sábado, 20 de abril de 2024 às 09:44
Site: Moodle @ FCTUNL
Disciplina: FaCTus (FaCTus)
Glossário: Artigos

SVE - Serviço Voluntário Europeu

por Factus FCT - quarta-feira, 18 de outubro de 2006 às 14:42
 
SVE - Serviço Voluntário Europeu
É sabido que a União Europeia subsidia vários programas para promover o intercâmbio entre os seus vários Estados membros, nomeadamente a pensar nos Jovens. Erasmus, Sócrates, Da Vinci são nomes que já ultrapassam a fama dos homens.
Menos conhecido é o SVE Serviço Voluntário Europeu. É uma oportunidade única em que tudo o que é exigido é idade dos 18 aos 25 anos e ser cidadão da União Europeia.
O SVE permite que os jovens portugueses possam estar noutro país com alojamento e alimentação garantida ao mesmo tempo que conhecem outro país e ajudam com o seu trabalho voluntário. Para além disto, a organização que nos recebe ainda nos tem de pagar um extra (diferente consoante a qualidade de vida do país de destino) para as despesas gerais. Mais vantagens? A viagem e o seguro também são pagos!
Existem centenas de organizações dispostas a receber voluntários para fazer as mais diversas tarefas, pelo que é fácil encontrar algum projecto que te encha as medidas.
No site http://europa.eu.int/comm/youth/program/sos/hei/hei_en.cfm podes pesquisar pelos projectos existentes. Os temas são muito variados, desde a Integração Social à Protecção do Património, passando pelo Ambiente e a Luta contra a Droga e Xenofobia. A duração do projecto também pode variar desde as 3 semanas a um ano. Procura e escolhe.
As dificuldades para entrar num projecto são sobretudo burocráticas, por isso é melhor começares a tratar já disso. Existe mesmo a possibilidade de ires para fora da EU (América Latina, por exemplo), mas são processos ainda mais complicados e extremamente demorados. Em qualquer dos casos tens de ter uma organização por trás que te envie, que te vai apoiar e ajudar com a papelada. Mas se não pertences a nenhuma organização, isso também não é problema, facilmente podes ser aceite numa que tenha actividades semelhantes ao teu projecto que escolheste.
   
Por vezes a descrição do projecto é enganadora A organização tem tendência a embelezar as tarefas do voluntário, para os conseguir atrair. E os voluntários por vezes criam expectativas que saem furadas, mas a verdade é que com diálogo e criatividade se pode chegar a um ambiente aprazível para todos. Mas ainda que alguns não tenham tido muita sorte, todos os ex-voluntários são unânimes: Foi uma experiência fantástica, uma oportunidade única agarrada, uma vivência que os fez crescer como pessoas e que lhes permitiu adquirir novos valores e competências.
É algo que nós, FCTenses, devíamos pensar com cuidado que é uma possibilidade para expandirmos os nossos horizontes, conhecermos novas culturas, novas pessoas, de ajudarmos comunidades em sítios diferentes e de trazer estes conhecimentos para cá afinal isto é o intercâmbio.
Acima de tudo há que ter em mente que podem surgir inúmeros obstáculos antes de ir, mas decerto que com insistência e força de vontade podes conseguir.
Mais informações no site: http://europa.eu.int/comm/youth/program/sos/index_en.html
Boas pesquisas e boa viagem!

Link: Página do GAIA sobre o tema