Mudança de Visual da FCT

por Factus FCT - segunda-feira, 20 de novembro de 2006 às 19:12
 
Já deves ter reparado que a Faculdade tem, desde o inicio do Verão passado, algumas esculturas que vieram embelezar os jardins e pátios do nosso Campus, esculturas essas fruto de um Workshop que decorreu entre 15 e 30 de Junho de 2006.

Aquando da decoração da nova Biblioteca, o Conselho Directivo da Faculdade pediu ao escultor Víctor Ribeiro par elaborar uma peça. Da sua imaginação nasceu a Arvore do Conhecimento, apresentada aqui numa foto parcial.  
Arvore do Conhecimento
Encantado com o resultado, o Conselho Directivo pediu a Víctor Ribeiro, José Pé Curto e Rui Matos que realizassem o já referido Workshop. Nasceram assim as três esculturas. No mapa seguinte mostra-se a localização das mesmas pelo Campus.  
Mapa Esculturas
Peso e Equilíbrio, da autoria de Rui Matos, pretende interferir com a sensação de peso e equilíbrio que o espectador tem como estabelecidas. Um dos blocos transforma-se em dois, dando a sustentabilidade física real da escultura, mas aparentando a impossibilidade de um equilíbrio. Na superfície da escultura jogam-se outros valores, nomeadamente o seu afundamento ou empolamento deixa aparecer fendas ou transforma pequenos volumes de pedra em objectos que, embora sejam do mesmo material, aparecem soltos e colados à superfície.
Peso e Equilibrio

Figura Cindida com Ave, de José Pé-Curto, enquadra-se no percurso pedonal onde foi colocada. Consiste numa figura feminina cortada em duas partes que se afastam, que vem acentuar o eixo do percurso pedonal. Sobre a mesma pousa uma ave, quebrando assim a simetria da figura e da sua envolvente.
Figura Cindida com Ave

Víctor Ribeiro criou pontos de Vista, que é um conjunto composto por três elementos dispostos de forma triangular. A árvore, o elemento central, encontra-se morta sobre uma base. A cadeira e a escada destinam-se ao observador e permitem fruir de dois pontos de vista da peça central. A árvore, único elemento orgânico, está sob observação (objecto de estudo). A cadeira representa as cadeiras dos cursos e a escada a ascensão no curso.  
Pontos de Vista

Esta iniciativa contou também com a participação de Mário Sousa, fotógrafo e funcionário da Faculdade. Durante o Workshop, Mário Sousa elaborou um diário fotográfico que pode ser consultado em http://eventos.fct.unl.pt/escultura Site. No site pode ser também consultado o currículo de cada um dos escultores. São da autoria de Mário Sousa também as fotos aqui apresentadas de cada uma das esculturas.