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F

Fátima Marques * Graça Aníbal, Vasco Graça, António Teodoro

A UNIONIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS
NO CONTEXTO EUROPEU
Neste artigo é abordada a política educativa no quadro do
processo evolutivo da União Europeia. São referidas as condicionantes
económicas e políticas que conduziram ao processo de «construção
europeia» bem como as contradições que lhe subjazem.
Nesse contexto é descrito o percurso em que a educação se projectou do
âmbito exclusivo das nações para a sua progressiva absorção pelos
tratados regionais, evoluindo da concertação de uma «dimensão europeia
da educação» para uma governação supranacional em crescente afirmação.
A «Estratégia de Lisboa (2000)», o «Método Aberto de Coordenação» e
os grupos de peritos têm uma especial importância, neste processo,
contribuindo para que a recente aprovação do Tratado Constitucional de
Lisboa (2008) ocorra a par de uma unionização da educação sem
precedentes.

Field, John

(2001) Lifelong Education. "International Journal of Lifelong Education". Vol.20, n 1, 3-15

Fredriksson, U. (2003)

Fredriksson, U. 2003 "Changes of Education Policies within the European Union in the Light of Globalisation" in European Research Journal