Leituras Recomendadas
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Fátima Marques * Graça Aníbal, Vasco Graça, António TeodoroA UNIONIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCATIVAS NO CONTEXTO EUROPEU Neste artigo é abordada a política educativa no quadro do processo evolutivo da União Europeia. São referidas as condicionantes económicas e políticas que conduziram ao processo de «construção europeia» bem como as contradições que lhe subjazem. Nesse contexto é descrito o percurso em que a educação se projectou do âmbito exclusivo das nações para a sua progressiva absorção pelos tratados regionais, evoluindo da concertação de uma «dimensão europeia da educação» para uma governação supranacional em crescente afirmação. A «Estratégia de Lisboa (2000)», o «Método Aberto de Coordenação» e os grupos de peritos têm uma especial importância, neste processo, contribuindo para que a recente aprovação do Tratado Constitucional de Lisboa (2008) ocorra a par de uma unionização da educação sem precedentes. | |
Field, John(2001) Lifelong Education. "International Journal of Lifelong Education". Vol.20, n 1, 3-15 | |
Fredriksson, U. (2003)Fredriksson, U. 2003 "Changes of Education Policies within the European Union in the Light of Globalisation" in European Research Journal | |