FAQ - Perguntas Frequentes

[página em constante actualização - versão de 2020.04.17 - 6 questões]

versão textual / versão glossário (em breve)

Nesta página vamos apresentar as perguntas mais frequentes dos docentes da FCT, com especial atenção às que respeitam o ZOOM, o MOODLE e o e-Learning, e nos foram apresentadas nesta fase de contingência provocada pela CoViD-19.


[índice de perguntas]

Vídeo-conferência

Moodle@FCT


[respostas]

Estão disponíveis tutoriais para as vídeo-conferências (VC) via Zoom?

Sim, estão. São disponibilizados pela FCCN e pela empresa ZOOM. Poderão encontrar os respectivos links mais abaixo nesta página,

Tutoriais e Documentação Colibri Zoom

Caso se venha a verificar a necessidade de complementar a informação aí contida, consideraremos a produção própria desses conteúdos.


É necessário definir uma sessão Zoom como "recorrente" para estar sempre activa?

Sim, é necessário. A definição de "recorrente" na sessão, permite que a sessão esteja sempre activa, podendo entrar sem dia e hora marcada.

Não obstante, o limite de duração é diferente dependendo do tipo de conta Zoom. A conta "Básica" apenas permite sessões com duração máxima de 40 minutos. Com a conta PRO, é possível definir sessões com mais de 40 minutos de duração, seja como "recorrente", seja com horário definido (ex.: 23/04/2020 - 11:30 às 13:30).


É possível ver a imagem da câmara de todos os alunos durante uma aula através do Zoom? Os recursos de rede são suficientes?

Sim, é possível. Eventualmente doseando para não sobrecarregar nem a rede nem os nossos computadores, é de ter momentos com os alunos com a câmara ligada.

Para podermos ver todos, colocar em modo de "Galeria", no canto superior direito do ambiente Zoom - o sistema organiza-os até um máximo de 20 por ecrã, ou sejam 4 linhas de 5 colunas. Se houver mais ele mostra nas bordas uma seta e diz quantos ecrãs há: por exemplo, para os 60, "> 1/3", estaremos no primeiro de três ecrãs...

Se os recursos são suficientes? Pode-se sempre testar empiricamente porque cada sessão é um caso (sobrecarga ocasional da rede, dos computadores e da ligação wifi e à Internet de cada um) mas é possível olhar para dois cenários em que activam a câmara:

      • individualmente sempre que falam, para podermos aproveitar da linguagem gestual e expressão facial; depois desligam (ou são desligados ;-)
      • em grupo:
        • para aferir da compreensão, pedir para ligarem todos e pedir para levantarem o braço quem percebeu tudo (eventualmente pedindo depois a um ou dois para explicarem por palavras suas, que levantar o braço não é difícil...) ***
        • para "foto de família" antes de saírem: é bom para a assinalar a presença e frequência; partilhar a foto resultante (capturar o ecrã e guardar) é forte na criação de laços de proximidade com os alunos e com esta forma de dar aulas

nota *** Notem que o uso a uma actividade de Questionário ou Feedback ou até de Referendo/Choice permite aferir a compreensão de forma muito mais sistemática (e até compreensiva)


Como posso bloquear o chat do Zoom?

Ao entrar na sessão Zoom, é necessário colocar visível o chat, clicando no ícone "Bate-papo", no menu principal (parte de baixo da janela da sessão).

Com o chat aberto do lado direito da janela, clicar nos três pontos localizados junto do botão "Arquivo" e escolher a opção "Ninguém", ficando assim os participantes impedidos de utilizarem o chat.


Num teste Moodle, é possível definir apenas uma tentativa de resposta por pergunta, sem possibilidade de regressar à pergunta depois de responder?

Sim é possível. Nas configurações do teste, aceder ao secção "Estrutura" e clicar em "Mostrar mais", selecionando o Método de navegação Sequencial, no menu.

-

Desta forma, não poderá ver as respostas anteriores, nem as seguintes.

 


Como posso fazer uma sessão Zoom segura?

A mais recente actualização do Zoom (Versão:4.6.11 (20561.0413) permite definir algumas características que tornam a sessão de vídeo-conferência mais segura. 

Níveis de Segurança (sugestões)

Nível
Aberto
Nível
Intermédio
Nível
Fechado
Chat 
Chat privado
Anotações
Sala de espera

Partilha de tela
Remoção de participantes
Microfone activo

1. Na Aplicação (com a sessão a decorrer)

No botão "Segurança", irá abrir um menu onde é possível:

  • Bloquear Reunião: activando este ponto, faz com que mais nenhum participante entre na sessão.
  • Habilitar sala de espera: permite que o Professor coloque um participante em sala de espera.
  • Compartilhar tela: activa ou desactiva a possibilidade de os participantes (alunos) partilharem a tela do próprio computador.
  • Bater papo: activa ou desactiva o chat da sessão.
  • Renomear-se: activa ou desactiva a possibilidade de cada participante mudar o nome mostrado na lista de participantes da sessão.

No botão "Participantes", irá abrir uma barra lateral (direita), onde está disponível o botão "Mais" onde é possível marcar/desmarcar os seguintes pontos:

  • Desativar o som dos participantes ao entrar: esta opção diminui o ruído de fundo, por exemplo quando entram participantes com o microfone ativo
  • Permitir que os participantes ativem seu próprio som
  • Reproduzir som de entrada/saída
  • Permitir que os participantes se renomeiem
  • Bloquear Reuniãoactivando este ponto, faz com que mais nenhum participante entre na sessão.
  • Abaixar todas as mãos (quando aplicável
  • Habitilizar sala de esperapermite que o Professor coloque um participante em sala de espera.
Na seta junto ao botão "Compartilhar tela", escolher "Opções de Compartilhamento Avançadas..." onde é possível definir:
  • Quantos participantes podem compartilhar ao mesmo tempo?
    • Somente um participante pode compartilhar por vez
    • Vários participantes podem compartilhar simultaneamente
  • Quem pode compartilhar?
    • Somente o Anfitreão
    • Todos os Participantes
  • Quem pode começar a compartilhar quando alguém está compartilhando?
    • Somente o Anfitreão
    • Todos os Participantes

2. No Perfil Pessoal (em https://zoom.us/ com o login feito) 

Com o login feito, aceder ao "Perfil" e escolher no menu do lado esquerdo o separador "Configurações" é possível:

  • Bate-papo privado: desativando este ponto, impede que os participantes enviem mensagens através do chat, de forma individual.
  • Anotação: desativando este ponto, impede que os utilizadores utilizem ferramentas de anotação para acrescentar notas à partilha de ecrã do professor.
  • Permitir que os participantes removidos reingressem: desativando este ponto, impede que participantes que sejam removidos da sessão pelo professor, voltem a entrar.
  • Somente usuários autenticados podem ingressar em reuniões: os participantes precisam estar autenticados antes de ingressarem nas reuniões (pedir aos alunos se autenticarem no Zoom com as credenciais FCT)
Last modified: terça, 21 abril 2020, 10:06