Fórum: Ideias, documentos e questões sobre F no 11.º ano

Troca de opiniões e ideias sobre estratégias pedagógicas

Troca de opiniões e ideias sobre estratégias pedagógicas

por Graça Santos -
Número de respostas: 3

Sugerimos alguns links com actividades para a sala de aula (em Inglês) e lançamos um grande DESAFIO: vamos criar um espaço em Português com a indicação de sugestões e o relato de experiências efectuadas a nível do ensino da física e da química nas nossas salas de aula!

 

Gostaríamos de ter comentários sobre esta nossa ideia. Vamos por todos mão à obra?

 

 

http://www97.intel.com/odyssey/teacher.aspx

Para os professores de todo o mundo 350 ideias de actividades para a sala de aula.

Às vezes só necessitamos de uma pista e rapidamente criamos uma nova estratégia adaptada ao nosso contexto de ensino.

 


http://www97.intel.com/odyssey/Story.aspx?storyid=168

Proposta de estratégias de sala de aula: organizadas por ano, área e tipo de tecnologia(s) utilizada(s).

 

 

University of Wisconsin Madison

Powerful practices in Mathematics and Sciences, 2004

É possível solicitar o envio destes materiais sem qualquer custo:

http://www.learningpt.org/msc/products/practices.htm

É muito interessante.

 

 

Aulas do Professor Walter H. G. Lewin do MIT disponíveis para todos.

Electromagnetism Course (Spring 2002)- MIT OpenCourseWare. http://ocw.mit.edu/OcwWeb/Physics/8-02Electricity-and-MagnetismSpring2002/CourseHome/index.htm

 

 

Um abraço

Graça Santos

 

 

 

 

 

 

 

Em resposta a 'Graça Santos'

Re: Troca de opiniões e ideias sobre estratégias pedagógicas

por Carlos Cunha -

Olá colegas

Aqui vai uma primeira contribuição:

Um laboratório virtual de química que dá para utilizar off line:

http://jersey.uoregon.edu/vlab/

Cumprimentos

Carlos Cunha

Em resposta a 'Carlos Cunha'

Re: Troca de opiniões e ideias sobre estratégias pedagógicas

por Graça Santos -

E se pensarmos conjuntamente em estratégias de exploração/integração na sala de aula do laboratório virtual que o Carlos nos sugere? De que forma poderemos ter os nossos alunos a trabalhar neste laboratório?

Será mesmo útil na sua aprendizagem?

Que meios temos na escola?

O que fazemos na realidade? Como utilizamos? Ou receamos a sua utilização? Porquê?

 Tantas perguntas que coloco também a mim própria!

Muitas vezes pedi aos meus alunos, como complemento da aula, para consultarem um destes laboratórios e trabalharem num ou outro tópico especifico... não tinha tempo para mais!? outras vezes fui um pouco mais longe e levei-os a utilizarem estas simulações, para tentar concretizar alguma das situações teóricas que lhes tinha referido, mas gostaria de ir muito mais longe e aprender como desenvolver metodologias de ensino inovadoras e eficazes para uma aprendizagem conceptual, por exemplo, e nesse contexto tirar proveito das possibilidades deste laboratório.

Gostaria de ouvir as vossas opiniões sobre isto.

Um abraço e bom trabalho para todos 

Graça

 

Em resposta a 'Graça Santos'

Re: Troca de opiniões e ideias sobre estratégias pedagógicas - utilização actividades laboratoriais

por Graça Santos -

Caros colegas,

Deixo aqui um artigo denominado "Secondary Science Teachers use of laboratory activities: linking epistemological beliefs, goals and practices". Trata-se de uma análise das práticas pedagógicas de 3 professores com perspectivas diferentes sobre ciência e o ensino da ciência. Parece-me interessante para reflexão.

Graça Santos