A
BETT 2009 está colossal e continua a fascinar os seus visitantes desde os mais pequenos, vindos em excursão acompanhados pelos seus professores, até aos directores de universidades e ministros.
Existem inúmeras soluções e ambientes de aprendizagem baseadas apenas na Internet. Por serem tantas não vou por agora realçar algumas delas, mas caso a Maria João Spilker esteja interessada poderemos apresentar as soluções que procuramos explorar este ano. Algumas destas soluções são muito interactivas e com interfaces simples para criação de soluções audiovisuais.
Se no ano passado os quadros interactivos eram um dos principais destaques, este ano parece mais difícil definir qual a solução que chama mais a atenção.
No entanto os quadros interactivos estão por todo ao lado. Para além de os encontrarmos em stands de fornecedores ou representantes, muitas outras bancas utilizam este tipo de quadros nas demonstrações das aplicações direccionadas para os mais diversos níveis de ensino.
Para além dos quadros interactivos surgem este ano, com grande impacto, soluções parecidas como mesas interactivas ou plasmas com ecrã táctil e aplicações associadas.
Chamo também a atenção para os visualizadores, pequenos equipamentos de mesa com um braço articulado com uma pequena câmara, que ligam-se a um computador ou directamente a um projector para ampliar objectos nas aulas.
Muitos destes produtos comercializados por empresas trazem aplicações para captura de imagens e posterior edição.
O
Lab.eLearning e outros colegas que vieram da FCT ainda têm mais um dia para continuar a explorar stands e recolher informação.
Reforço o convite para escolherem um tema ou stand sobre o qual gostassem de obter mais informações e apresentarem suas sugestões através deste fórum.
Cumprimentos