Sugestões para o sítio

Seminário de Partilha (histórias de sucesso e insucesso,escolhas)

Seminário de Partilha (histórias de sucesso e insucesso,escolhas)

por Nuno Miguel Cerqueira da Costa -
Número de respostas: 1
Uma das coisas que falta neste curso, e em muitos outros, é a visão. Refiro-me à falta de partilha de informações "gratuita". O aluno durante os anos que passa na faculdade, desde que entra até que sai, tem de fazer um numero colossal de escolhas, escolhas essas, que muitas das vezes são tiros no escuro e que podem ter repercussões nefastas. Já Newton referia que para chegar mais longe teve de subir aos ombros de gigantes - compete-nos evoluir, e para isso em vez da nova geração começar do zero, que possa começar do zero mas com informação que a ajude a fazer escolhas mais conscientes.

Para isso eu proponho 2 protótipos:

1-Fazer um seminário anual obrigatório (ou não-para todos os alunos de biomédica) com veteranos do curso, ex-alunos de Biomédica, professores,etc. Reunir todo este pessoal para uma conversa informal, subjectiva, tal como uma conversa no café sobre a vida e as escolhas de cada um, o que gostaram, o que não gostaram, que valores os levaram a fazer essas escolhas, coisas úteis no dia-a-dia,etc.

2-Outra proposta,seria criar uma cadeira obrigatória sem avaliação, que teria o mesmo efeito da proposta anterior, a cada semana teria pessoas diferentes e convidados a falar da sua vida em biomédica.

Em resposta a 'Nuno Miguel Cerqueira da Costa'

Re: Seminário de Partilha (histórias de sucesso e insucesso,escolhas)

por Dário Rodrigues -
Boas.

Muito boa ideia. O Núcleo de Biomédica tem uma estrutura que permite meter essa ideia em prática com relativa facilidade. Penso que a Comissão Pedagógica também. Sobre eventos de Biomédica anuais temos:
- JORTEC: organizada pela Comissão Pedagógica e NBN
- ENEEB: organizada pelos Núcleos de Biomédica
- "Dia da Biomédica": foi organizado pelo menos 1 vez pelo Departamento. Não sei se está a ser concretizado anualmente ou não.
- outro?

A ideia que propões seria interessante se a frequência fosse mensal. Há já centenas de Engenheiros Biomédicos pelo que me parece fazível.

Independentemente de quem fica responsável por esta ideia (se é que vai mesmo para a frente), o que se tem que fazer é simples:

- Arranjar oradores (por exemplo: pedir ao coordenador do curso sugestões)
- Ir ao CIIDI pedir ajuda (reservar a sala, toalha para a mesa do orador, copos, identificador de mesa para os oradores/membros da mesa, lembrança para o orador, águas, etc).
- Divulgação através do moodle e cartazes. Podem ser impressos na AE se for pelo NBN ou Comissão Pedagógica. Enviar um email para os núcleos das outras faculdades (Grande Lisboa e Setúbal em especial).

Sendo informal acho que o crítico seria:
- reservar a sala e arranjar uma água para o orador
- divulgar no moodle/email para núcleos do país

Cumprimentos,
Dário

Nota: as salas por vezes estão fechadas e precisam de pedir a chave à funcionária que está na entrada do edifício. Convém sempre reservar a sala com uma antecedência de 1 mês e antes do evento garantir que a sala está operacional.