"A utilização das designações de avaliação criterial e de avaliação normativa poderá levar a pensar que estamos perante mais dois tipos de avaliação a juntar, por exemplo, à sumativa ou à formativa. É preciso clarificar que mais do que de dois tipos de avaliação se trata de duas interpretações que têm como base referentes distintos.
Trata-se de perspectivar diferentemente o processo avaliativo.
Definir fronteiras entre avaliação normativa e avaliação criterial tem sentido quando o professor se questiona sobre as finalidades da avaliação, o significado de uma nota, ou sobre o que significa dominar ou não um saber. Ou seja, quando se colocam questões como as seguintes: a avaliação tem por fim seleccionar ou formar? A que corresponde a nota? O conceito de texto bem escrito é consensual? O que justifica a afirmação de que o texto do aluno A, comparado com o texto do aluno B, é melhor?
Se há professores que, colocando-se de um ponto de vista normativo, respondem que a finalidade da avaliação é “separar o trigo do joio”, seleccionar os melhores, não pode deixar de perguntar-se: que critérios são utilizados quando se selecciona? Que parâmetros são considerados quando se hierarquizam os alunos?
Se professores há que, pelo contrário, respondem que está em jogo a formação e que o mais importante é discutir e definir os critérios com os alunos para que eles conheçam os caminhos que devem percorrer, outras perguntas se colocam: no final de um processo de aprendizagem os alunos não são claramente hierarquizados por referência a uma norma? Que representação dessa norma têm os professores? Até que ponto o professor, não consciencializado dos mecanismos de selectividade, se limita a encarnar a norma?
As perspectivas criterial e normativa não são, pois, mutuamente exclusivas. Pelo contrário interpenetram-se. São abordagens alternativas, por vezes, complementares.
As vantagens e desvantagens de cada uma delas dependem das finalidades que se têm em vista, sendo ainda em função dessas finalidades que o avaliador se orienta numa ou noutra direcção."
http://www.dgidc.min-edu.pt/serprof/acurric/av_es/texto(15).pdf#search=%22avalia%C3%A7%C3%A3o%20criterial%22

Avaliação Normativa:
-Baseia-se em normas;
-O desempenho de cada aluno é comparado com o desempenho médio do grupo de que faz parte;
- Classifica, comparando os alunos entre si;
- Atribui notas numa classificação ordenada;
- Identifica quem necessita de apoio para atingir o sucesso.
Implicações para os alunos: Competição entre alunos.

Avaliação Criterial:
- Baseia-se em critérios;
- O desempenho do aluno é analisado por referência a objectivos de aprendizagem;
- Avalia a aprendizagem de cada aluno, tornando-o consciente do que lhe é pedido;
- É um processo interactivo;
- Identifica pontes fortes e fracos de cada aluno potencializando-os na concepção das medidas de apoio.
Implicações para os alunos: Competição do aluno consigo próprio.
Última alteração: sábado, 4 de agosto de 2012 às 18:17