Quais as ideias-chaves
Quais são as ideias chaves e a sua sequência?
- Clima.
- causas das alterações climáticas (Antropogénicas e naturais).
- Os gases de efeito de estufa.
- Efeito de Estufa.
- Alterações no clima.
- Implicações no futuro.
- Como minimizar os impactos.
Que observações/experiências/dados devem os alunos realizar ou obter?
-
o que é o clima;qual a constituição da atmosfera; o homem é um dos maiores responsáveis pelas alterações; fogos; vulcões; etc.
-
consigam relacionar a origem dos gases mais importantes e as suas repercussões na saúde e na natureza;
-
o que é: i.v.; u.v.; reflectido; refractado; etc
-
desgelo; cheias; secas; furacões; etc
-
alterações na geologia da terra; na vegetação; nos seres vivos; etc
-
estratégias políticas (protocolo de quioto; mercado de carbono, etc); o que o aluno enquanto indivíduo pode fazer para minimizar os impactes
-
Pesquisa de informação (web, fotos, revistas, jornais, tv, etc.), trabalhos colectivos e individuais sobre o assunto, visitas de estudo, experiências práticas, debates.
Que conhecimentos, capacidade, atitudes, etc. devem desenvolver?
-
o aluno deve compreender o significado de clima, efeito estufa, alterações climáticas
-
o aluno deve saber quais os gases mais importantes na alteração climática e de que é constituída a atmosfera
-
o aluno deve saber quais as implicações que os g.e.e. +podem ter no ambiente
-
o aluno deve compreender a importância que as acções antropomórficas têm a haver com a destruição da camada de ozono
-
o aluno deve saber interpretar gráficos
-
o aluno deve saber quais as estraégias implementadas para proteger o planeta terra
-
o aluno deve conseguir relacionar todos os itens acima indicados
-
o aluno deve formar uma opinião própria sobre o assunto
Última alteração: sábado, 4 de agosto de 2012 às 18:16