Sugestões de Tecnologias Educativas

Quais são as melhores ferramentas para um educador?

Quais são as melhores ferramentas para um educador?

by Hugo Domingos -
Number of replies: 0

Como primeira discussão para este fórum sobre Tecnologias Educativas, nada mais pertinente do que discutir com a comunidade sobre as melhores ferramentas computacionais (software, webware ou plataformas) para o apoio ao Ensino.

Obviamente que todos nós usamos diversas ferramentas para diferentes objectivos: pesquisa e arquivo de informação, comunicação, produção de conteúdos, instrumentos de avaliação, etc.

Mas uma questão impõe-se: quais são as melhores ferramentas para um educador?

Jane Hart (http://www.c4lpt.co.uk/jane.html), uma Social Media and Learning advisor com 25 anos de experiência na área, lançou o desafio a vários professores e profissionais da área do Ensino para partilharem as suas opiniões.

O resultado foi publicado no final de 2008 com o título "25 Tools every Learning Professional should have in their Toolbox - and all for FREE!" e cuja apresentação electrónica partilho neste fórum.

bT*xJmx*PTEyMzM5NDE5NTY5NjgmcHQ9MTIzMzk*MTk5ODE1NiZwPTEwMTkxJmQ9Jmc9MiZ*PSZvPWU1OTllMTY1NDEwYTRiNjVhZmM5OWM1ZmRiZWJiMjM1.gif

Consultem os resultados no site da autora em http://www.c4lpt.co.uk/25Tools/index.html

É interessante observar o relevo das ferramentas web 2.0 muito associadas à comunicação e partilha de conhecimento em detrimento de software dedicado à avaliação e para simulação experimental (este último, particularmente útil no Ensino das Ciências).

Igualmente interessante é 24º lugar ocupado pelo Moodle, que reforça a sua posição como um dos LMS mais utilizados e disseminado em escolas, universidades e centros de formação de todo o Mundo.

Com esta informação disponibilizada, gostaria de promover algumas reflexões junto das pessoas da nossa comunidade:

1. Utiliza estas ferramentas ou desconhece-as por completo?

2. Serão estas as 25 melhores ?


Partilhe a sua opinião...