Quais são as ideias chaves  e a sua sequência?

  1. Clima.
  2. causas das alterações climáticas (Antropogénicas e naturais).
  3. Os gases de efeito de estufa.
  4. Efeito de Estufa.
  5. Alterações no clima.
  6. Implicações no futuro.
  7.  Como minimizar os impactos.

Que observações/experiências/dados devem os alunos realizar ou obter?

  1. o que é o clima;qual a constituição da atmosfera; o homem é um dos maiores responsáveis pelas alterações; fogos; vulcões; etc.
  2. consigam relacionar a origem dos gases mais importantes e as suas repercussões na saúde e na natureza;
  3. o que é: i.v.; u.v.; reflectido; refractado; etc
  4. desgelo; cheias; secas; furacões; etc
  5. alterações na geologia da terra; na vegetação; nos seres vivos; etc
  6. estratégias políticas (protocolo de quioto; mercado de carbono, etc); o que o aluno enquanto indivíduo pode fazer para minimizar os impactes

 Que devem os alunos fazer? (declarativo, processual)

  • Pesquisa de informação (web, fotos, revistas, jornais, tv, etc.), trabalhos colectivos e individuais sobre o assunto, visitas de estudo, experiências práticas, debates.

Que conhecimentos, capacidade, atitudes, etc. devem desenvolver?

  • o aluno deve compreender o significado de clima,  efeito estufa, alterações climáticas
  • o aluno deve saber quais os gases mais importantes na alteração climática e de que é constituída a atmosfera
  • o aluno deve saber quais as implicações que os g.e.e. +podem ter no ambiente
  • o aluno deve compreender a importância que as acções antropomórficas têm a haver com a destruição da camada de ozono
  • o aluno deve saber interpretar gráficos
  • o aluno deve saber quais as estraégias implementadas para proteger o planeta terra
  • o aluno deve conseguir relacionar todos os itens acima indicados
  • o aluno deve formar uma opinião própria sobre o assunto
Última alteração: sábado, 4 de agosto de 2012 às 18:16