Cresce na F.C.T., uma ligação ao futuro...

por Factus FCT - quinta-feira, 9 de novembro de 2006 às 13:40
 
Estão possivelmente a pensar ter filhos durante o decurso da vossa vida, certo? Já pensaram que os vossos filhos vão ser o vosso legado neste mundo? Mas e o que aconteceria se devido a algum acidente ou realmente quisessem, se vissem pais durante o tempo em que estão aqui na F.C.T., quais eram as vossas hipóteses?
Foi com base nestas ideias, que quisemos descobrir quais seriam as hipóteses de um estudante, para tal fomos ao sitio certo para resolver a questão, fomos à creche (Centro de Educação Pré-escolar) na F.C.T., localizada ao lado da casa das folhas, é uma construção que embora tenha por base o pré-fabricado, foi erguida a pensar e com o fim especifico de alojar um local onde a segurança tem de reinar suprema.
O projecto deste Centro teve inicio em 1998 e partiu de uma ideia antiga do na altura director da F.C.T., o Prof. Doutor Leopoldo Guimarães, que contou com a colaboração de duas funcionárias Carla Claro e Marina Marques para encetar um estabelecimento ainda que provisório, que foi considerado por muitos pioneiro pelas suas características. No entanto sem o apoio da Direcção da Faculdade e da Reitoria da Universidade Nova não seria possível criar a creche a pensar nas necessidades de docentes, funcionários e também dos alunos.
A creche em funcionamento já há 6 anos, tem tido uma história de sucesso, cujos resultados ultrapassaram as expectativas, considerada como uma creche piloto por parte da Segurança Social, por cumprir todas as regras, é um local onde as crianças têm todas as oportunidades de serem cuidadas, de se divertirem e de aprender em segurança e num ambiente familiar e acolhedor.
Cresce FCT
Por ano o número de vagas na creche para filhos de alunos é 25%, o que faz algum sentido, tendo em conta que normalmente não é por parte dos alunos que há a maior procura, no entanto de ano para ano a procura por parte dos alunos têm vindo a aumentar.
Um dos motivos que foi nos indicado pela Dra. Carla Marques, por parte da administração da creche para a baixa procura por parte dos alunos, é que os estudantes que têm filhos, talvez prefiram deixar os mesmos com os avós do que trazê-los para a faculdade.
Os principais motivos que foram apresentados como favoráveis a deixar os filhos na creche da F.C.T. são: a confiança que inspira, a proximidade pais-filhos, o facto de se saber o que se passa, de ser um ambiente familiar, transparente, e o preço, já que o calculo da mensalidade é efectuado tendo em conta os rendimentos familiares, o que no caso de estudantes, pode ser uma grande ajuda.
Cresce FCT
Na opinião da Liliana Coelho, uma das educadoras, os motivos que os pais teriam para deixar os filhos na creche são, por exemplo, boas educadoras (risos), maior proximidade com os filhos, será possivelmente mais fácil deixar os filhos na F.C.T. do que na área de residência, um ambiente mais familiar, o facto de as educadores e auxiliares terem todas formação especifica na área, o cumprimento das regras impostas, comprovadas por inspecções periódicas, a adequação das actividades e equipamentos à realidade de cada criança, entre outros.
Perguntamos também se haveria ideias de expandir a actual creche, e foi-nos indicado, que o actual Reitor da U.N.L., o Prof. Doutor Leopoldo Guimarães, tal como quando era director da F.C.T., continua a dar o seu total apoio e o da Reitoria à creche, bem com o apoio incondicional por parte da Direcção, e a insistência da Administração em levar este projecto mais além, por isso já existem vários estudos de arquitectura feitos para as novas Instalações, alguns com os pedidos de aprovação feitos nas entidades oficias que regulam este tipo de estabelecimentos. O espaço foi cedido pela Reitoria, faltando apenas verbas para a realização das obras. Com estas obras, seria até possível expandir o actual quadro de actividades da creche, para incluir também A.T.L., ou seja um espaço que na opinião de educadoras e inspectores já tem todas as condições, vai ficar ainda melhor.
Pedimos autorização a pais e educadores, e fomos assistir a uma tarde relativamente especial na creche, com a participação do Mad Melga, da Mad Science, um programa que tenta fomentar o interesse pelas ciências às crianças mais novas, antes deste evento, tivemos oportunidade de falar um pouco mais com a Liliana Coelho, perguntamos-lhe como é trabalhar com crianças, e obtivemos a resposta que se esperava, trabalhar com crianças é uma experiência gratificante, já que as crianças são muito mais livres de pensar, sentir e também muito mais sinceras, coisas muito raras de encontrar num adulto, é claro que foi referido que por vezes é preciso uma dose extra de paciência e gosto pelo que se faz, mas que em compensação, quando se entra de manhã na creche, os problemas dissolvem-se á porta, e que deu para sentir saudades durante as férias da Páscoa.
Cresce FCT
Perguntamos também como é um dia normal destas crianças, e ficamos a saber que os dias apesar de terem um projecto, são feitos mais com base no que as crianças sentem, por exemplo, se for um dia em que seja necessário falar sobre um tema, porque houve uma noticia que fez as crianças perguntar sobre esse assunto, fala-se sobre esse tema, obtêm-se assim dias flexíveis, em que se tenta manter um equilíbrio entre divertimento e a aprendizagem.
No âmbito da apresentação Mad Science que teve como tema a electricidade, vimos uma actividade alegre, divertida, que fomenta a vontade de conhecer das crianças e que teve também um excelente recepção por parte das mesmas.
Aproveitamos a ocasião e entrevistámos o André, a Daniela e a Joana, três crianças do grupo do jardim de infância, perguntamos a todos se gostavam de estar na creche e a resposta foi um sim bastante sorridente, quando perguntamos o que queriam ser quando fossem grandes já obtivemos respostas diferentes, temos futuramente uma pintora, uma ginasta e um professor. Sobre o que gostam mais de fazer na creche, fora o omnipresente brincar, descobrimos que gostam de desenhar, representar e usar o computador, gostam também de todas as educadoras, sem excepção.
Cresce FCT
Pelo pouco que passamos da tarde na creche, deu para perceber que caso haja uma situação para alunos em que esteja em causa deixar os estudos por causa de uma criança, a creche da F.C.T. é uma opção mesmo muito viável, e uma oportunidade de continuar os estudos e ao mesmo tempo não prescindir da alegria de ser pai ou mãe.
 Cresce FCT

Nota: Este artigo foi elaborado com a colaboração da Administração do CEPE, da Educadora da Sala de Jardim de Infância , "Mad Melga" do programa Mad Science, das restantes funcionárias da Creche, dos Pais, que possibilitaram ser possível tirar fotos às crianças e principalmente das crianças que nos deixaram participar de um pouco do seu mundo.