Canário, Rui

Nota curricular

- Professor Associado da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa
-  Vice Presidente da Educa (Associação de Estudos e Publicações da Faculdade de
Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa);
- Presidente do Conselho Científico do ICE (Instituto das Comunidades Educativas);
- Membro do Conselho Científico da escola Superior de Educação de Setúbal;
- Membro do Conselho Científico da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa;
- Responsável científico do Projecto "Escolas Rurais" (ICE/Fundação Van Leer).

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1974)
Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Bordéus II (1987)

Domínio de investigação actual: A educação e o local. Investigador responsável do projecto ESTER (Escolas e territórios), financiado pela Fundação Ciência e Tecnologia.

Domínios de ensino: Formação de adultos e sociologia da educação. Responsável pelo curso de mestrado na área de especialização de Formação de Adultos.

Actividades de ensino, por convite, nas seguintes universidades: Universidade Nova de Lisboa, Universidade Aberta, Universidade do Porto, Universidade de Évora, Universidade dos Açores, Universidade do Estado de S. Paulo (Brasil), Universidades de Estrasburgo e de Rouen (França).


Publicações principais (últimos cinco anos)

Livros:
Escola e exclusão social. (2001 ).Lisboa: IIE/ Educa (com Natália Alves e Clara Rolo)

Educação de adultos: um campo e uma problemática. (1999) Lisboa: Educa.

Centros de Formação das Associações de Escolas: das expectativas às realidades.
(1999). Lisboa: IIE. (com João Barroso)

Desenvolvimento de bibliotecas e formação contínua de professores (1998). Lisboa: Ministério da Educação

Formação e situações de trabalho (1997). Porto: Porto Editora

A parceria professores/pais na construção de uma escola do 1º ciclo (1997). Lisboa: Ministério da Educação (com Clara Rolo e Mariana Alves)

A escola e o espaço local. Políticas e actores (1996). Lisboa: IIE (com Natália Alves, Belmiro Cabrito e Rui Gomes)

Gestão da escola. Como elaborar o plano deformação? (1995) Lisboa: IIE

Capítulos de livros:

Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: entre a "igualdade de oportunidades" e a "luta contra a exclusão". In: Vários (2000). Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Uma construção ecológica da acção educativa. Lisboa: IIE (com Natália Alves e Clara Rolo )


A escola, a crise do mundo urbano e a questão social (1999) In: Construir uma escola inclusiva. Porto: Fundação Para o desenvolvimento do Vale de Campanhã, 101-116.

O professor entre a reforma e a inovação (1999). In: Bicudo, M.A. e Alves, C. (Orgs.). Formação do educador e avaliação educacional. Organização da escola e do trabalho pedagógico. S. Paulo: Unesp, 271-289.

The Portuguese case (1999). In: Lindlab, S. e Popkewitz, Th. (Eds.). Educational
governance and social integration and exclusion. national cases of educational systems and recent reforms. Uppsalla University, 143-170

A escola, o local e a construção de redes de inovação (1996). In: Campos, B. (Org.). Investigação e inovação para a qualidade das escolas. Lisboa: IIE, 31-58

Os estudos sobre a escola: problemas e perspectivas (1996). In: Barroso, I. (Org.). O estudo da escola. Porto: Porto Editora, 121-149


Artigos:
A escola no mundo rural. Contributos para a construção de um objecto de estudo
(2000). Educação Sociedade e Culturas, 14, 121-139

Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. A escola face à exclusão social (2000). Revista de Educação, XI, 1, 125-135

Enseignants au Portugal: formation continue et enjeux identitaires (1999). Education et Sociétés, 4, 131-142 ( com José Alberto Correia)

A escola: o lugar onde os professores aprendem (1998). Psicologia da Educação, 6,9-27

Formación y cambio: la experiencia portuguesa de los "Centros de Formacion de
Associaciones de Escuelas" (1997). Professorado, 1 (1),87-97

Portugal: I'école à la recherche du temps perdu (1997). Revue lnternationale
d'Education, 15,99-113

Ecoles Professionnelles au Portugal: une expérience de partenariat (1997). Education Permanente, 131, 151-159 (com M. B. Canário)

Un projet pour les école isolées (1996). Revue lnternationale d'Education, 1°, 111-120

Pertinência para o Projecto

Trabalho, conceptual e de investigação, desenvolvido no âmbito da Educação de Adultos.

Crítica do conceito de «Aprendizagem ao Longo da Vida»

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