Lamarck surge por volta de 1809 e com ele surge a primeira explicação fundamentada, acerca dos mecanismos da evolução dos seres vivos, conhecida por Lamarckismo.

As ideias de Lamarck para explicar a existência da evolução podem resumir-se em dois princípios fundamentais:

1 - Lei do uso e do desuso;

2 - Lei da herança dos caracteres adquiridos.

  1. De acordo com esta lei, a necessidade dos seres cria um órgão e a função modifica-o de forma a estes seres promoverem a sua adaptação, ou seja, se um órgão é muito utilizado desenvolve-se tornando-se mais forte, vigoroso ou de maior tamanho (caso da musculatura do halterofilista). Se, pelo contrário, esse órgão não se usa, acaba por degenerar e atrofiar (é o que acontece com a musculatura dos membros de um indivíduo com paralisia. Como esses músculos não recebem impulsos nervosos não se contraem, tornando-se atrofiados devido ao seu desuso).
  1. Segundo esta lei, as modificações que se produzem nos indivíduos ao longo da vida, como consequência da lei anteriormente referida, são hereditárias originando mudanças morfológicas no conjunto da população.

A verdade é que na altura Lamarck foi contestado, devido à sua concepção evolucionista por:

- se tratar de uma explicação que dá à evolução uma intenção ou objectivo, ocorrendo alterações como resultado das espécies procurarem o “melhor”;

- o facto da herança dos caracteres adquiridos não se verificar experimentalmente. Weissman, em 1880, desenvolveu uma experiência durante a qual cortou as caudas a um grupo de ratos brancos, tendo os descendentes apresentados a cauda com o comprimento normal. Repetiu-se este procedimento ao longo de 22 gerações, tendo obtido sempre descendentes com caudas normais.

Em síntese e de acordo com o Lamarckismo, o meio cria as necessidades que vão dar origem a mudanças morfológicas nos indivíduos, que através da lei do uso, se estabelecem e mantêm-se na população, fazendo com que se adaptem da melhor forma, transmitindo essas alterações aos descendentes.

Lamarck também desenvolveu trabalhos notáveis na observação de animais e plantas, mas a sua teoria da evolução foi considerada como “uma série de argumentos lógicos sem apoio experimental”.

Última alteração: sábado, 4 de agosto de 2012 às 18:16