Notícias

Discussão!

Discussão!

por Vera Gomes -
Número de respostas: 8
Somos realmente livres ou já está tudo escrito?
Em resposta a 'Vera Gomes'

Re: Discussão!

por Rui Miguel Pinto de Inacio -

 Não estará tudo escrito, mas estaremos sempre prisioneiros das nossas proprias escolhas.

 A unica liberdade que vivemos dura o segundo que demora cada decisão e escreve uma nova pagina no nosso Livro.

Em resposta a 'Rui Miguel Pinto de Inacio'

Re: Discussão!

por Vera Gomes -
é uma frase muito bonito, visto que é escrito por alguem que gosta de escrever poesia, mas mesmo assim nao estou totalmente de acordo, bem que somos prisioneiros das nossas escolhas, as vezes tentamos dar a volta mas mais tarde vai acabar por acontecer o que tinha que acontecer, parece que estamos aqui sempre condicionados por algo, as vezes parece que realmente está tudo escrito.....
Em resposta a 'Vera Gomes'

Re: Discussão!

por Joao Mouro -

Desculpa a intromissão, mas espero que a discussão seja aberta a todos :) não fosse ela acerca de liberdade, de qualquer maneira Sra Vera isso que descreves já foi muito discutido sob o tema de Maktub, se já conheces e calculo que sim como menina culta que és, mas se não aconselho te a ler sobre o assunto e se quiseres podemos falar sobre isso.

P.S. eu conheço a "teoria" do maktub mas nao concordo muito com ela mas achei que é muito semelhante ao que tu descreves

Beijos

Em resposta a 'Joao Mouro'

Re: Discussão!

por Vera Gomes -
ora sr.mouro, claro que a discussao é aberta a todos :P, mas de facto nao conheço o ponto de vista aí do Maktub, que por acaso andei á procura mas achei foi poemas de uma senhora que só por acaso também é conhecida como Maktub :P, mas claro que sim bora discutir sob o assunto :P
Em resposta a 'Vera Gomes'

Re: Discussão!

por Rui Miguel Pinto de Inacio -

Após fazer alguma pesquisa, embora não tenha encontrado uma frase que a ele possa ser atribuída, a teoria de Maktub é mais ou menos o seguinte: o nosso destino estaria traçado, ou seja estava escrito. O nosso destino estaria pré determinado e marcado em algum lugar por uma força oculta.

  Não concordo de forma alguma com isto, mas parece-me quase típico do ser humano, crer acreditar em algo superior e num Plano mestre onde a sua vida se possa encaixar, e de certa forma achar sentido para a vida.

 De certa forma liberdade e ser Livre, é uma forma nos libertamos destes pensamentos, seguir um novo rumo acreditar que algo mais pode e deve existir.

 Não vivemos apenas do instinto, igualmente não creio que possamos viver de pré determinações, como o que me pareceu ser a teoria do Maktub.

Por fim senhor Mouro qual é a sua opinião pessoal sobre o tema

Em resposta a 'Rui Miguel Pinto de Inacio'

Re: Discussão!

por Joao Mouro -

Muito bem, pelo que sei descreveste mais ou menos o que é o maktub, quanto a minha opinião pessoal é um tanto ou quanto complicada, e passo a explicar. Eu por formação e crença sempre fui catolico praticante, ou seja acredito em Deus, mas ao mesmo tempo tambem me vejo como um cientista, que adora a ciencia e em especial a evolução, ora bem são duas coisas por vezes dificeis de conjugar, donde faço uma interpretação muito própria quer da Biblia quer da teoria da evolução, agora se isso me faz um mau cristão por acreditar na ciencia ou mau cientista por ter fé, isso já não me cabe a mim responder. Acima de tudo creio que a biblia não deve ser levada a letra e que cabe a cada individuo a sua interpretação e crença, como eu tenho a minha, assim como o mundo e a natureza tambem me parecem perfeitos demais para ser justificado apenas pelo acaso, hehe espero que tenham percebido o meu ponto ou entao que os tenha confundido ainda mais :).

Agora quanto a liberdade individual isso fica para depois de ouvir o que o resto dos participantes tem a dizer :P

Abraço ppl

Em resposta a 'Joao Mouro'

Re: Discussão!

por Vera Gomes -

pois eu nao investiguei nada, mas acho que as coisas estao escritas, nao ha conincidencias....ou melhor as coincidências nao acontecem por acaso, mas sim pq já era previsto acontecer, já estava escrito. acaso???acho que nada ocorre por "acaso" nós é que temos a mania de dizer que foi o "acaso", a perfeiçao acho que é uma busca infidável...algo inantigivel ou que dura segundos e depois desaparece....

beijos e abraços :)

Em resposta a 'Vera Gomes'

Re: Discussão!

por David Santos -

Vou intrometer-m um pouco se é que a Vera não me leva a mal.

A minha opinião acerca deste assunto é que como seres humanos k somos podemos dizer NÃO! Seja qual for o caso que se passa, podemos simplesmente escolher outra via. Basta querer! Daí que não acredito em destinos traçados.

É claro que há coisas que não podem ser atingidas, por mais que queiramos. Mas isso ñ significa que o nosso destino está traçado.

A perfeição ñ é uma busca inantigivel!!! Ela é obtida no momento da morte pois o significado de perfeição é "acabado","conluído"... tal como um objecto que é produzido pelo homem que não pode evoluir nem melhorar.

O ser humano está em constante evolução por isso mesmo, porque pode evoluir, pode optar usando a razão para tal. Por sermos capazes de tomar descisões é que sei que o destino não existe...

Apenas um... a morte. Como e de que maneira chegamos a ela pode ser por acaso....ou axam que quem morre de acidente de automóvel é porque "estava escrito"?

Cumprimentos!!!