Fórum de Notícias

FAQs sobre o plano de transição da LQA

FAQs sobre o plano de transição da LQA

por Joao Sousa -
Número de respostas: 3

Car@s alun@s,

junto em baixo as minhas respostas às questões mais frequentes a que tenho respondido sobre o plano de transição da LQA. Espero que ajude...

Saudações académicas,

João Aires de Sousa

(Presidente da Comissão Pedagógica da LQA)

No plano novo aparecem algumas opções A, B e D. A que cadeiras são relativas?

A opcao A tem que ser feita com as cadeiras das Ciencias Sociais como ate aqui. As opcoes B e D tem listas de cadeiras recomendadas mas podem ser quaisquer cadeiras da faculdade que tenham o numero de ECTS requeridos.


Gostaria de saber se a disciplina de "Programação para as ciências experimentais" (PCE) passou a opcional, isto é, se neste corrente semestre não passar à cadeira se tenho que a fazer depois ou não?


Nao TEM que fazer (so' se quisesse terminar o curso para o ano cumprindo o plano antigo). Mas se a fizer nao perde nada porque pode usa-la para uma opcao.

Em relação às cadeiras que já fizemos ficamos com os creditos correspondentes na mesma? Por exemplo eu conclui analise matemática IC e álgebra linear e geometria analitica IC. Continuo com os creditos das duas ou fico apenas com os creditos correspondentes à nova cadeira?


Nao perde creditos nunca. Mesmo quando ha equivalencia, os ECTS que contam sao os da cadeira quando a fez. Mas se fez as duas matematicas, tem equivalencia 'as DUAS matematicas novas. Portanto, fez duas cadeiras e tem equivalencia a duas cadeiras. Ou seja, para cumprir o plano novo nao tem que fazer mais nenhuma matematica, excepto Estatistica se ainda nao a fez.

Eu já fiz as cadeiras de Teoria da Ligação Química, Termodinâmica e Métodos Electroanalíticos. Estas duas últimas deixam de aparecer no novo plano curricular. Gostava de saber se nenhuma destas duas cadeiras poderá dar equivalência a Química- Física I, visto que nunca nos deixaram faze-la pois tinhamos equivalência de TLQ. Parece um pouco desaquado, visto que fica uma cadeira atrasada de 2º ano sem termos tido culpa disso.


Na tabela do documento da proposta, Termodinamica e Métodos Electroanalíticos dao equivalencia a TLQ. Como ja fez TLQ e teve equivalencia a QFI essa equivalencia mantem-se, nao tem que fazer QFI e usa Termodinamica ou Métodos Electroanalíticos para o lugar da TLQ. Ou seja, faz TLQ + Termodinamica em vez de TLQ + QFI. E usa Métodos Electroanalíticos para opcao ou para ter os ECTS necessarios na area da Quimica.

Queria saber se quimica inorganica geral continua a dar equivalencia a quimica inorganica I e quimica inorganica II como tem dado?


Se obteve equivalencia a Quimica Inorganica I e Quimica Inorganica II, continua com essas equivalencias. No entanto, como a equivalencia a duas cadeiras foi obtida com uma só cadeira, pode acontecer que os ECTS na área da Quimica nao sejam suficientes e, nesse caso, teria que fazer mais alguma cadeira da area da Quimica para cumprir os ECTS. (Os ECTS que contam sao os da Quimica Inorganica Geral da altura em que fez essa cadeira).

Em resposta a 'Joao Sousa'

Re: FAQs sobre o plano de transição da LQA

por Marta Vanessa Tomás Silva -

Bom dia Professor!

Tenho ainda mais uma questão para colocar:

Posso fazer as cadeiras de Química-Física I e Química Inorgânica II?

Eu já fiz Termodinâmica e Química Inorgânica Geral. Apesar de ter equivalências, necessitava de fazer as cadeiras para obter os 180 ECTS no final do curso.

Marta Silva

Em resposta a 'Marta Vanessa Tomás Silva'

Re: FAQs sobre o plano de transição da LQA

por Joao Sousa -
Se nunca fez QF I pode faze-la. Quanto a Inorganica II, como fez Inorganica Geral que cobria aproximadaente a mesma materia e teve equivalencia, penso que nao. Mas o melhor seria ver todo o seu percurso.