Tecnologias de Informação Documental

Nuno Magalhães Ribeiro

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Pós-graduação em Ciências da Informação e da Documentação
Universidade Fernando Pessoa

Sessões do seminário: estrutura e conteúdos

Apontamentos de apoio às aulas do seminário documentation.gif

Indicações para a realização do trabalho de projecto documentation.gif

Sistemas de classificação

Catálogos temáticos e vocabulários - Thesaurus

OPACs e SIGBs

Exemplos de bibliotecas digitais

Trabalho de análise

Recursos para explorar

Documentação e livros em linha

Apontadores para recursos sobre catalogação e indexação

Trabalhos disponíveis on-line para consulta

Sessões do seminário: estrutura e conteúdos

O seminário está dividido em três sessões de quatro horas e uma de três horas, no total de 15 horas que são dedicadas à apresentação e discussão de um conjunto de tópicos relacionados com as tecnologias digitais utilizadas na gestão de informação documental, no âmbito de bibliotecas, museus e arquivos.

Os tópicos tratados no seminário estão organizados em três grandes grupos que correspondem a cada sessão:

Sessão 1: Visão geral das tecnologias digitais para informação documental (4 Horas)

  1. Introdução e contextualização às tecnologias de Informação Documental
  2. Processo de catalogação e tecnologias para a sua automatização
  3. Tecnologias poara automatização de funções nas bibliotecas: SIGBs

Sessão 2: Bases de Dados Bibliográficas (4 Horas)

  1. Bases de dados pré-relacionais baseadas no formato MARC
  2. Bases de dados relacionais
  3. Desenvolvimento de um exemplo de uma base de dados relacional bibliográfica simples

Sessão 3: Informação digital e respectivas implicações tecnológicas (4 Horas)

  1. Novos materiais e novas bibliotecas
  2. Implicações da utilização de documentos digitais

Sessão 4: Apresentação de trabalhos (3 Horas)

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Apontamentos de apoio às aulas do seminário

Instruções para obtenção dos apontamentos:

1] Os ficheiros dos apontamentos encontram-se no formato PDF, e para os abrir e imprimir necessita do Adobe Acrobat Reader download.gif.

2] Para fazer a leitura em linha dos apontamentos basta seleccionar o título dos apontamentos acima com o botão esquerdo do rato, desde que tenha instalado previamente o Acrobat Reader.

3] Para descarregar os apontamentos para o seu computador basta seleccionar o título dos apontamentos acima com o botão direito do rato, e escolher a opção "Save target As../Guardar destino como..." no Internet Explorer, ou "Save File As/Guardar ficheiro como..." no Netscape.

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Indicações para a realização do trabalho de projecto

  • Na última aula do seminário, deve ser feita a apresentação do trabalho de projecto realizado.
  • O tema pode ser escolhido, por exemplo, a partir das seguintes propostas:
    1. Proposta de Informatização de uma biblioteca ou arquivo
    2. Vantagens e desvantagens das Bibliotecas Digitais.
    3. Comparação entre formatos de classificação (CDD, LCC, CDU)
    4. Comparação entre SIGBs (Porbase, Bibliobase, Horizon)
    5. Catalogação de documentos electrónicos/digitais: métodos, formatos e ferramentas.
    6. Concepção de uma biblioteca digital simples
  • Para temas adicionais pode por exemplo consultar as comunicações acessíveis das Jornadas Porbase 2003
  • A entrega do projecto do seminário deve ser feita até um mês após última aula do seminário (21/06/2003). Não serão avaliados trabalhos entregues depois dessa data.
  • Encontra-se disponível uma breve descrição do tipo de projecto a realizar, e um documento padrão em Word.
  • Também se encontra disponível uma breve apresentação de um projecto de um Centro de Documentação

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Sistemas de Classificação

Catálogos temáticos e vocabulários - Thesaurus

OPACs - Online Public Access Catalogs

SIGBs - Sistemas de Informação de Gestão de Bibliotecas

Nesta secção encontra uma colecção de apontadores para sistemas de informação para gestão documental de bibliotecas, serviços de documentação e colecções pessoais:

  • Porbase 5 para gestão profissional de bibliotecas e de centros de documentação.
  • Bibliobase para gestão profissional de bibliotecas e de centros de documentação.
  • Aleph para gestão profissional de bibliotecas e de centros de documentação.
  • Horizon para gestão profissional de bibliotecas e de centros de documentação.
  • GIB - Gestão Integrada de Bibliotecas, para uma gestão profissional de bibliotecas e de centros de documentação.
  • Library Tracker para gestão profissional de bibliotecas e de centros de documentação.
  • Readerware para gestão de uma biblioteca pessoal.
  • Book organizer para gestão de uma biblioteca pessoal.

Exemplos de bibliotecas digitais

Trabalho de análise

Depois de visitar os exemplos apresentados acima, descreva os componentes das bibliotecas que visitou, em termos de:

  1. catalogação,
  2. classificação,
  3. acesso em linha,
  4. formatos utilizados (MARC e outros), e
  5. ferramentas auxiliares de pesquisa e de indexação.

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Recursos para explorar

Documentação e livros em linha

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Apontadores para recursos sobre catalogação e indexação

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Trabalhos disponíveis para consulta

Pelo interesse dos temas que desenvolvem, disponibilizam-se a seguir alguns dos trabalhos realizados pelos alunos no âmbito deste seminário, tendo os seus autores permitido a respectiva disponibilização e utilização, desde que seja feita uma referência aos autores, data de realização e instituição em que os trabalhos foram realizados. Deve, contudo, notar-se que estes trabalhos não foram sujeitos a arbitragem científica.

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