News e-Learning

BETT 2009

BETT 2009

by Laboratório e.Learning -
Number of replies: 4
Banner da BETT
Vai decorrer de 14 a 17 de Janeiro a feira anual Bett considerada o maior evento internacional sobre educação e tecnologia.
O Lab.eLearning irá estar presente com dois colaboradores que irão reunir e trazer para a FCT informações nos mais diversos temas. Mais tarde colocaremos o material e informações mais relevantes à disposição de toda a comunidade. Convidamos todos os interessados a visitar a página do evento (http://www.bettshow.com/). Caso esteja interessado em algum assunto ou stand específico, sobre o qual gostariam de mais informações, partilhem neste fórum. Faremos os possíveis por trazer o máximo de informação.
In reply to Laboratório e.Learning

Re: BETT 2009

by Maria João Spilker -
Olá aos dois colaboradores, :-)

O meu problema é estar interessada em assuntos demais. :-I Mas assim sendo, fico grata por toda a informação e reflexões que surjam da vossa parte sobre a BETT. Interessante seria ter informações sobre VLEs (de preferência open source, e não estou a falar somente do Moodle), sobre o que está a acontecer em termos de PLEs nas universidades e comparações em termos de formação profissional a nível europeu.

Pedi demais?

Desejo-vos muito sucesso e congratulo ao mesmo tempo a FCT por reconhecer que se tem que ir além das fronteiras, que o input destes eventos é sempre bem maior que os custos da estadia.

Saudações
Maria João
In reply to Maria João Spilker

Re: BETT 2009

by Hugo Domingos -
Olá Maria João,

Em primeiro lugar, quero dar-te as boas-vindas à nossa página News eLearning e agradecer a tua participação.

Os temas que propões são bastante interessantes, nomeadamente o desenvolvimento dos PLE (Personal Learning Enviroments) no Ens. Superior, algo que o Laboratório de e.Learning estará bastante atento durante a sua viagem à BETT.

Em relação às plataformas (LMS ou VLE, como os ingleses preferem nomear), que tiveram destaque no BETT 2008, a nossa atenção será mais direccionada às ferramentas de comunicação síncrona, aspecto em que o Moodle ainda apresenta algumas carências.

Ainda sobre o BETT 08 e a importância na partilha de ideias, gostava de divulgar um resumo que apresentei à comunidade de professores do Ciência na Escola sobre as principais tendências no uso das Tecnologias Educativas:

BETT: Principais tendências no uso das Tecnologias Educativas (http://cne.fct.unl.pt/mod/forum/discuss.php?d=737)

Talvez esta análise possa aguçar ainda mais a curiosidade dos nossos utilizadores sobre a BETT (http://www.bettshow.com/) e Tecnologias Educativas.

Cumprimentos

In reply to Laboratório e.Learning

Re: BETT 2009

by António Maneira -
A BETT 2009 está colossal e continua a fascinar os seus visitantes desde os mais pequenos, vindos em excursão acompanhados pelos seus professores, até aos directores de universidades e ministros.

Bett09

Existem inúmeras soluções e ambientes de aprendizagem baseadas apenas na Internet. Por serem tantas não vou por agora realçar algumas delas, mas caso a Maria João Spilker esteja interessada poderemos apresentar as soluções que procuramos explorar este ano. Algumas destas soluções são muito interactivas e com interfaces simples para criação de soluções audiovisuais.

Se no ano passado os quadros interactivos eram um dos principais destaques, este ano parece mais difícil definir qual a solução que chama mais a atenção.
No entanto os quadros interactivos estão por todo ao lado. Para além de os encontrarmos em stands de fornecedores ou representantes, muitas outras bancas utilizam este tipo de quadros nas demonstrações das aplicações direccionadas para os mais diversos níveis de ensino.

Para além dos quadros interactivos surgem este ano, com grande impacto, soluções parecidas como mesas interactivas ou plasmas com ecrã táctil e aplicações associadas.

Chamo também a atenção para os visualizadores, pequenos equipamentos de mesa com um braço articulado com uma pequena câmara, que ligam-se a um computador ou directamente a um projector para ampliar objectos nas aulas.
Muitos destes produtos comercializados por empresas trazem aplicações para captura de imagens e posterior edição.

O Lab.eLearning e outros colegas que vieram da FCT ainda têm mais um dia para continuar a explorar stands e recolher informação.
Reforço o convite para escolherem um tema ou stand sobre o qual gostassem de obter mais informações e apresentarem suas sugestões através deste fórum.

Cumprimentos
In reply to António Maneira

Re: BETT 2009

by Maria João Spilker -
Olá António e tod@s,

Estive à espera que voltassem e descansassem um pouco dessa maratona que é visitar a Bett. Mas sim, estaria muito interessada numa apresentação dos vossos planos e projectos, creio até que toda a comunidade Moodle portuguesa, quer os professores das Escolas, quer formadores.

Aguardo. E, desde já, um muito obrigada pela vossa partilha
Maria João