Consulte o glossário usando este índice

Especial | A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z | TODOS

L

Lawn, Martin

 Martin Lawn

Notas curriculares
Investigador no CES e em Psicologia, a Escola da Psicologia, e psocilogia e Ciências das línguas.

Até recentemente era Secretário académico da Associação Britânica de Investigação Educacional e tem sido Professorial Research Fellow, School of Social Sciences, Cardiff University; a Research Fellow, Institute for Advanced Studies in the Humanities, University of Edinburgh and a Professor of Education, School of Education, University of Birmingham.

É o editor do European Educational Research Journal, official Journal of the European Educational Research Association.


Actuais interesses de investigação:

2006-2011: Knowledge and Policy: The role of Knowledge in the construction and regulation of Health and Education policy in Europe: convergences and specificities among nations and sectors (Know+Pol) (European Commission)

2006-2009: Fabricating Quality In European Education (FabQ) (ESF/ESRC EUROCORES)

2006-2008: A Scottish School of Educational Research 1925-1950, ESRC 17636 Co- Director with Professor Ian Deary, Psychology, University of Edinburgh

Publicações recentes:

1996
Modern Times? Work, Professionalism and Citizenship in Teaching, Falmer Press: London
1998
Silences and Images; social histories of classrooms, Peter Lang, New York [ed]

2002
Fabricating Europe- The Formation of an Education Space, Kluwer, London

2005
Materiality of Schooling - design, technology, objects, routines, Oxford: Symposium Books

Borderless Education: imagining a European education space in a time of brands of networks

The 'Usefulness' of Learning: the struggle over governance, meaning and the European education space

Imagining a Project: Networks, Discourses and Spaces Towards a New Archaeology of Urban Education, Paedagogica Historica XXV, 2, pp.381-393, 2000

Constructing a European Policy Space in Educational Governance: the Role of Transnational Policy Actors, European Educational Research Journal, 1(2), 2002

The Institute as Network: the Scottish Council for Research in Education as a local and international phenomenon in the 1930s, Paedagogica Historica Volume 40, Nos. 5 & 6, October 2004

Soft Governance and the Learning Spaces of Europe in Comparative European Politics, Rethinking European Spaces, 4(2), July 2006.

Contacto:

m.lawn@btinternet.com

pertinência para o projecto:

Investigação sobre políticas educativas europeias, construção do espaço europeu de investigação,


Lima, Licínio

Notas curriculares:

Percurso académico

  • 1981 - Licenciatura em Ensino de Português-Inglês
  • 1985 - Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (Organização e Administração Escolar)
  • 1991 - Doutoramento em Educação, na especialidade de Organização e Administração Escolar
  • 1997 - Agregação em Sociologia da Educação e Administração Educacional

Percurso profissional

Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional - Universidade do Minho

  • 1981/85 - Assistente Estagiário
  • 1985/91 - Assistente
  • 1991/93 - Professor Auxiliar
  • 1993/98 - Professor Associado
  • 1998/ - Professor Catedrático

Principais interesses de investigação:

  • Sociologia das Organizações Educativas (escolares e não escolares)
  • Administração Educacional (democracia, participação e autonomia)
  • Políticas Educativas (gestão das escolas, ensino superior, educação para a democracia)
  • Educação de Adultos (associativismo, desenvolvimento comunitário, investigação participativa)

 

Pubicações:

Livros

  • LIMA, L. C. & ERASMIE, T. Inquérito às Associações do Distrito de Braga. Braga, Universidade do Minho, Unidade de Educação de Adultos, 1982, 157 pp.
  • LIMA, L. C. Metodologia Numa Equipa de Trabalho de Campo - Uma Perspectiva Educacional. Braga, Universidade do Minho, Unidade de Educação de Adultos, 1982, 43 pp.
  • LIMA, L. C. & LIMA, N. M. Ciência e Sociedade. Uma Introdução ao Estudo das suas Relações. Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu, 1984, 67 pp. (esgotado).
  • LIMA, L. C. Inquérito às Autarquias Locais do Distrito de Braga Uma Perspectiva Sócio-educacional. Braga, Universidade do Minho, Unidade de Educação de Adultos, 1984, 295 pp.
  • LIMA, L. C. Associações Para o Desenvolvimento no Alto Minho. Viana do Castelo, Centro Cultural do Alto Minho, 1986, 97 pp. (esgotado).
  • LIMA, L. C. O Conselho de Turma Um Exercício de Simulação. Braga, Cadernos de Administração Escolar, Área de Análise Social e Organizacional da Educação da Universidade do Minho, 1986, 53 pp. (esgotado).
  • LIMA, L. C. Gestão das Escolas Secundárias A Participação dos Alunos. Lisboa, Livros Horizonte, 1988, 183 pp.
  • LIMA, L. C. (Coord.), ESTÊVÃO, M. L., MATOS, L., MELO, A., MENDONÇA, M. A. Reorganização do Subsistema de Educação de Adultos. Ministério da Educação/Comissão de Reforma do Sistema Educativo. Documentos Preparatórios III,Lisboa, Gabinete de Estudos e Planeamento, 1988, 373 pp.
  • ERASMIE, T. & LIMA, L. C. Investigação e Projectos de Desenvolvimento em Educação. Uma Introdução. Braga, Universidade do Minho, Unidade de Educação de Adultos, 1989, 300 pp. (esgotado).
  • LIMA, L. C. (Org.), ERASMIE, T., CANN, R. J., SCHLÖSSER, H., SANTOS SILVA, A. Projecto Viana (1983-1988) - Um Ensaio de Investigação Participativa. Braga, Universidade do Minho, Unidade de Educação de Adultos, 1990, 140 pp.
  • LIMA, L. C. A Escola como Organização e a Participação na Organização Escolar. Um Estudo da Escola Secundária em Portugal (1974 - 1988). Braga, Universidade do Minho, Instituto de Educação, 1992, 575 pp. (esgotado). 2ª edição, seguida do ensaio "Para uma Análise Multifocalizada dos Modelos Organizacionais de Escola Pública". Braga, Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia, 1998, 604 pp.
  • LIMA, L. C. (Org.) et al. Educação de Adultos. Forum I. Braga, Universidade do Minho, Unidade de Educação de Adultos, 1994 (com colaborações de Alberto Melo, Almerindo Janela Afonso, Amélia Vitória Sancho, António Joaquim Esteves, António Simões, Justino Pereira de Magalhães e Licínio C. Lima), 201 pp.
  • LIMA, L. C. Construindo Modelos de Gestão Escolar. Lisboa, Instituto de Inovação Educacional, 1996, 32 pp. (1ª reimpressão em Dezembro de 1999). Também editado em http://www.iie.min-edu.pt/biblioteca/ccoge04/index.htm(Biblioteca Digital do IIE).
  • LIMA, L. C. (Dir.) Por Favor, Elejam a B. O Associativismo Estudantil na Escola Secundária. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1998 (com colaborações de Almerindo Afonso, Carlos Gomes, Carlos Estêvão, Ivo Domingues, José Palhares, Leonor Torres, Licínio C. Lima, Virgínio Sá), 222 pp.
  • LIMA, L. C., AFONSO, A. J., ESTÊVÃO, C. V. Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos. Estudo para a Construção de um Modelo Institucional. Braga, Universidade do Minho, Unidade de Educação de Adultos, 1999, 84 pp.
  • LIMA, L. C. Organização Escolar e Democracia Radical. Paulo Freire e a Governação Democrática da Escola Pública. São Paulo, Cortez Editora / Instituto Paulo Freire, 2000, 115 pp.
  • LIMA, L. C. (Org.). Educação de Adultos. Forum II. Braga, Universidade do Minho, Unidade de Educação de Adultos, 2000 (com colaborações de Alberto Melo, Amélia Vitória Sancho, Licínio C. Lima, Luís Rothes, Olívia Santos Silva, Paula Guimarães, Peter Jarvis, Theo Jansen), 255 pp.
  • LIMA, L. C. A Escola como Organização Educativa. Uma Abordagem Sociológica. São Paulo, Cortez Editora, 2001, 189 pp.
  • LIMA, L. C. & AFONSO, A. J. Reformas da Educação Pública. Democratização, Modernização, Neoliberalismo. Porto, Afrontamento, 2002, 140 pp.

Capítulos em livros

  • LIMA, L. C. "Modelos de Organização das Escolas Básica e Secundária. Para uma Direcção Democrática e uma Gestão Profissional", in Ministério da Educação/Comissão de Reforma do Sistema Educativo. A Gestão do Sistema Escolar (Seminário). Lisboa, Gabinete de Estudos e Planeamento, 1988, pp. 149-195.
  • FORMOSINHO, J., FERNANDES, A. S., LIMA, L. C. "Princípios Gerais da Direcção e Gestão das Escolas", in Ministério da Educação/Comissão de Reforma do Sistema Educativo. Documentos Preparatórios II. Lisboa, Gabinete de Estudos e Planeamento, 1988, 1ª/2ª ed., pp. 141-170.
  • FORMOSINHO, J., FERNANDES, A. S., LIMA, L. C. "Ordenamento Jurídico da Direcção e Gestão das Escolas", in Ministério da Educação/Comissão de Reforma do Sistema Educativo. Documentos Preparatórios II. Lisboa, Gabinete de Estudos e Planeamento, 1988, 1ª/2ª ed., pp. 173-236.
  • LIMA, L. C. "Portugal", in Peter Jarvis (Ed.). Perspectives on Adult Education and Training in Europe. Leicester, National Institute of Adult Continuing Education (England and Wales), 1992, pp. 178 - 189.
  • LIMA, L. C. "Construindo um Objecto: Para uma Análise Crítica da Investigação Portuguesa sobre a Escola", in João Barroso (Org.). O Estudo da Escola. Porto, Porto Editora, 1996, pp. 15-39.
  • LIMA, L. C. "O Paradigma da Educação Contábil: Políticas Educativas e Perspectivas Gerencialistas no Ensino Superior em Portugal", in Valdemar Sguissardi & João dos Reis Silva Jr (Orgs.). Políticas Públicas para a Educação Superior. Piracicaba - São Paulo, Editora UNIMEP, 1997, pp. 23-62. Versão reduzida publicada com o título "Universidade Portuguesa: Notas sobre a crise institucional", in Marília Costa Morosini (Org.). Mercosul/Mercosur. Políticas e Ações Universitárias. Campinas, Autores Associados, 1998, pp. 65-76.
  • LIMA, L. C. A Administração do Sistema Educativo e das Escolas (1986/1996), in Ministério da Educação. A Evolução do Sistema Educativo e o PRODEP. Estudos Temáticos, Vol. I. Lisboa, Departamento de Avaliação, Prospectiva e Planeamento do Ministério da Educação, 1998, pp. 15-96.
  • LIMA, L. C. "Administração Escolar em Portugal: Da revolução, da reforma e das decisões políticas pós-reformistas", in Afrânio Mendes Catani & Romualdo Portela de Oliveira (Orgs.). Reformas Educacionais em Portugal e no Brasil. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2000, pp. 41-76.

Artigos

  • LIMA, L. C. "As Associações como Instâncias Educativas Promotoras de Desenvolvimento", in Gil Vicente (Guimarães) nº 12, Vol. II (1982), pp. 357-364.
  • LIMA, L. C. "Dos Liceus às Escolas Secundárias Constantes e Inovações de Percurso", in Tellus (Vila Real), 1984, pp. 45-65.
  • LIMA. L. C. "A Contribuição da França para a Configuração do Moderno Ensino Secundário", in Pires, E. L., Fernandes, A. S., Lima, L. C., Noções de Sociologia da Educação. Braga, Secretaria de Estado da Educação e da Administração Escolar e Universidade do Minho, 1983, fasc. dois, pp. 37-45.
  • LIMA, L. C. "Notas sobre o Ensino Secundário em Inglaterra", in Pires, E. L., Fernandes, A. S., Lima, L. C., Noções de Sociologia da Educação. Braga, Secretaria de Estado da Educação e da Administração Escolar e Universidade do Minho, 1983, fasc. dois, pp. 47-54.
  • ERASMIE, T., LIMA, L. C., PEREIRA, L. C. "Adult Education and Community Development: Experiences From Programs in Northern Portugal", in Convergence (Toronto) Vol. XVII, 4 (1984), pp. 17-26. Também publicado pela Universidade de Linköping, Suécia, em 1985, 17 pp.; publicado em versão condensada pelo European Bureau of Adult Education (Newsletter, 2 [1986], pp. 21-23, Amersfoort, Netherlands); inserido em Education and Work in Modern Society, World Association for Educational Research, Proceedings of the 9th International Congress, Madrid, July 8-12, 1985. Madrid, 1986, pp. 646-652.
  • LIMA, L. C. "Projectos de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Culturais", in Mealibra (Viana do Castelo), nos 3/4 (1985), pp. 13-21.
  • VALLGÄRDA, H. & LIMA, L. C. "As Escolas Superiores Populares e a Educação de Adultos", in O Jornal da Educação (Lisboa), nº 85 (1985), pp. 26 - 27.
  • LIMA, L. C. "Unidade de Educação de Adultos: formação, investigação e desenvolvimento", in Forum (Braga), nº1 (1987), pp. 43-57. Também disponível em: http://www.bpb.uminho.pt/documentos/forum/1/mostra.asp?pag=43
  • LIMA, L. C. "Organização e Administração de Projectos de Investigação e Desenvolvimento em Educação de Adultos", in Forum (Braga), nº 2 (1987), pp. 37-56. Também disponível em: http://www.bpb.uminho.pt/documentos/forum/2/mostra.asp?pag=37
  • LIMA, L. C. "Intervenção e participação autárquica na educação", in Cadernos Municipais (Lisboa), nº 44 (1987), pp. 15-18.
  • VIEIRA DE CASTRO, R. & LIMA, L. C. "Insucesso e Selecção Social na Disciplina de Português: o(s) discurso(s) dos professores uma abordagem interdisciplinar", in Psicologia (Porto), V, nº 3 (1987), pp. 299-310.
  • LIMA, L. C. "Organization, Participation and Project Development: The work with popular associations in Northern Portugal", in Vários, Adult Education, Minorities and Disadvantaged Areas. Final Report. Faro, Instituto Politécnico, 1987, pp. 328-336
  • LIMA, L. C. "Inovação e Mudança em Educação de Adultos. Aspectos Organizacionais e de Política Educativa", in Forum (Braga), nº 4 (1988), pp. 57-73.
  • LIMA, L. C. "A Reorganização e a Administração da Educação de Adultos nos Trabalhos da Reforma Educativa", in Revista Portuguesa de Educação (Braga), nº 3 (1988), pp. 69-86.
  • LIMA, L. C. & SANCHO, A. V. "Formação de Dirigentes e Animadores Associativos. Dados preliminares de um inquérito realizado no concelho de Braga", in Forum (Braga), nº 3 (1988), pp. 50-60. Também disponível em: http://www.bpb.uminho.pt/documentos/forum/3/mostra.asp?pag=50
  • LIMA, L. C. "A Educação de Adultos Face ao Destinatário, ao Cliente e ao Cidadão", in Presença (Braga), nº 3 (1989), pp. 6-8.
  • LIMA, L. C. & SANCHO, A. V. "Elementos de Análise Sócio-Organizacional das Associações Locais. A partir de um inquérito piloto realizado no concelho de Braga", in Forum (Braga), nº 5 (1989), pp. 77-89.
  • LIMA, L. C. "Ano Internacional da Alfabetização, 1990. Analfabetismo Funcional e Pós-Alfabetização", in Forum (Braga), nº 8 (1990), pp. 133-138.
  • LIMA, L. C. & AFONSO, A. J. "Participação Discente e Socialização Normativa: Na Perspectiva de uma Sociologia das Organizações Educativas", in Aprender (Portalegre), nº 11 (1990), pp. 29-37.
  • LIMA, L. C. "Sociologia das Organizações Educativas e da Administração Educacional", in O Professor (Lisboa), nº 22 (Novembro, 1991), Dossier Sociologia da Educação em Portugal, pp. 58 - 62.
  • LIMA, L. C. "Planos, Estruturas e Regras Organizacionais: Problemas de Focalização no Estudo da Escola como Organização", in Revista Portuguesa de Educação (Braga), nº 2 (1991), pp. 1-20.
  • LIMA, L. C. "O Ensino e a Investigação em Administração Educacional em Portugal: Situação e Perspectivas", in Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Actas do I Congresso, Porto, 1991, pp. 91-117.
  • LIMA, L. C. "Produção e Reprodução de Regras: Normativismo e Infidelidade Normativa na Organização Escolar", in Inovação (Lisboa, Revista do Instituto de Inovação Educacional), Vol. 4, nº 2/3 (1991), pp. 141-153.
  • LIMA, L. C., GOMES, C. A., AFONSO, A. J. "A Sociologia da Educação na Formação de Educadores/Professores (1975-1991): Evolução do Programa da Disciplina, Situação Actual e Perspectivas em Desenvolvimento", in Vários, O Ensino da Sociologia da Educação, Conteúdos e Processos. Coimbra, Secções de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia e da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 1991, pp. 15-23.
  • LIMA, L. C. (Ed.) "Organizações Educativas e Administração Educacional em Editorial", in

Lingard, Bob

Bob Lingard

Notas curriculares:

Sociólogo da educação que lecciona disciplinas depolítica educativa e reforma educativa, sobretudo ao nível das pós-graduações.


He took up his research professorship at the School of Education at the University of Sheffield in 2004. At Sheffield, Bob is Chair of the School´s Caribbean Program. Prior to that he held a personal chair in the School of Education at The University of Queensland, Brisbane, Australia where he worked for 15 years. For the last two years he was Head of School. Until the end of 2003 Bob also chaired the Queensland Studies Authority for the Queensland government. This statutory authority is responsible for syllabus development for all Queensland schools, as well as managing the school-based teacher moderated system of assessment in the senior years.

Bob´s research interests include educational policy, especially in the context of globalisation and postcolonial developments, and also in relation to school reform, gender equity, boys and schooling, social justice, pedagogies and teachers' work, and the role and workings of the state. He is the author/editor of ten books. The most recent of these include the co-authored Leading Learning: Making Hope Practical in Schools (Buckingham, Open University Press, 2003), the co-authored The OECD, Globalisation and Education Policy (Oxford, Pergamon, 2001), the co-authored Men Engaging Feminisms: Profeminism, Backlashes and Schooling (Buckingham, Open University Press, 1999) and the co-authored, Educational Policy and the Politics of Change (London, Routledge, 1997). He is co-author of the forthcoming, 2005) Teachers and Schools Making a Difference (Sydney, Allen and Unwin) and co-editor with Professor Jenny Ozga from the University of Edinburgh of the forthcoming RoutledgeFalmer Reader in Educational Policy and Politics. Bob is the author of more than 100 journal articles and book chapters and is also editor of the journal, Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education. He is also editor of a book series with Allen and Unwin entitled Issues in Education.

From 1998-2001, Bob directed a large research study for Education Queensland and funded by the Queensland government, entitled the Queensland School Reform Longitudinal Study. The final reports were submitted to Education Queensland in mid-2001 and are available from them. This research developed the concepts of productive pedagogies, productive assessment and productive leadership that have been influential in subsequent reforms in Queensland schools and elsewhere in Australia. In 2002, along with Dr Wayne Martino, Dr Martin Mills and Dr Mark Bahr, Bob completed a research study for the federal Department of Education, Science and Training in Australia, entitled Addressing the Educational Needs of Boys. The final report from this study was published by DEST early in 2003. Bob has also been the recipient for four large Australian Research Council grants.

From 1999-2000 Bob was president of the Australian Association for Research in Education (AARE) and was an Executive member from 1994 until 2001.

Interesses de investigação:

Sociology of Education
Educational Policy
Gender Equity and Schooling
Boys and Schooling
Educational Reform
Globalisation and Educational Policy
Postcolonial Theory and Education
Federalism and Education in Australia
Productive Pedagogies

Editorships and Memberships of Editorial Boards of Journals

Editor: Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education
Member: Editorial Board: International Journal of Inclusive Education
Member: Editorial Board: Melbourne Studies in Education
Member: Editorial Board: European Educational Research Journal
Member: Editorial Board: Globalisation, Societies and Education
Member: Editorial Board: Policy Futures in Education
Editor: Book Series, Issues in Education, Allen and Unwin.
Executive member Australian Association for Research in Education: 1994-2001
President Australian Association for Research in Education: 1999-2000

Publicações recentes:

Lingard, B., Hayes, D., Mills, M. and Christie, P. (2003) Leading Learning: Making Hope Practical in Schools. Buckingham, Open University Press.

Lingard, B. and Douglas, P. (1999) Men Engaging Feminisms: Profeminism, Backlashes and Schooling. Buckingham,Open University Press.

Lingard, B. (2000) It Is and It Isn't: Vernacular Globalisation, Educational Policy and Restructuring. In Burbules, N. and Torres, C. (eds) Globalisation and Education. New York, Routledge, pp. 79-108.

Lingard, B. (2003) Where to in Gender Policy in Education after Recuperative Masculinity Politics? International Journal of Inclusive Education, 7 (1), pp.33-56.

Lingard, B. (2001) Some Lessons for Educational Researchers: Repositioning Research in Education and Education in Research. Australian Educational Researcher. 28 (3), pp.1-46.

Lingard, B., Hayes, D. and Mills, M. (2003) Teachers and Productive Pedagogies: Contextualising, Conceptualising, Utilising. Pedagogy, Culture and Society, 11 (3), pp.399-424.

Lingard, B. and Rawolle, S. (2004) Mediatizing educational policy: the journalistic field, science policy, and cross-field effects, Journal of Education Policy, 19 (3), pp.361-380.

Mills, M., Martino, W. and Lingard, B. (2004) Attracting, recruiting and retaining male teachers: policy issues in the male teacher debate, British Journal of Sociology of Education, 25 (3), pp.355-369.

Martino, W., Lingard, B. and Mills, M. (2004) Issues in boys´ education: a question of teacher threshold knowledges?, Gender and Education, 16 (4), pp.435-454.

Contacto:

email : 

Pertinência para o projecto:

Investigação sobre política educativa.