Discussão Geral

Soluções TIUP 2006

Soluções TIUP 2006

de João Silva -
Número de respuestas: 2
 Olá a todos,

 antes de mais, posso participar neste forum? Sou aluno da Univ. de Aveiro :)

 Procurei no google por TIUP 2006 e vim parar aqui! A minha ideia era juntar um repositório com as soluções de todos os problemas da TIUP, para que possamos ver como resolver aqueles problemas mais chatos.

 No entanto, parece-me que alguns dos problemas vão ser usados numa das vossas cadeiras e se calhar não é boa ideia :)

 Quanto à 1ª prova, alguém tem alguma ideia de como resolver o B?

 Já agora, sou o João Silva da equipa aveiro_secreto e participei como JoaoSecreto.

 João

En respuesta a João Silva

Re: Soluções TIUP 2006

de Ricardo Silva -
O problema B era uma problema que envolvia conceitos de Teoria da Informação.

Na altura pensavamos que era necessário verificar se o código dado era uniquely decodable, e não tinhamos a certeza se a condição de que nos lembrávamos (dois de nós tinhamos feito a cadeira de Teoria da Informação desta faculdade, portanto sabiamos um pouco do que se estava a falar ali) para verificar se um código é uniquely decodable era suficiente (é necessária, mas podia não ser suficiente).

Agora, que voltei a ler o problema, reparei que o código dado já era uniquely decodable, portanto o problema resume-se (achamos nós) a calcular a [url=http://en.wikipedia.org/wiki/Information_theory]entropia[/url] do código oferecido e verificar se é maior ou igual à entropia do alfabeto (sem mais informação, considerariamos todos os simbolos com igual probabilidade).

Estará certo ?
En respuesta a João Silva

Re: Soluções TIUP 2006

de João Guerra Martins -
Por falar em andar à procura no google por TIUP - senti falta de um "fórum central" onde se pudesse falar com todo o pessoal de outras universidades, assim estamos limitados aos alunos das nossas próprias universidades.

Seria assim tão díficil? Devem haver alguns fóruns já existentes sobre programação que não se importariam de acolher os participantes da TIUP. Afinal de contas, é para isso que existem.