Pequeno Dicionário de Sociologia da Educação
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F |
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G |
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GeraçãoEm sentido mais amplo, uma geração
é um conjunto de indivíduos nascidos aproximadamente na mesma época e no mesmo
contexto social e cultural, tais como os que nasceram durante a Guerra Colonial
ou nos anos zero deste século (são conhecidas expressões como “a
geração rasca” ou “os millenials”). Segundo a definição de K. Mannheim: “Os indivíduos que pertencem à mesma geração, e
partilham o mesmo ano de nascimento, são colocados, em razão disto, numa mesma
dimensão histórica do processo social”. A diferença entre
gerações é considerada frequentemente um fator importante de mudança social.
Hoje fala-se muito de “justiça inter-geracional”, ou
seja da possibilidade de considerar que responsabilidades e direitos concernem
não apenas as relações entre contemporâneos mas também entre gerações
diferentes. | |
M |
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Macro / MicroTeorias Macro-sociológicas: abordagens que a) valorizam aspetos supra-individuais, como estruturas, instituições e organizações sociais e b) tendem (também, mas não necessariamente) a produzir teorias gerais sobre o funcionamento da vida social. Teorias Micro-sociológicas: abordagens que a) privilegiam analises e interpretações de fenómenos concretos e determinados, b) dão maior relevância às ações dos indivíduos e às suas interações e c) também tendem (mas não necessariamente) evitar generalizações. Com frequência, refere-se uma oposição em boa parte análoga entre Estrutura (que corresponde ao nível "macro") e Ação (correspondente ao nível "micro"). Na história da Sociologia da Educação - e talvez das ciências sociais em geral - é possível notar uma certa predominância de abordagens macro até à primeira metade dos anos ‘70, a que se seguiu uma manifesta preferência para abordagens micro que continua até hoje. | |
S |
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SocializaçãoTodos os processos através dos quais realiza-se a construção do indivíduo enquanto elemento de um agregado social e cultural. Podem ser formais e intencionais, ou seja, atividades criadas com uma precisa intenção de educar. Ou informais e não-intencionais: atividades que, tendo outras finalidades - como o jogo, o entretenimento ou a informação - acabam por ter efeitos educativos (por imitação, competição ou censura). A educação, especialmente a educação em contexto escolar, é um processo de socialização altamente formalizado. Os grupos de amigos ou as redes sociais são exemplos de ambientes de socialização informais. A socialização primária visa o estabelecimento dos elementos básicos da personalidade e dos comportamentos sociais, e acontece geralmente em âmbito familiar. A socialização secundária desenvolve os papeis sociais e as atitudes do indivíduo de forma a corresponder ao que se consideram ser as exigências e as expectativas do ambiente social circundante. Esta acontece fora do ambiente familiar: na época moderna, sobretudo em instituições de tipo escolar mas também em contextos informais. | |
StatusA
posição que um indivíduo ocupa na sociedade, o lugar ocupado por um
indivíduo numa rede de
relações. Ter um determinado Status implica geralmente gozar de certos
privilégios e possuir certas obrigações. O Status corresponde ao
Prestígio, que por sua vez está relacionado a alguma forma de
propriedade, riqueza, poder ou influência. Não é difícil, com algum exercício de reflexão, individuar alguns dos "símbolos de Status" mais evidentes, tais como vestir roupa de marca ou possuir carros de marcas prestigiadas e telemóveis caros. Mas há também elementos talvez menos "visíveis", como a forma de falar e a postura do corpo, que também estão associados ao facto de possuir ou não um Status privilegiado. | |