Lima, Licínio

Notas curriculares:

Percurso académico

  • 1981 - Licenciatura em Ensino de Português-Inglês
  • 1985 - Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (Organização e Administração Escolar)
  • 1991 - Doutoramento em Educação, na especialidade de Organização e Administração Escolar
  • 1997 - Agregação em Sociologia da Educação e Administração Educacional

Percurso profissional

Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional - Universidade do Minho

  • 1981/85 - Assistente Estagiário
  • 1985/91 - Assistente
  • 1991/93 - Professor Auxiliar
  • 1993/98 - Professor Associado
  • 1998/ - Professor Catedrático

Principais interesses de investigação:

  • Sociologia das Organizações Educativas (escolares e não escolares)
  • Administração Educacional (democracia, participação e autonomia)
  • Políticas Educativas (gestão das escolas, ensino superior, educação para a democracia)
  • Educação de Adultos (associativismo, desenvolvimento comunitário, investigação participativa)

 

Pubicações:

Livros

  • LIMA, L. C. & ERASMIE, T. Inquérito às Associações do Distrito de Braga. Braga, Universidade do Minho, Unidade de Educação de Adultos, 1982, 157 pp.
  • LIMA, L. C. Metodologia Numa Equipa de Trabalho de Campo - Uma Perspectiva Educacional. Braga, Universidade do Minho, Unidade de Educação de Adultos, 1982, 43 pp.
  • LIMA, L. C. & LIMA, N. M. Ciência e Sociedade. Uma Introdução ao Estudo das suas Relações. Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu, 1984, 67 pp. (esgotado).
  • LIMA, L. C. Inquérito às Autarquias Locais do Distrito de Braga Uma Perspectiva Sócio-educacional. Braga, Universidade do Minho, Unidade de Educação de Adultos, 1984, 295 pp.
  • LIMA, L. C. Associações Para o Desenvolvimento no Alto Minho. Viana do Castelo, Centro Cultural do Alto Minho, 1986, 97 pp. (esgotado).
  • LIMA, L. C. O Conselho de Turma Um Exercício de Simulação. Braga, Cadernos de Administração Escolar, Área de Análise Social e Organizacional da Educação da Universidade do Minho, 1986, 53 pp. (esgotado).
  • LIMA, L. C. Gestão das Escolas Secundárias A Participação dos Alunos. Lisboa, Livros Horizonte, 1988, 183 pp.
  • LIMA, L. C. (Coord.), ESTÊVÃO, M. L., MATOS, L., MELO, A., MENDONÇA, M. A. Reorganização do Subsistema de Educação de Adultos. Ministério da Educação/Comissão de Reforma do Sistema Educativo. Documentos Preparatórios III,Lisboa, Gabinete de Estudos e Planeamento, 1988, 373 pp.
  • ERASMIE, T. & LIMA, L. C. Investigação e Projectos de Desenvolvimento em Educação. Uma Introdução. Braga, Universidade do Minho, Unidade de Educação de Adultos, 1989, 300 pp. (esgotado).
  • LIMA, L. C. (Org.), ERASMIE, T., CANN, R. J., SCHLÖSSER, H., SANTOS SILVA, A. Projecto Viana (1983-1988) - Um Ensaio de Investigação Participativa. Braga, Universidade do Minho, Unidade de Educação de Adultos, 1990, 140 pp.
  • LIMA, L. C. A Escola como Organização e a Participação na Organização Escolar. Um Estudo da Escola Secundária em Portugal (1974 - 1988). Braga, Universidade do Minho, Instituto de Educação, 1992, 575 pp. (esgotado). 2ª edição, seguida do ensaio "Para uma Análise Multifocalizada dos Modelos Organizacionais de Escola Pública". Braga, Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia, 1998, 604 pp.
  • LIMA, L. C. (Org.) et al. Educação de Adultos. Forum I. Braga, Universidade do Minho, Unidade de Educação de Adultos, 1994 (com colaborações de Alberto Melo, Almerindo Janela Afonso, Amélia Vitória Sancho, António Joaquim Esteves, António Simões, Justino Pereira de Magalhães e Licínio C. Lima), 201 pp.
  • LIMA, L. C. Construindo Modelos de Gestão Escolar. Lisboa, Instituto de Inovação Educacional, 1996, 32 pp. (1ª reimpressão em Dezembro de 1999). Também editado em http://www.iie.min-edu.pt/biblioteca/ccoge04/index.htm(Biblioteca Digital do IIE).
  • LIMA, L. C. (Dir.) Por Favor, Elejam a B. O Associativismo Estudantil na Escola Secundária. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1998 (com colaborações de Almerindo Afonso, Carlos Gomes, Carlos Estêvão, Ivo Domingues, José Palhares, Leonor Torres, Licínio C. Lima, Virgínio Sá), 222 pp.
  • LIMA, L. C., AFONSO, A. J., ESTÊVÃO, C. V. Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos. Estudo para a Construção de um Modelo Institucional. Braga, Universidade do Minho, Unidade de Educação de Adultos, 1999, 84 pp.
  • LIMA, L. C. Organização Escolar e Democracia Radical. Paulo Freire e a Governação Democrática da Escola Pública. São Paulo, Cortez Editora / Instituto Paulo Freire, 2000, 115 pp.
  • LIMA, L. C. (Org.). Educação de Adultos. Forum II. Braga, Universidade do Minho, Unidade de Educação de Adultos, 2000 (com colaborações de Alberto Melo, Amélia Vitória Sancho, Licínio C. Lima, Luís Rothes, Olívia Santos Silva, Paula Guimarães, Peter Jarvis, Theo Jansen), 255 pp.
  • LIMA, L. C. A Escola como Organização Educativa. Uma Abordagem Sociológica. São Paulo, Cortez Editora, 2001, 189 pp.
  • LIMA, L. C. & AFONSO, A. J. Reformas da Educação Pública. Democratização, Modernização, Neoliberalismo. Porto, Afrontamento, 2002, 140 pp.

Capítulos em livros

  • LIMA, L. C. "Modelos de Organização das Escolas Básica e Secundária. Para uma Direcção Democrática e uma Gestão Profissional", in Ministério da Educação/Comissão de Reforma do Sistema Educativo. A Gestão do Sistema Escolar (Seminário). Lisboa, Gabinete de Estudos e Planeamento, 1988, pp. 149-195.
  • FORMOSINHO, J., FERNANDES, A. S., LIMA, L. C. "Princípios Gerais da Direcção e Gestão das Escolas", in Ministério da Educação/Comissão de Reforma do Sistema Educativo. Documentos Preparatórios II. Lisboa, Gabinete de Estudos e Planeamento, 1988, 1ª/2ª ed., pp. 141-170.
  • FORMOSINHO, J., FERNANDES, A. S., LIMA, L. C. "Ordenamento Jurídico da Direcção e Gestão das Escolas", in Ministério da Educação/Comissão de Reforma do Sistema Educativo. Documentos Preparatórios II. Lisboa, Gabinete de Estudos e Planeamento, 1988, 1ª/2ª ed., pp. 173-236.
  • LIMA, L. C. "Portugal", in Peter Jarvis (Ed.). Perspectives on Adult Education and Training in Europe. Leicester, National Institute of Adult Continuing Education (England and Wales), 1992, pp. 178 - 189.
  • LIMA, L. C. "Construindo um Objecto: Para uma Análise Crítica da Investigação Portuguesa sobre a Escola", in João Barroso (Org.). O Estudo da Escola. Porto, Porto Editora, 1996, pp. 15-39.
  • LIMA, L. C. "O Paradigma da Educação Contábil: Políticas Educativas e Perspectivas Gerencialistas no Ensino Superior em Portugal", in Valdemar Sguissardi & João dos Reis Silva Jr (Orgs.). Políticas Públicas para a Educação Superior. Piracicaba - São Paulo, Editora UNIMEP, 1997, pp. 23-62. Versão reduzida publicada com o título "Universidade Portuguesa: Notas sobre a crise institucional", in Marília Costa Morosini (Org.). Mercosul/Mercosur. Políticas e Ações Universitárias. Campinas, Autores Associados, 1998, pp. 65-76.
  • LIMA, L. C. A Administração do Sistema Educativo e das Escolas (1986/1996), in Ministério da Educação. A Evolução do Sistema Educativo e o PRODEP. Estudos Temáticos, Vol. I. Lisboa, Departamento de Avaliação, Prospectiva e Planeamento do Ministério da Educação, 1998, pp. 15-96.
  • LIMA, L. C. "Administração Escolar em Portugal: Da revolução, da reforma e das decisões políticas pós-reformistas", in Afrânio Mendes Catani & Romualdo Portela de Oliveira (Orgs.). Reformas Educacionais em Portugal e no Brasil. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2000, pp. 41-76.

Artigos

  • LIMA, L. C. "As Associações como Instâncias Educativas Promotoras de Desenvolvimento", in Gil Vicente (Guimarães) nº 12, Vol. II (1982), pp. 357-364.
  • LIMA, L. C. "Dos Liceus às Escolas Secundárias Constantes e Inovações de Percurso", in Tellus (Vila Real), 1984, pp. 45-65.
  • LIMA. L. C. "A Contribuição da França para a Configuração do Moderno Ensino Secundário", in Pires, E. L., Fernandes, A. S., Lima, L. C., Noções de Sociologia da Educação. Braga, Secretaria de Estado da Educação e da Administração Escolar e Universidade do Minho, 1983, fasc. dois, pp. 37-45.
  • LIMA, L. C. "Notas sobre o Ensino Secundário em Inglaterra", in Pires, E. L., Fernandes, A. S., Lima, L. C., Noções de Sociologia da Educação. Braga, Secretaria de Estado da Educação e da Administração Escolar e Universidade do Minho, 1983, fasc. dois, pp. 47-54.
  • ERASMIE, T., LIMA, L. C., PEREIRA, L. C. "Adult Education and Community Development: Experiences From Programs in Northern Portugal", in Convergence (Toronto) Vol. XVII, 4 (1984), pp. 17-26. Também publicado pela Universidade de Linköping, Suécia, em 1985, 17 pp.; publicado em versão condensada pelo European Bureau of Adult Education (Newsletter, 2 [1986], pp. 21-23, Amersfoort, Netherlands); inserido em Education and Work in Modern Society, World Association for Educational Research, Proceedings of the 9th International Congress, Madrid, July 8-12, 1985. Madrid, 1986, pp. 646-652.
  • LIMA, L. C. "Projectos de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Culturais", in Mealibra (Viana do Castelo), nos 3/4 (1985), pp. 13-21.
  • VALLGÄRDA, H. & LIMA, L. C. "As Escolas Superiores Populares e a Educação de Adultos", in O Jornal da Educação (Lisboa), nº 85 (1985), pp. 26 - 27.
  • LIMA, L. C. "Unidade de Educação de Adultos: formação, investigação e desenvolvimento", in Forum (Braga), nº1 (1987), pp. 43-57. Também disponível em: http://www.bpb.uminho.pt/documentos/forum/1/mostra.asp?pag=43
  • LIMA, L. C. "Organização e Administração de Projectos de Investigação e Desenvolvimento em Educação de Adultos", in Forum (Braga), nº 2 (1987), pp. 37-56. Também disponível em: http://www.bpb.uminho.pt/documentos/forum/2/mostra.asp?pag=37
  • LIMA, L. C. "Intervenção e participação autárquica na educação", in Cadernos Municipais (Lisboa), nº 44 (1987), pp. 15-18.
  • VIEIRA DE CASTRO, R. & LIMA, L. C. "Insucesso e Selecção Social na Disciplina de Português: o(s) discurso(s) dos professores uma abordagem interdisciplinar", in Psicologia (Porto), V, nº 3 (1987), pp. 299-310.
  • LIMA, L. C. "Organization, Participation and Project Development: The work with popular associations in Northern Portugal", in Vários, Adult Education, Minorities and Disadvantaged Areas. Final Report. Faro, Instituto Politécnico, 1987, pp. 328-336
  • LIMA, L. C. "Inovação e Mudança em Educação de Adultos. Aspectos Organizacionais e de Política Educativa", in Forum (Braga), nº 4 (1988), pp. 57-73.
  • LIMA, L. C. "A Reorganização e a Administração da Educação de Adultos nos Trabalhos da Reforma Educativa", in Revista Portuguesa de Educação (Braga), nº 3 (1988), pp. 69-86.
  • LIMA, L. C. & SANCHO, A. V. "Formação de Dirigentes e Animadores Associativos. Dados preliminares de um inquérito realizado no concelho de Braga", in Forum (Braga), nº 3 (1988), pp. 50-60. Também disponível em: http://www.bpb.uminho.pt/documentos/forum/3/mostra.asp?pag=50
  • LIMA, L. C. "A Educação de Adultos Face ao Destinatário, ao Cliente e ao Cidadão", in Presença (Braga), nº 3 (1989), pp. 6-8.
  • LIMA, L. C. & SANCHO, A. V. "Elementos de Análise Sócio-Organizacional das Associações Locais. A partir de um inquérito piloto realizado no concelho de Braga", in Forum (Braga), nº 5 (1989), pp. 77-89.
  • LIMA, L. C. "Ano Internacional da Alfabetização, 1990. Analfabetismo Funcional e Pós-Alfabetização", in Forum (Braga), nº 8 (1990), pp. 133-138.
  • LIMA, L. C. & AFONSO, A. J. "Participação Discente e Socialização Normativa: Na Perspectiva de uma Sociologia das Organizações Educativas", in Aprender (Portalegre), nº 11 (1990), pp. 29-37.
  • LIMA, L. C. "Sociologia das Organizações Educativas e da Administração Educacional", in O Professor (Lisboa), nº 22 (Novembro, 1991), Dossier Sociologia da Educação em Portugal, pp. 58 - 62.
  • LIMA, L. C. "Planos, Estruturas e Regras Organizacionais: Problemas de Focalização no Estudo da Escola como Organização", in Revista Portuguesa de Educação (Braga), nº 2 (1991), pp. 1-20.
  • LIMA, L. C. "O Ensino e a Investigação em Administração Educacional em Portugal: Situação e Perspectivas", in Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Actas do I Congresso, Porto, 1991, pp. 91-117.
  • LIMA, L. C. "Produção e Reprodução de Regras: Normativismo e Infidelidade Normativa na Organização Escolar", in Inovação (Lisboa, Revista do Instituto de Inovação Educacional), Vol. 4, nº 2/3 (1991), pp. 141-153.
  • LIMA, L. C., GOMES, C. A., AFONSO, A. J. "A Sociologia da Educação na Formação de Educadores/Professores (1975-1991): Evolução do Programa da Disciplina, Situação Actual e Perspectivas em Desenvolvimento", in Vários, O Ensino da Sociologia da Educação, Conteúdos e Processos. Coimbra, Secções de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia e da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 1991, pp. 15-23.
  • LIMA, L. C. (Ed.) "Organizações Educativas e Administração Educacional em Editorial", in

» Autores relevantes