News e-Learning

Web2.0 - Ferramentas úteis para professores e alunos

Web2.0 - Ferramentas úteis para professores e alunos

par Laboratório e.Learning,
Nombre de réponses : 0


O Laboratório de e.Learning criou uma nova versão do documento de apoio "Web2.0 - Ferramentas úteis para professores e alunos" sobre aplicações online para a criação de materiais de apoio, colaboração e multimédia.

O objectivo deste documento é apresentar aplicações online para tarefas educativas, tais como desenvolver um bloco de notas digital, gerir favoritos com anotações pessoais, criar blogs, produzir vídeos de captura de ecrã e utilizar documentos em ambiente colaborativo.

docweb2.png

Download pdf

Vantagens das aplicações online (webwares):

1. São gratuitas (as apresentadas no documento), sendo apenas necessário registar-se como utilizador.

2. São fáceis de utilizar.

3. São acessíveis a partir de qualquer computador com acesso à Internet e não necessitam de instalação de software. Os professores e alunos podem trabalhar nos seus projectos a partir dos computadores da faculdade, dos seus computadores pessoais em casa e até através de Smartphones.

4. São compatíveis como os vários Sistemas Operativos existentes.

5. Disponibilizam código HTML (embed) e hiperligações que são facilmente integrados em recursos e actividades Moodle.


Lançamos o desafio, aos professores e alunos interessados, para explorarem cada aplicação associada às tarefas indicadas no documento. Também os convidamos a apresentarem sugestões de ferramentas úteis para o Ensino, na nossa página Comunidade e-learning.

Iremos apresentar regularmente tutoriais sobre aplicações e sugestões de actividades educativas com recurso a ferramentas computacionais e à Internet.

Contamos com a vossa participação!