Fórum: Ideias, documentos e questões sobre F no 12.º ano

Materiais de 12ano de Física

Materiais de 12ano de Física

por Carlos Cunha -
Número de respostas: 3

Colega Graça

Coloquei on-line os materiais que tenho produzido para o 12º ano de Física.

Poderia comentar?

Cumprimentos e Bom Ano

Carlos Cunha

http://groups.msn.com/3qo6l0vee7mosjdgfnus75sdp3/documentos.msnw?&pps=k

Em resposta a 'Carlos Cunha'

Re: Materiais de 12ano de Física

por Graça Santos -

Caro Carlos,

Começo por lhe desejar igualmente um excelente ano 2006!

Estamos todos um pouco angustiados quanto ao decorrer deste ano lectivo sorriso uma vez que sentimos que é necessário fazer uma corrida contra o tempo para cumprir um programa que não nos foi proposto tendo em mente um exame nacional!!!

Bom, mas quanto aos materiais que de forma tão simpática disponibiliza, queria apenas dizer que me parecem um óptimo principio para ajudar na mudança de estratégias de ensino, levando à reflexão sobre a necessidade de explorar melhor a formulação de situações problema. Este programa tem nas suas orientações o convite ao ensino conceptual e consequentemente um apelo à utilização de novas estratégias de ensino. Infelizmente, o fantasma do exame nacional (nos moldes dos anos anteriores) continua a existir e certamente a condicionar muito do que se faz na sala de aula

Aproveito também para deixar aqui alguns dos meus materiais. Por, exemplo, na actividade laboratorial sobre atrito estático e cinético a estratégia foi colocar cada grupo a  fazer uma actividade diferente e promover mais tarde a discussão sobre os resultados encontrados. JUnto também o meu primeiro teste de avaliação.

Um abraço e votos de bom trabalho

Graça

Em resposta a 'Graça Santos'

Re: Materiais de 12ano de Física

por Carlos Cunha -

Olá colega Graça

Muito obrigado pelas suas palavras. Agradeço os materiais que me enviou mas não consegui abrir nenhum deles: aqueles problemas com que a informática nos brinda! Gostaria que mos enviásse para o meu email: cjcunha@sapo.pt, sff.

Estou a editar um novo site onde disponibilizo os materiais que vou produzindo, em:

http://moodle.fct.unl.pt/course/view.php?id=649

Quanto ao laboratório do atrito, também adoptei a mesma estratégia: três grupo fizeram três trabalhos diferentes e partilharam e apresentaram resulatados aos colegas. Adoptei por pedir aos alunos que a preparação dos trabalhos seja feita com recurso a uma aplicação JAVA, que permite ir para o laboratório com valores previsíveis.

Já agora: em que escola lecciona? Eu sou da E S Dom Manuel Martins, em Setúbal.

Os meus cumprimentos

Carlos Cunha