2006 Science Competencies for Tomorrow's World


PISA 2006: Science Competencies for Tomorrows World presents the results from the most recent PISA survey, which focused on science and also assessed mathematics and reading. It is divided into two volumes.


Volume 1: Analysis gives the most comprehensive international picture of science learning today, exploring not only how well students perform, but also their interests in science and their awareness of the opportunities that scientific competencies bring as well as the environment that schools offer for science learning. It places the performance of students, schools and countries in the context of their social background and identifies important educational policies and practices that are associated with educational success. By showing that some countries succeed in providing both high quality education and equitable learning outcomes, PISA sets ambitious goals for others.


Volume 2: Data/Données presents the PISA 2006 full data set underlying Volume 1.

Together with the PISA 2000 and PISA 2003 surveys, PISA 2006 completes the first cycle of assessment in the three key subject areas. PISA is now conducting a second cycle of surveys, beginning in 2009 with reading as the major subject and continuing in 2012 (mathematics) and 2015 (science).