Darwinismo

As ideias de Darwin basearam-se num conjunto de dados e informações recolhidos ao longo de mais de 20 anos, dos quais podem destacar-se os obtidos durante uma viagem à volta do mundo. Aquando da viagem no Beagle, foram vários os dados que influenciaram Darwin, tais como:

Dados geológicos – Darwin que observou numerosos fósseis nos Andes, conchas de animais marinhos incluídos em rochas, a milhares de metros de altitude. No Chile, assistiu à erupção de um vulcão. Estes dados converteram-no ao Uniformitarismo. Charles Lyell e o seu livro Principles of Geology marcaram as perspectivas de Darwin. Segundo Lyell, a Terra tem milhões de anos e apresenta mudanças constantes e graduais. O conceito de tempo introduzido por Lyell, foi muito importante para as ideias de Darwin, onde o factor tempo poderia explicar a evolução dos seres vivos.

Dados biogeográficos – A diversidade e exotismo das espécies observadas por Darwin e a divergência da fauna e da flora de continente para continente, representaram elementos relevantes na formulação da teoria de Darwin. Nas Ilhas Galápagos, Darwin observou tartarugas e um grupo de aves, os tentilhões. As 14 espécies de tentilhões, apesar de muito semelhantes, podem distinguir-se sobretudo pelo tamanho, cor e forma do bico, o que está associado ao tipo de alimentação que cada uma possui.

Crescimento das populações – De acordo com Malthus, a população humana tende a crescer para além das possibilidades do meio para a sustentar, ou seja, cresce exponencialmente, enquanto que os recursos alimentares crescem em progressão aritmética. Darwin utilizou as ideias de Malthus relativamente à população humana e adaptou-as às populações animais. Na enorme diversidade do mundo vivo, e devido à escassez de recursos, vai ocorrer uma luta pela sobrevivência e, como resultado dessa competição, a partir de certa altura a mortalidade compensa a natalidade e o crescimento da população estabiliza com pequenas oscilações em torno de um valor médio.

Para veres uma página com algumas das conclusões de Darwin, consulta o link abaixo:

Evidências da evolução

O conceito de selecção natural é o que caracteriza verdadeiramente a Teoria da Evolução de Darwin. Este processo que ocorre na Natureza determina a sobrevivência do mais apto, ou seja, alguns indivíduos são naturalmente eliminados porque se estabelece uma luta pela sobrevivência, devido à competição pelo alimento, pelo refúgio, pelo espaço e à capacidade de fuga aos predadores. Os indivíduos mais bem adaptados vivem durante mais tempo e reproduzem-se mais, transmitindo as suas características à descendência – reprodução diferencial. A acumulação das pequenas variações determina a longo prazo a transformação e o aparecimento de novas espécies.

Segundo o Darwinismo, entre os indivíduos de uma espécie existem variações. O meio exerce uma selecção natural que favorece os indivíduos que possuem as características mais apropriadas para um determinado ambiente e num determinado tempo, tornando-os mais aptos e eliminando gradualmente os restantes.

A publicação do livro A Origem das Espécies desencadeou grande polémica nos sectores mais conservadores e os ataques a Darwin foram ferozes.

Darwin

Última alteração: sábado, 4 de agosto de 2012 às 18:16