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  TODOS

A

Antunes, Fátima

F Antunes
 
Licenciada e Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e Doutora em Educação na área de conhecimento de Sociologia da Educação pela Universidade do Minho. Tem vários trabalhos publicados no domínio da Sociologia da Educação e das Políticas Educativas, procurando, em estudos mais recentes, analisar as novas configurações assumidas pelo desenvolvimento das políticas educativas no contexto da União Europeia e dos processos de globalização. Iniciou a actividade profissional como professora do ensino primário, tendo leccionado no Ciclo Preparatório, Ensino Secundário e Educação de Adultos; é docente da Universidade do Minho desde 1994.

Interesses de Investigação

Educação, Globalização e União Europeia; Políticas Educativas (formulação e desenvolvimento); Contextos Educativos: Orientações e Práticas; Ensino Secundário; Educação/Formação, Trabalho e Emprego. 


Contactos


fantunes@iep.uminho.pt
Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. Campus de Gualtar. 4710-057 Braga. Telefone: 351 253604275/ Extensão 4275; Fax: 351 253604221

Links

- Centro de Investigação em Educação:
http://www.iep.uminho.pt/cied/

Artigos disponíveis na WWW:

http://www.scielo.oces.mctes.pt/pdf/spp/n47/n47a07.pdf

http://rleducacao.ulusofona.pt/Educacao05/artigos_fatimaantunes.pdf

http://www.apagina.pt/arquivo/FichaDeAutor.asp?ID=87

Livros e Capítulos de Livros:

http://www.ces.uc.pt/publicacoes/globalizacao/6/6.php

Globalização, europeização e especificidade educativa portuguesa : a estruturação global de uma inovação nacional / Fátima Antunes
In: Revista Crítica de Ciências Sociais. - Coimbra. - ISSN 0254-1106. - Nº 70 (Dezembro 2004),
p. 101-125
Política de educação






B

Ball, Stephen

Ball

Notas curriculares:

1972 B.A. (Hons) Sociology, University of Essex

1973 M.A. (Sociological Studies) University of Sussex

1978 D. Phil. University of Sussex

2003 Doctor

honoris causa University of Turku, Finland

1975-1985 Lecturer in Education, University of Sussex

1985-1988 Lecturer in the Sociology of Education, King's College, London.

1988-1989 Reader in the Sociology of Education, University of London.

1989-2001 Professor of Education, King's College London

1997-2001 Director, Centre for Public Policy Research, Kings College London

1998 Fellow of the Royal Society of Arts

2000- Academician of the Academy of Social Sciences

2001-2004 Director Education Policy Research Unit, University of London, Insitute of Education

Actividades profissionais:

1976-1978 Member and Chairman, British Sociological Association, Teaching and Programmes Committee.

1975-1979 Member, Association for the Teaching of Social Sciences, Sussex Branch Committee.

1978-1980 Research Associate, Social Science Research Council funded Educational Case Records Project, Centre for Applied Research in Education, University of East Anglia. Director: Professor Lawrence Stenhouse.

1981-1984 Course Team Consultant, Open University Course E205.

1982-1983 Academic Consultant, BBC/Open University television programme "

Organizing to Learn".

1983-1986 English Correspondent, International Mother-Tongue Education Network.

1983-1987 Series Editor "Issues in Education and Training", Falmer Press.

1983-1985 Governor, Elm Grove Middle School, Brighton.

1984 Consultant Case Study Worker, Consultancy in Education Project, University of Queensland.

1984-1986 Co-Director, SREB (Southern Regional Examination Board) funded "CVPE-Pilot School" Research Project.

1985- Managing Editor, Journal of Education Policy.

1985- Abstractor, Sociology of Education Abstracts.

1985 Tutor on the ESRC funded summer school 'Qualitative Methods in Educational Research', University of Warwick

1986 Series Editor "Explorations in Ethnography".

1986 (Sept-Oct) Visiting Scholar, Institute of Educational Research, University of Stockholm.

1986-90 Member of the Advisory Board: Research Papers in Education.

1987-96 British Regional Editor: International Journal of Qualitative Studies in Education.

1987 Visiting Summer School Tutor, Faculty of Education,University of Western Ontario.

1988-92 External Examiner, MA EPDM, University of Sussex.

1988-92 External Examiner, B.Ed course in sociology of education, University of Warwick.

1989-1990 Adviser to the NUT Executive on the National Curriculum.

1991 (Feb-April) Visiting Scholar: School of Education, Monash University, Melbourne, Australia.

1991 (June) Visiting Scholar, Dept of Education, Uppsala University, Sweden

1992-93 Contributions to BBC Radio programmes: Third Ear, File on Four, and PM.

1994 (August)VisitingFellow Tokyo Metropolitan University

1995 Visiting Lecturer, Volda College, Norway Consultant and contributor BBC Television series New Jerusalem: The Welfare State. Contributions to BBC Radio; PM, Analysis, Viva Radio, Sunrise Radio, etc.

1995-99 Member of ESRC Research Grants Board

1996- Fellow Royal Society of Arts

1997 Visiting Professor, School of Social and Policy Studies in Education, University of Sydney

1998 Visiting Scholar Havens Centre for Social Structure and Social Change, University of Madison-Wisconsin

1998 Wei Lun Visiting Professor, Chinese University of Hong Kong

1999 Visiting Professor, School of Education, University of Western Australia

2000- Visiting Professor, School of Education, Universidad de San Andres, Buenos Aires Nominated by BERA to Academy of Social Sciences

2000- Member of Advisory Committee of ESRC Qualidata Centre Editorial Board member of following Journals: British Journal of Sociology of Education, International Journal of Inclusive Education, Discourse, Hong Kong Journal of Education, British Journal of In-service Education, Sociology of Education Abstracts, Australian Journal of Education, International Journal of Qualitative Studies in Education, Social Psychology of Education, Forum For Education, Education Today and Tommorrow, International Journal of Leadership

Publicações:

(1981) Ball, S.J.

Beachside Comprehensive: A case study of secondary schooling, Cambridge University Press.

(1986) Ball, S. J.

Sociology in Focus - Education, London, Longmans.

(1987) Ball, S.J.

The Micro-Politics of the School: Towards a theory of school organization, London, Methuen. London, Routledge. (SCSE annual book prize 'Best book on education')

(1990) Ball, S.J.

Politics and Policymaking in Education: explorations in policy sociology, London Routledge. (republished in Chinese 2003 East China Normal University Press)

(1992) Bowe, R. and Ball, S.J. with Gold, A.

Reforming Education and Changing schools: case studies in policy sociology, London, Routledge.

(1994) Ball, S.J.

Education Reform: A Critical and Post-Structural Approach, Buckingham, Open University Press. (republished in Chinese 2003 East China Normal University Press)

(1995) Gewirtz, S., Ball, S.J. and Bowe, R.

Markets Choice and Equity in Education, Buckingham, Open University Press.

(1996) Radnor, H. and Ball, S.J.

Local Education Authorities: Accountability and Control, Stoke-on-Trent, Trentham Books.

(2000) Ball, S.J., Maguire, M.M. and Macrae, S.

Choices, Pathways and Transitions Post-16: New Youth, New Economies in the Global City. London, RoutledgeFalmer

(2003) Ball, S. J.

Class Strategies and the Education Market: the middle class and social advantage. London, RoutledgeFalmer.

Contacto:

email: s.ball@ioe.ac.uk

Pertinência para o projecto:

Este investigador produziu um vasto trabalho na área da sociologia da educação. As suas contribuições cobrem três áreas principais: a inlfuência dos processos dentro da escola nas transformações da vida; os efeitos dos mercados e do pensamento orientado para o mercado na política educativa;  e os efeitos das classes sociais nas famílias e no comportamento dos jovens em relação à educação.  


Barroso, João

(ainda não foi encontrada foto)

Notas curriculares:

HABILITAÇÕES:

- Licenciado em História pela Faculdade de Letras do Porto;
- Diplome d Études Approfondies (DEA) em Ciências da Educação pela Universidade de Bordéus (França);
- Doutorado em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

FUNÇÕES ACTUAIS:

- Professor Associado com agregação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, onde exerce as seguintes actividades pedagógicas: Coordenação e docência da área de pré-especialização em Administração Educacional da Licenciatura em Ciências da Educação e da área de especialização em Administração Educacional, dos cursos de Mestrado e Doutoramento em Ciências da Educação.

- Vice-presidente do Conselho Científico da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

DOCÊNCIA:

- Professor dos ensinos: liceal (1968-1970); preparatório (1975-1982); superior politécnico (1985-1986); superior universitário (desde 1989).

- Participou, como professor convidado, em cursos de pós-graduação, mestrado ou doutoramento, da Universidade de Évora (1996), Universidade Aberta (1997), Universidade Estadual de S. Paulo - Brasil (1997), Universidade Metodista de Piracicaba Brasil (1998), Universidade dos Açores (2000) e como maître de conférences (1997) no Institut National de Recherche Pédagogique, de Paris.

ESTUDOS E INVESTIGAÇÃO:

- No domínio da investigação tem orientado diversas teses de mestrado e doutoramento (Universidade de Lisboa, Universidade de Évora, Universidade Nova de Lisboa, Universidade do Minho) e coordenado projectos de investigação na área de Administração Educacional, para diversas instituições (Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica, Instituto de Inovação Educacional, Eurydice, Ministério da Educação).

- Realizou, a solicitação do Ministro da Educação de Portugal, um estudo de natureza prospectiva para apresentação de propostas sobre o reforço da autonomia e da gestão das escolas, cujo relatório foi editado pelo Ministério da Educação, com o título Autonomia e Gestão das Escolas (1997).

- Membro da equipa do projecto (em curso) École et Territoire: le cas de l Europe du Sud coordenado por Bernard Charlot (Universidade de Paris VIII).

- Coordenador e responsável científico pelo programa de avaliação (1999 -2002) do "reforço da autonomia dos estabelecimentos dos ensinos pré-escolar, básico e secundário" que se encontra em execução pelo Centro de Estudos da Escola da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, e que foi encomendado pelo Ministério da Educação de Portugal.

- Membro da equipa do projecto (em curso) Changes in regulation modes and social production in education systems: a European comparaison coordenado por Christian Maroy, da Universidade Católica de Lovaina).


ASSOCIAÇÕES CIENTÍFICAS:

- Membro do Conselho Científico do Instituto das Comunidades Educativas.

- Entre 1994 e 2000, presidente da Direcção do Forum Português de Administração Educacional e nessa qualidade membro do Comité de direcção do European Forum on Educational Administration.

- Membro da Comissão Científica da revista Éducation et Sociétés. Révue internationale de sociologie de léducation, editada pelas Éditions De Boeck e dirigida por Jean-Louis Derouet, do Institut National de Recherche Pédagogique de Paris.

- Membro do Reseau de coopération internationale des organismes de formation des personnels dencadrement des systèmes éducatifs criado pela École Supérieur des Personnels dEncadrement, de Paris.

- Coordena o Centro de Estudos da Escola integrado na Unidade de I&D em Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.

Publicações:

BARROSO, João (1992). "Fazer da escola um projecto". In: CANÁRIO, Rui, org. Inovação e projecto educativo. Lisboa: EDUCA. BARROSO, João (1995a). Para o desenvolvimento de uma cultura de participação na escola. Lisboa: Instituto de Inovação Educativa. BARROSO, João (1995b). Os Liceus: organização pedagógica e administração (1836-1960). Lisboa: Junta Nacional de Investigação Científica e Fundação Calouste Gulbenkian. (2 volumes). BARROSO, João (1995c). Para uma abordagem teórica da reforma da administração escolar: a distinção entre direcção e gestão. In: Revista Portuguesa de Educação. Universidade do Minho, 8 (1), pp. 33-56. BARROSO, João (1995d). Organização pedagógica e disciplina escolar. Uma abordagem sócio-histórica. In: Colóquio: Educação e Sociedade, nº 10, p. 75-98 BARROSO, João (1996a). Génese e evolução da organização pedagógica e da administração dos liceus. Uma investigação no cruzamento de várias disciplinas. In: Análise Psicológica, nº 4, p. 487-506. BARROSO, João, org. (1996b). O Estudo da Escola. Porto: Porto Editora. BARROSO, João e PINHAL, João, org. (1996c). A administração da Educação. Os caminhos da descentralização. Lisboa: Editora Colibri. BARROSO, João, (1997a). Autonomia e gestão das escolas. Lisboa: Ministério da Educação. BARROSO, João, (1997b). Perspectiva Crítica sobre a Utilização do Conceito de Qualidade do Ensino: Consequências para a investigação. In: Contributos da Investigação Científica para a Qualidade do Ensino. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (pp. 23-43) BARROSO, João, (1997c). Formação, Projecto e Desenvolvimento Organizacional. In: CANÁRIO, Rui, org. Formação e Situações de Trabalho. Porto: Porto Editora (pp. 61-78). BARROSO, João, (1997d). A Formação em Administração Educacional em Portugal. In: LUÍS, Ana, BARROSO, João, PINHAL, João, eds. (1997). A Administração da Educação: Investigação, Formação e Práticas. Lisboa: Forum Português de Administração Educacional (pp. 85 -104). BARROSO, João, (1998a). Escolas, Projectos, Redes e Territórios. Lisboa: PEPT/ Ministério da Educação. BARROSO, João, (1998c). Pacto y flexibilización de la gestión escolar en Portugal. In: Organización y Gestión Educativa, Revista del Forum Europeo de Administradores de la Educación, nº 2, 1998. Madrid: Editorial Escuela Española (pp. 33-37). BARROSO, João, (1998d). Da gestão por objectivos, aos objectivos da gestão: o caso das escolas públicas. In: AA.VV. Gestão por Objectivos na Administração Pública.Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Universidade Técnica de Lisboa. (pp. 255-269). BARROSO, João (1998f). Descentralização e autonomia: devolver o sentido cívico e comunitário à escola pública. Colóquio / Educação e Sociedade, nº 4 (nova série), Outubro 98. Fundação Calouste Gulbenkian. (pp. 32-58). BARROSO, João (1998g). O reforço da autonomia das escolas e a flexibilização da gestão escolar em Portugal. In: FERREIRA, Naura Carapeto, org. Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo: Cortez Editora. (pp. 11-32). BARROSO, João (1999a). Organização e gestão das escolas secundárias. In: Joaquim de Azevedo, coord. O Ensino Secundário em Portugal. Lisboa: Conselho Nacional de Educação. BARROSO, João, org. (1999b). The school between the Local and the global. Perspectives on the XXI century. Lisboa: Forum Português de Administração Educacional. BARROSO, João, org. (1999c). A Escola entre o Local e o Global. Perspectivas para o Século XXI. Lisboa: Educa e Forum Português de Administração Educacional. BARROSO, João, (1999d). "Regulação e autonomia da escola pública: o papel do Estado, dos professores e dos pais". In: Inovação, vol.12, nº3, 1999, pp. 9-33. BARROSO, João e CANÁRIO, Rui (1999). Centros de Formação das Associações de Escolas. Das expectativas às realidades. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional. BARROSO, João (2000). Autonomie et modes de régulation locale dans le système éducatif. In: Révue Française de Pedagogie, nº 130, janvier, février, mars 2000, pp. 57-71 BARROSO, João (2000). De lanalyse des politiques aux recherches sur les pratiques: le rôle de lexpertise dans lévaluation des mesures de renforcement de lautonomie des établissements scolaires, au Portugal. Revue de l' Institut de Sociologie, Université Libre de Bruxelles, nº 1997/1-4, pp. 133-156 BARROSO, João (2000). El análisis de las instituciones educativas en Portugal: principales tendencias y líneas de investigación. In: Manuel Lorenzo Delgado et alli eds. Las Organizaciones educativas en la sociedad neoliberal. Granada: Grupo Editorial Universitário, pp. 65-95. BARROSO, João (2000). Administration, réforme et innovation pédagogique au Portugal. In: Administration et éducation, Revue de l Association Française des Administrateurs de l Éducation, nº 4, 2000, pp. 103-108 BARROSO, João, DANCEL, Brigitte et TOMAMICHEL, Serge (2000). Les institutions scolaires. Cours. Licence de Sciences de l éducation. Futuroscope: Centre National dEnseignement à Distance, Institut de Poitiers. BARROSO, João (2000). Autonomia das escola: da modernização da gestão ao aprofundamento da democracia. In: Costa, Jorge Adelino, Mendes, António Neto, Ventura, Alexandre, orgs. Liderança e estratégia nas organizações escolares. Aveiro: Universidade de Aveiro, pp. 165-183. BARROSO, João (2001). A escola como espaço público local. In: António Teodoro, org. Educar, promover, emancipar. Os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma pedagogia emancipatória. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas, pp. 201-222. BARROSO, João (2001). O século da escola: do mito da reforma à reforma de um mito. In: Terrén, Eduardo, Hameline, Daniel e Barroso, João. O século da escola entre a utopia e a burocracia. Porto: Edições ASA. BARROSO, João (no prelo). "L'État et la régulation locale de l'éducation. Réflexions sur la situation au Portugal." In: Dutercq, Yves. Administration, évaluation et politique. Pour une nouvelle théorie de l'administration de l'éducation. Paris: PUF et INRP.

Interesses de investigação:

Regulação da Educação, administração educacional, autonomia e gestão das escolas.

Contacto:

<font color="#8b4513" size="2">jbarroso@fpce.ul.pt</font>

Pertinência para o projecto:

Faz uma importante distinção entre os conceitos de Regulação transnacional, regulação nacional, microrregulação e metarregulação.


Biesta, Gert

Biesta

Nota curricular

Professor de Teoria da Educação e Director de Investigação na School of Education and Lifelong Learning da Universidade de Exeter. Professor visitante de Educação e Cidadania Democrática nas Universidade de Orebro e Malardalen na Suécia. É Editor (Editor in chief) da revista Studies in Philosophy and Education. Em Dezembro de 2007 irá para o Insituto de Educação da Universidade de Stirling (Escócia) para um cátedra em Educação. Integra a equipa do projecto «Learning lives»

Contacto: <u><font color="#0000ff" size="2">g.biesta@ex.ac.uk</font></u>

Site pessoal onde o trabalho do autor está muito detalhado e ondese encontra artigos para download:

http://www.gertbiesta.com/

E também o site do projecto:

www.learninglives.com

Pertinência para o nosso projecto

Investigação empírica no domínio da ALV

Análise crítica do conceito de Aprendizagem ao Longo da Vida.

Análise crítica da linguagem cotemporânea de educação.


C

Canário, Rui

Nota curricular

- Professor Associado da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa
-  Vice Presidente da Educa (Associação de Estudos e Publicações da Faculdade de
Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa);
- Presidente do Conselho Científico do ICE (Instituto das Comunidades Educativas);
- Membro do Conselho Científico da escola Superior de Educação de Setúbal;
- Membro do Conselho Científico da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa;
- Responsável científico do Projecto "Escolas Rurais" (ICE/Fundação Van Leer).

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1974)
Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Bordéus II (1987)

Domínio de investigação actual: A educação e o local. Investigador responsável do projecto ESTER (Escolas e territórios), financiado pela Fundação Ciência e Tecnologia.

Domínios de ensino: Formação de adultos e sociologia da educação. Responsável pelo curso de mestrado na área de especialização de Formação de Adultos.

Actividades de ensino, por convite, nas seguintes universidades: Universidade Nova de Lisboa, Universidade Aberta, Universidade do Porto, Universidade de Évora, Universidade dos Açores, Universidade do Estado de S. Paulo (Brasil), Universidades de Estrasburgo e de Rouen (França).


Publicações principais (últimos cinco anos)

Livros:
Escola e exclusão social. (2001 ).Lisboa: IIE/ Educa (com Natália Alves e Clara Rolo)

Educação de adultos: um campo e uma problemática. (1999) Lisboa: Educa.

Centros de Formação das Associações de Escolas: das expectativas às realidades.
(1999). Lisboa: IIE. (com João Barroso)

Desenvolvimento de bibliotecas e formação contínua de professores (1998). Lisboa: Ministério da Educação

Formação e situações de trabalho (1997). Porto: Porto Editora

A parceria professores/pais na construção de uma escola do 1º ciclo (1997). Lisboa: Ministério da Educação (com Clara Rolo e Mariana Alves)

A escola e o espaço local. Políticas e actores (1996). Lisboa: IIE (com Natália Alves, Belmiro Cabrito e Rui Gomes)

Gestão da escola. Como elaborar o plano deformação? (1995) Lisboa: IIE

Capítulos de livros:

Territórios Educativos de Intervenção Prioritária: entre a "igualdade de oportunidades" e a "luta contra a exclusão". In: Vários (2000). Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Uma construção ecológica da acção educativa. Lisboa: IIE (com Natália Alves e Clara Rolo )


A escola, a crise do mundo urbano e a questão social (1999) In: Construir uma escola inclusiva. Porto: Fundação Para o desenvolvimento do Vale de Campanhã, 101-116.

O professor entre a reforma e a inovação (1999). In: Bicudo, M.A. e Alves, C. (Orgs.). Formação do educador e avaliação educacional. Organização da escola e do trabalho pedagógico. S. Paulo: Unesp, 271-289.

The Portuguese case (1999). In: Lindlab, S. e Popkewitz, Th. (Eds.). Educational
governance and social integration and exclusion. national cases of educational systems and recent reforms. Uppsalla University, 143-170

A escola, o local e a construção de redes de inovação (1996). In: Campos, B. (Org.). Investigação e inovação para a qualidade das escolas. Lisboa: IIE, 31-58

Os estudos sobre a escola: problemas e perspectivas (1996). In: Barroso, I. (Org.). O estudo da escola. Porto: Porto Editora, 121-149


Artigos:
A escola no mundo rural. Contributos para a construção de um objecto de estudo
(2000). Educação Sociedade e Culturas, 14, 121-139

Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. A escola face à exclusão social (2000). Revista de Educação, XI, 1, 125-135

Enseignants au Portugal: formation continue et enjeux identitaires (1999). Education et Sociétés, 4, 131-142 ( com José Alberto Correia)

A escola: o lugar onde os professores aprendem (1998). Psicologia da Educação, 6,9-27

Formación y cambio: la experiencia portuguesa de los "Centros de Formacion de
Associaciones de Escuelas" (1997). Professorado, 1 (1),87-97

Portugal: I'école à la recherche du temps perdu (1997). Revue lnternationale
d'Education, 15,99-113

Ecoles Professionnelles au Portugal: une expérience de partenariat (1997). Education Permanente, 131, 151-159 (com M. B. Canário)

Un projet pour les école isolées (1996). Revue lnternationale d'Education, 1°, 111-120

Pertinência para o Projecto

Trabalho, conceptual e de investigação, desenvolvido no âmbito da Educação de Adultos.

Crítica do conceito de «Aprendizagem ao Longo da Vida»


Charlot, Bernard

Charlot

Nota curricular

Bernard CHARLOT é graduado em Filosofia e Doutor em Educação pela Universidade de Paris X (Doctorat dÉtat). Professor emérito em Ciências da Educação da Universidade de Paris 8, onde foi Professor Catedrático e fundou a equipa de pesquisa ESCOL. Atualmente, é Professor Visitante no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe, em Aracaju (Brasil), onde vive.
É, actualmente, consultor da UNESCO-Brasil. Foi Presidente da Associação Francesa dos Professores e Pesquisadores em Educação (AECSE) (1990-1996) e membro do Comitê Internacional do Fórum Mundial da Educação de Porto Alegre, do qual é um dos fundadores. É, ainda, membro de numerosos conselhos de revistas especializadas em vários paises.
Escreveu 12 livros, organizou mais 5, publicou muitos artigos e capítulos em outros livros. Os seus livros foram traduzidos no Brasil, em Espanha, na Grécia, em Itália e no Uruguai. Das obras mais recentes, destaque para o livro Relação com o saber, Formação dos professores e Globalização (Porto Alegre, ARTMED, 2005).

Contacto

vcharlot@terra.com.br

Algumas publicações

Charlot, B. (dir.) (1994)

L'école et le territoire : nouveaux espaces, nouveaux enjeux, Paris, Armand Colin.

Charlot, B. (1999)

Le rapport au savoir en milieu populaire. Une recherche dans les lycées professionnels de banlieue, Anthropos.

Charlot, B. (2000) Du Rapport au savoir. Éléments pour une théorie, Anthropos, 1997. Traduit en Grèce en 1999 et au Brésil en 2000.

Charlot, B., Bautier, E. et Rochex, Y. (1992) École et savoir dans les banlieues et ailleurs, Paris, Armand Colin.

Interesse para o projecto

Abordagem sobre as relações entre educação e globalização.

Conceptulização sobre as relações entre Estado e Educação - Estado EDucador, Estado Desenvolvimentista e Estado Regulador


D

Dale, Roger

Dale

Notas curriculares:

Roger Dale is Professor of Education.  Until 2002, he was Professor of Education at the University of Auckland. Prior to moving to Auckland, he had been involved in producing courses in sociology of education and education policy at the Open University for almost 20 years.

Whilst at Auckland he led (with Susan Robertson) a major research study into the responses to globalisation of four education systems--Alberta (Canada), New Zealand, Scotland and Singapore. One strand of investigation was the role of regional organisations (EU, NAFTA and APEC) in national responses to globalisation.

This led to a major interest in the EU and education policy, which is now the main focus of his work, complementing and extending qualitatively his earlier work on the state and education policy. It led to him becoming Academic Coordinator of the EU Erasmus Thematic Network, GENIE (Globalisation and Europeanisation in Education) which was based in the GES.

Together with Susan Robertson he co-founded the journal Globalisation, Societies and Education, whose first volume was published in 2003.

Interesses de investigação:

Globalização, Europeização e govenrnance da educação, POlítica educativa, organizações internacionais, metodologia de crítica política

Publicações:

Dale, Roger (1989). The State and education policy. Milton Keynes, Philadelphia: Open University Press.

Dale, Roger (1994). A Promoção do Mercado Educacional e a polarização da educação. Educação, Sociedade e Culturas, 2, 109-139.

Dale, Roger (1988). A Educação e o Estado Capitalista: Contribuições e Contradições. Educação e Realidade, 13 (1), pp. 17-37).

Contacto:

<font size="2">r.dale@bristol.ac.uk</font>

Pertinência para o projecto:

Dale  tem vindo a salientar a importância das organizações internacionais na transnacionalização do campo educativo e na configuração de uma agenda globalmente estruturada, funcionando a crescente internacionalização e funcionamento em rede como elemento de legitimação e de mandato das configurações e opções políticas nacionais.


F

Field, John

John Field

John Field
is Professor of Lifelong Learning at the University of Stirling, where he directs the Division of Academic Innovation and Continuing Education. He has published widely on the education and training of adults.

Room D19, DAICE, Pathfoot
University of Stirling
Stirling
Scotland

FK9 4LA

telephone

Tel: + 44 (0) 1786 467946

fax Fax: + 44 (0) 1786 467633/466131
email Email:john.field@stir.ac.uk
web Web: www.ioe.stir.ac.uk

I have a long-standing background of interest and involvement in lifelong learning.  After serving as Deputy Principal (Research) from 2002 to 2007, I am currently on research leave, part of which is being spent as an adviser to the Government Office of Science's project on Mental Capital and Well-being. After completing a Bachelors at Portsmouth, followed by a doctorate at Warwick, I became Tutor in Economic and Social History at the Northern College for Residential Adult Education. After eight years in Barnsley, I then became a Lecturer in Continuing Education at the University of Warwick, ending as Chair of Department and Professor of Lifelong Learning. Much of my work throughout my career has involved developing second chance opportunities for non-traditional learners, as well as researching a range of aspects of adult learning.

I joined Stirling in 2002. Within DAICE, I teach an introduction to the social sciences on our Access Course and am Associate Director for ESCalate (the national subject centre for educational studies (www.escalate.ac.uk)). I also lead a major research project funded by the Economic and Social Research Council; in partnership with colleagues at Exeter, Brighton and Leeds, the Learning Lives project is examining the meaning and significance of formal and informal learning in the lives of adults, and aims to identify ways in which the learning of adults can be supported and enhanced (www.learninglives.org).

Externally, I am a member of the governing body for Newbattle Abbey College and a Visiting Professor of Birkbeck College, University of London.

Co-Director of the Centre for Research in Lifelong Learning. crll.gcal.ac


Downloadable Papers

Guest Editorial, Special Issue of the Journal of Workplace Learning (2006)

Learning, Identity and Agency in the New Economy: Social and Cultural Change and the Long Arm of the Job (with Irene Malcolm) (2006).

Lifelong Learning and Coltural Change: a European perspective (2004).

Researching Lifelong Learning: trends and prospects in the English-speaking world (2003).

Citizenship, European Enlargement and Higher Education: A Critical Perspective (2002).

Books

Social Capital and Lifelong Learning, Policy Press, Bristol, 2005, 190 pp.

Social Capital, Routledge, London, 2003, pp. 165. Italian edition published as Il Capitale Scoiale: un introduzione by Erikson (2004).

Lifelong Learning and the New Educational Order, Trentham Press, 2000, pp. 181. Second fully revised edition 2006, 204 pp. Japanese edition 2004.

Social Capital: critical perspectives (ed. with Steve Baron and Tom Schuller), Oxford University Press, 2000, pp. 307.

European Dimensions: Education, Training and the European Union, Jessica Kingsley, London, 1998, pp. 224.

Learning Through Labour: training, unemployment and the state, 1890-1939. Leeds University. 1992. pp. iv + 211.

Journal articles since 2001

Bologna and an Established System of Bachelors/Masters Degrees: the example of adult education in Britain, Bildung und Erziehung, 58, 2, 2005, 207-19

Articulation and Credit Transfer in Scotland: Taking the academic highroad or a sideways step in a ghetto? Journal of Access Policy & Practice, 1, 2, 2004, 85-99

Promoting Social Capital in a Risk Society: a new approach to emancipatory learning or a new moral authoritarianism? (with Kathryn Ecclestone), British Journal of Sociology of Education, 24, 3, 2003, 267-81

Civic engagement and lifelong learning: survey findings on social capital and attitudes towards learning, Studies in the Education of Adults, 35, 2, 2003, 142-157

Social Capital: an analytical tool for exploring lifelong learning and community development (with Sue Kilpatrick and Ian Falk), British Educational Research Journal, 29, 3, 2003, 417-33

Attitudes towards lifelong learning, Labour Market Bulletin, 17, 2003, 174-79

Badania nad calozyciowym uczeniem sie doroslych: tendencje I perspektywy w swiecie anglojezyczynym, Kwartalnik Mysli Spoleczno-Pedagogicznej Teraznjejszosc Czlowjek Edukacja, 21, 1, 2003, 63-81

Understanding Participation in Learning for Non-traditional Adult Learners: learning careers and the construction of learning identities (with Beth Crossan, Jim Gallacher and Barbara Merrill), British Journal of Sociology of Education, 24, 1, 2003, 55-67

Educational Studies Beyond School, British Journal of Educational Studies, 50, 1, 2002, 120-144

Lifelong education, International Journal of Lifelong Education, 20, 1-2, 2001, 3-15

Ambivalent Identities: The role of risk and contingency in adults descriptions of participation in education and training. Journal of Adult and Continuing Education, 7, 1, 2001, 75-92.

Recreating Apprenticeship: lessons from the Irish standards-based model (with Michéal O Dubhchair), Journal of Vocational Education and Training, 53, 2, 2001, 247-61.

Complete list of publications Aug 2001 - July 2006


G

Griffin, Colin

Colin Griffin

Associate Lecturer in the School of Educational Studies at the University of Surrey, where he is a member of the Centre for Research in Lifelong Learning

Has worked at the London School of Economics as an Assistant Librarian, and with the Open University as a Senior Counsellor

Has also been a Senior Lecturer in Sociology at Kingston University and Senior Lecturer in Education at the Cheltenham and Gloucester College of Higher Education

Worked for many years in adult education as a teacher and teacher trainer, at Hillcroft College and the University of London Department of Extra-Mural Studies

Interests in Life Long Learning
Adult education curriculum and lifelong learning policy analysis, on which he has published books and articles

His latest book is Training to Teach in Further and Adult Education, with David Gray and Tony Nasta (Stanley Thornes : 2000) and Post-Compulsory Education into the New Millennium, edited with David Gray, is about to be published by Jessica Kingsley.


J

Jarvis, Peter

Peter Jarvis

Qualifications

BA(Sheff), BD(Lond), MSocSc(Birm), PhD(Aston), HonDPhil(Helsinki), FRSA, D.Litt (Surrey), Hon EdD ((Fairfax), Hon Prof Univ (Pecs)

Job title

Professor of Continuing Education

Summary

Peter Jarvis is a former head of the Department of Educational Studies and is Adjunct Professor, Dept. of Adult Education, University of Georgia, USA. He has received a variety of academic honours, such as: being President of the British Association of International and Comparative Education (BAICE) in the year 1999-2000; the Cyril O Houle World Award for Adult Education Literature from the American Association of Adult and Continuing Education; the Comenius Award - International ESVA Foundation (Outstanding Adult Educator in Europe - First Holder); he was also the first non-North American to be elected to the International Hall of Fame of Adult and Continuing Education in USA, which is located in University of Oklahoma. He was also awarded a Japan Society for the Promotion of Science research fellowship at the University of Tokyo. He was Noted Scholar at the University of British Columbia, and has been a Visiting Professor at the universities of Ljubljana, Pedagogical University of Tallinn, Tennessee, Alaska at Anchorage and Maryland. He is an honorary member of a number of Professional Associations in different parts of the world. He is also a frequent speaker on all aspects of adult education, distance learning and lifelong learning throughout the world (full list of addresses and venues available).

He has written and edited about 30 books and 200 papers and chapters in books on adult education and learning, continuing professional education, nurse education, primary school education, distance education, third age education. He has also been involved in writing a number of research reports ranging from curriculum evaluation in nursing to older people mentoring in the workplace. He has been grant holder for a number of research projects. He serves on editorial boards of a number of journals in different parts of the world including Adult Education Quarterly in the USA, Comparative Education, and he is an assessor for Nurse Education Today. He is the founding editor of The International Journal of Lifelong Education, which he has edited for nearly twenty-five years.

He taught social sciences part-time for the Open University for thirty years.


L

Lawn, Martin

 Martin Lawn

Notas curriculares
Investigador no CES e em Psicologia, a Escola da Psicologia, e psocilogia e Ciências das línguas.

Até recentemente era Secretário académico da Associação Britânica de Investigação Educacional e tem sido Professorial Research Fellow, School of Social Sciences, Cardiff University; a Research Fellow, Institute for Advanced Studies in the Humanities, University of Edinburgh and a Professor of Education, School of Education, University of Birmingham.

É o editor do European Educational Research Journal, official Journal of the European Educational Research Association.


Actuais interesses de investigação:

2006-2011: Knowledge and Policy: The role of Knowledge in the construction and regulation of Health and Education policy in Europe: convergences and specificities among nations and sectors (Know+Pol) (European Commission)

2006-2009: Fabricating Quality In European Education (FabQ) (ESF/ESRC EUROCORES)

2006-2008: A Scottish School of Educational Research 1925-1950, ESRC 17636 Co- Director with Professor Ian Deary, Psychology, University of Edinburgh

Publicações recentes:

1996
Modern Times? Work, Professionalism and Citizenship in Teaching, Falmer Press: London
1998
Silences and Images; social histories of classrooms, Peter Lang, New York [ed]

2002
Fabricating Europe- The Formation of an Education Space, Kluwer, London

2005
Materiality of Schooling - design, technology, objects, routines, Oxford: Symposium Books

Borderless Education: imagining a European education space in a time of brands of networks

The 'Usefulness' of Learning: the struggle over governance, meaning and the European education space

Imagining a Project: Networks, Discourses and Spaces Towards a New Archaeology of Urban Education, Paedagogica Historica XXV, 2, pp.381-393, 2000

Constructing a European Policy Space in Educational Governance: the Role of Transnational Policy Actors, European Educational Research Journal, 1(2), 2002

The Institute as Network: the Scottish Council for Research in Education as a local and international phenomenon in the 1930s, Paedagogica Historica Volume 40, Nos. 5 & 6, October 2004

Soft Governance and the Learning Spaces of Europe in Comparative European Politics, Rethinking European Spaces, 4(2), July 2006.

Contacto:

m.lawn@btinternet.com

pertinência para o projecto:

Investigação sobre políticas educativas europeias, construção do espaço europeu de investigação,


Lima, Licínio

Notas curriculares:

Percurso académico

  • 1981 - Licenciatura em Ensino de Português-Inglês
  • 1985 - Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (Organização e Administração Escolar)
  • 1991 - Doutoramento em Educação, na especialidade de Organização e Administração Escolar
  • 1997 - Agregação em Sociologia da Educação e Administração Educacional

Percurso profissional

Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional - Universidade do Minho

  • 1981/85 - Assistente Estagiário
  • 1985/91 - Assistente
  • 1991/93 - Professor Auxiliar
  • 1993/98 - Professor Associado
  • 1998/ - Professor Catedrático

Principais interesses de investigação:

  • Sociologia das Organizações Educativas (escolares e não escolares)
  • Administração Educacional (democracia, participação e autonomia)
  • Políticas Educativas (gestão das escolas, ensino superior, educação para a democracia)
  • Educação de Adultos (associativismo, desenvolvimento comunitário, investigação participativa)

 

Pubicações:

Livros

  • LIMA, L. C. & ERASMIE, T. Inquérito às Associações do Distrito de Braga. Braga, Universidade do Minho, Unidade de Educação de Adultos, 1982, 157 pp.
  • LIMA, L. C. Metodologia Numa Equipa de Trabalho de Campo - Uma Perspectiva Educacional. Braga, Universidade do Minho, Unidade de Educação de Adultos, 1982, 43 pp.
  • LIMA, L. C. & LIMA, N. M. Ciência e Sociedade. Uma Introdução ao Estudo das suas Relações. Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu, 1984, 67 pp. (esgotado).
  • LIMA, L. C. Inquérito às Autarquias Locais do Distrito de Braga Uma Perspectiva Sócio-educacional. Braga, Universidade do Minho, Unidade de Educação de Adultos, 1984, 295 pp.
  • LIMA, L. C. Associações Para o Desenvolvimento no Alto Minho. Viana do Castelo, Centro Cultural do Alto Minho, 1986, 97 pp. (esgotado).
  • LIMA, L. C. O Conselho de Turma Um Exercício de Simulação. Braga, Cadernos de Administração Escolar, Área de Análise Social e Organizacional da Educação da Universidade do Minho, 1986, 53 pp. (esgotado).
  • LIMA, L. C. Gestão das Escolas Secundárias A Participação dos Alunos. Lisboa, Livros Horizonte, 1988, 183 pp.
  • LIMA, L. C. (Coord.), ESTÊVÃO, M. L., MATOS, L., MELO, A., MENDONÇA, M. A. Reorganização do Subsistema de Educação de Adultos. Ministério da Educação/Comissão de Reforma do Sistema Educativo. Documentos Preparatórios III,Lisboa, Gabinete de Estudos e Planeamento, 1988, 373 pp.
  • ERASMIE, T. & LIMA, L. C. Investigação e Projectos de Desenvolvimento em Educação. Uma Introdução. Braga, Universidade do Minho, Unidade de Educação de Adultos, 1989, 300 pp. (esgotado).
  • LIMA, L. C. (Org.), ERASMIE, T., CANN, R. J., SCHLÖSSER, H., SANTOS SILVA, A. Projecto Viana (1983-1988) - Um Ensaio de Investigação Participativa. Braga, Universidade do Minho, Unidade de Educação de Adultos, 1990, 140 pp.
  • LIMA, L. C. A Escola como Organização e a Participação na Organização Escolar. Um Estudo da Escola Secundária em Portugal (1974 - 1988). Braga, Universidade do Minho, Instituto de Educação, 1992, 575 pp. (esgotado). 2ª edição, seguida do ensaio "Para uma Análise Multifocalizada dos Modelos Organizacionais de Escola Pública". Braga, Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia, 1998, 604 pp.
  • LIMA, L. C. (Org.) et al. Educação de Adultos. Forum I. Braga, Universidade do Minho, Unidade de Educação de Adultos, 1994 (com colaborações de Alberto Melo, Almerindo Janela Afonso, Amélia Vitória Sancho, António Joaquim Esteves, António Simões, Justino Pereira de Magalhães e Licínio C. Lima), 201 pp.
  • LIMA, L. C. Construindo Modelos de Gestão Escolar. Lisboa, Instituto de Inovação Educacional, 1996, 32 pp. (1ª reimpressão em Dezembro de 1999). Também editado em http://www.iie.min-edu.pt/biblioteca/ccoge04/index.htm(Biblioteca Digital do IIE).
  • LIMA, L. C. (Dir.) Por Favor, Elejam a B. O Associativismo Estudantil na Escola Secundária. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1998 (com colaborações de Almerindo Afonso, Carlos Gomes, Carlos Estêvão, Ivo Domingues, José Palhares, Leonor Torres, Licínio C. Lima, Virgínio Sá), 222 pp.
  • LIMA, L. C., AFONSO, A. J., ESTÊVÃO, C. V. Agência Nacional de Educação e Formação de Adultos. Estudo para a Construção de um Modelo Institucional. Braga, Universidade do Minho, Unidade de Educação de Adultos, 1999, 84 pp.
  • LIMA, L. C. Organização Escolar e Democracia Radical. Paulo Freire e a Governação Democrática da Escola Pública. São Paulo, Cortez Editora / Instituto Paulo Freire, 2000, 115 pp.
  • LIMA, L. C. (Org.). Educação de Adultos. Forum II. Braga, Universidade do Minho, Unidade de Educação de Adultos, 2000 (com colaborações de Alberto Melo, Amélia Vitória Sancho, Licínio C. Lima, Luís Rothes, Olívia Santos Silva, Paula Guimarães, Peter Jarvis, Theo Jansen), 255 pp.
  • LIMA, L. C. A Escola como Organização Educativa. Uma Abordagem Sociológica. São Paulo, Cortez Editora, 2001, 189 pp.
  • LIMA, L. C. & AFONSO, A. J. Reformas da Educação Pública. Democratização, Modernização, Neoliberalismo. Porto, Afrontamento, 2002, 140 pp.

Capítulos em livros

  • LIMA, L. C. "Modelos de Organização das Escolas Básica e Secundária. Para uma Direcção Democrática e uma Gestão Profissional", in Ministério da Educação/Comissão de Reforma do Sistema Educativo. A Gestão do Sistema Escolar (Seminário). Lisboa, Gabinete de Estudos e Planeamento, 1988, pp. 149-195.
  • FORMOSINHO, J., FERNANDES, A. S., LIMA, L. C. "Princípios Gerais da Direcção e Gestão das Escolas", in Ministério da Educação/Comissão de Reforma do Sistema Educativo. Documentos Preparatórios II. Lisboa, Gabinete de Estudos e Planeamento, 1988, 1ª/2ª ed., pp. 141-170.
  • FORMOSINHO, J., FERNANDES, A. S., LIMA, L. C. "Ordenamento Jurídico da Direcção e Gestão das Escolas", in Ministério da Educação/Comissão de Reforma do Sistema Educativo. Documentos Preparatórios II. Lisboa, Gabinete de Estudos e Planeamento, 1988, 1ª/2ª ed., pp. 173-236.
  • LIMA, L. C. "Portugal", in Peter Jarvis (Ed.). Perspectives on Adult Education and Training in Europe. Leicester, National Institute of Adult Continuing Education (England and Wales), 1992, pp. 178 - 189.
  • LIMA, L. C. "Construindo um Objecto: Para uma Análise Crítica da Investigação Portuguesa sobre a Escola", in João Barroso (Org.). O Estudo da Escola. Porto, Porto Editora, 1996, pp. 15-39.
  • LIMA, L. C. "O Paradigma da Educação Contábil: Políticas Educativas e Perspectivas Gerencialistas no Ensino Superior em Portugal", in Valdemar Sguissardi & João dos Reis Silva Jr (Orgs.). Políticas Públicas para a Educação Superior. Piracicaba - São Paulo, Editora UNIMEP, 1997, pp. 23-62. Versão reduzida publicada com o título "Universidade Portuguesa: Notas sobre a crise institucional", in Marília Costa Morosini (Org.). Mercosul/Mercosur. Políticas e Ações Universitárias. Campinas, Autores Associados, 1998, pp. 65-76.
  • LIMA, L. C. A Administração do Sistema Educativo e das Escolas (1986/1996), in Ministério da Educação. A Evolução do Sistema Educativo e o PRODEP. Estudos Temáticos, Vol. I. Lisboa, Departamento de Avaliação, Prospectiva e Planeamento do Ministério da Educação, 1998, pp. 15-96.
  • LIMA, L. C. "Administração Escolar em Portugal: Da revolução, da reforma e das decisões políticas pós-reformistas", in Afrânio Mendes Catani & Romualdo Portela de Oliveira (Orgs.). Reformas Educacionais em Portugal e no Brasil. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2000, pp. 41-76.

Artigos

  • LIMA, L. C. "As Associações como Instâncias Educativas Promotoras de Desenvolvimento", in Gil Vicente (Guimarães) nº 12, Vol. II (1982), pp. 357-364.
  • LIMA, L. C. "Dos Liceus às Escolas Secundárias Constantes e Inovações de Percurso", in Tellus (Vila Real), 1984, pp. 45-65.
  • LIMA. L. C. "A Contribuição da França para a Configuração do Moderno Ensino Secundário", in Pires, E. L., Fernandes, A. S., Lima, L. C., Noções de Sociologia da Educação. Braga, Secretaria de Estado da Educação e da Administração Escolar e Universidade do Minho, 1983, fasc. dois, pp. 37-45.
  • LIMA, L. C. "Notas sobre o Ensino Secundário em Inglaterra", in Pires, E. L., Fernandes, A. S., Lima, L. C., Noções de Sociologia da Educação. Braga, Secretaria de Estado da Educação e da Administração Escolar e Universidade do Minho, 1983, fasc. dois, pp. 47-54.
  • ERASMIE, T., LIMA, L. C., PEREIRA, L. C. "Adult Education and Community Development: Experiences From Programs in Northern Portugal", in Convergence (Toronto) Vol. XVII, 4 (1984), pp. 17-26. Também publicado pela Universidade de Linköping, Suécia, em 1985, 17 pp.; publicado em versão condensada pelo European Bureau of Adult Education (Newsletter, 2 [1986], pp. 21-23, Amersfoort, Netherlands); inserido em Education and Work in Modern Society, World Association for Educational Research, Proceedings of the 9th International Congress, Madrid, July 8-12, 1985. Madrid, 1986, pp. 646-652.
  • LIMA, L. C. "Projectos de Investigação e Desenvolvimento Sócio-Culturais", in Mealibra (Viana do Castelo), nos 3/4 (1985), pp. 13-21.
  • VALLGÄRDA, H. & LIMA, L. C. "As Escolas Superiores Populares e a Educação de Adultos", in O Jornal da Educação (Lisboa), nº 85 (1985), pp. 26 - 27.
  • LIMA, L. C. "Unidade de Educação de Adultos: formação, investigação e desenvolvimento", in Forum (Braga), nº1 (1987), pp. 43-57. Também disponível em: http://www.bpb.uminho.pt/documentos/forum/1/mostra.asp?pag=43
  • LIMA, L. C. "Organização e Administração de Projectos de Investigação e Desenvolvimento em Educação de Adultos", in Forum (Braga), nº 2 (1987), pp. 37-56. Também disponível em: http://www.bpb.uminho.pt/documentos/forum/2/mostra.asp?pag=37
  • LIMA, L. C. "Intervenção e participação autárquica na educação", in Cadernos Municipais (Lisboa), nº 44 (1987), pp. 15-18.
  • VIEIRA DE CASTRO, R. & LIMA, L. C. "Insucesso e Selecção Social na Disciplina de Português: o(s) discurso(s) dos professores uma abordagem interdisciplinar", in Psicologia (Porto), V, nº 3 (1987), pp. 299-310.
  • LIMA, L. C. "Organization, Participation and Project Development: The work with popular associations in Northern Portugal", in Vários, Adult Education, Minorities and Disadvantaged Areas. Final Report. Faro, Instituto Politécnico, 1987, pp. 328-336
  • LIMA, L. C. "Inovação e Mudança em Educação de Adultos. Aspectos Organizacionais e de Política Educativa", in Forum (Braga), nº 4 (1988), pp. 57-73.
  • LIMA, L. C. "A Reorganização e a Administração da Educação de Adultos nos Trabalhos da Reforma Educativa", in Revista Portuguesa de Educação (Braga), nº 3 (1988), pp. 69-86.
  • LIMA, L. C. & SANCHO, A. V. "Formação de Dirigentes e Animadores Associativos. Dados preliminares de um inquérito realizado no concelho de Braga", in Forum (Braga), nº 3 (1988), pp. 50-60. Também disponível em: http://www.bpb.uminho.pt/documentos/forum/3/mostra.asp?pag=50
  • LIMA, L. C. "A Educação de Adultos Face ao Destinatário, ao Cliente e ao Cidadão", in Presença (Braga), nº 3 (1989), pp. 6-8.
  • LIMA, L. C. & SANCHO, A. V. "Elementos de Análise Sócio-Organizacional das Associações Locais. A partir de um inquérito piloto realizado no concelho de Braga", in Forum (Braga), nº 5 (1989), pp. 77-89.
  • LIMA, L. C. "Ano Internacional da Alfabetização, 1990. Analfabetismo Funcional e Pós-Alfabetização", in Forum (Braga), nº 8 (1990), pp. 133-138.
  • LIMA, L. C. & AFONSO, A. J. "Participação Discente e Socialização Normativa: Na Perspectiva de uma Sociologia das Organizações Educativas", in Aprender (Portalegre), nº 11 (1990), pp. 29-37.
  • LIMA, L. C. "Sociologia das Organizações Educativas e da Administração Educacional", in O Professor (Lisboa), nº 22 (Novembro, 1991), Dossier Sociologia da Educação em Portugal, pp. 58 - 62.
  • LIMA, L. C. "Planos, Estruturas e Regras Organizacionais: Problemas de Focalização no Estudo da Escola como Organização", in Revista Portuguesa de Educação (Braga), nº 2 (1991), pp. 1-20.
  • LIMA, L. C. "O Ensino e a Investigação em Administração Educacional em Portugal: Situação e Perspectivas", in Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Actas do I Congresso, Porto, 1991, pp. 91-117.
  • LIMA, L. C. "Produção e Reprodução de Regras: Normativismo e Infidelidade Normativa na Organização Escolar", in Inovação (Lisboa, Revista do Instituto de Inovação Educacional), Vol. 4, nº 2/3 (1991), pp. 141-153.
  • LIMA, L. C., GOMES, C. A., AFONSO, A. J. "A Sociologia da Educação na Formação de Educadores/Professores (1975-1991): Evolução do Programa da Disciplina, Situação Actual e Perspectivas em Desenvolvimento", in Vários, O Ensino da Sociologia da Educação, Conteúdos e Processos. Coimbra, Secções de Sociologia da Educação da Associação Portuguesa de Sociologia e da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 1991, pp. 15-23.
  • LIMA, L. C. (Ed.) "Organizações Educativas e Administração Educacional em Editorial", in

Lingard, Bob

Bob Lingard

Notas curriculares:

Sociólogo da educação que lecciona disciplinas depolítica educativa e reforma educativa, sobretudo ao nível das pós-graduações.


He took up his research professorship at the School of Education at the University of Sheffield in 2004. At Sheffield, Bob is Chair of the School´s Caribbean Program. Prior to that he held a personal chair in the School of Education at The University of Queensland, Brisbane, Australia where he worked for 15 years. For the last two years he was Head of School. Until the end of 2003 Bob also chaired the Queensland Studies Authority for the Queensland government. This statutory authority is responsible for syllabus development for all Queensland schools, as well as managing the school-based teacher moderated system of assessment in the senior years.

Bob´s research interests include educational policy, especially in the context of globalisation and postcolonial developments, and also in relation to school reform, gender equity, boys and schooling, social justice, pedagogies and teachers' work, and the role and workings of the state. He is the author/editor of ten books. The most recent of these include the co-authored Leading Learning: Making Hope Practical in Schools (Buckingham, Open University Press, 2003), the co-authored The OECD, Globalisation and Education Policy (Oxford, Pergamon, 2001), the co-authored Men Engaging Feminisms: Profeminism, Backlashes and Schooling (Buckingham, Open University Press, 1999) and the co-authored, Educational Policy and the Politics of Change (London, Routledge, 1997). He is co-author of the forthcoming, 2005) Teachers and Schools Making a Difference (Sydney, Allen and Unwin) and co-editor with Professor Jenny Ozga from the University of Edinburgh of the forthcoming RoutledgeFalmer Reader in Educational Policy and Politics. Bob is the author of more than 100 journal articles and book chapters and is also editor of the journal, Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education. He is also editor of a book series with Allen and Unwin entitled Issues in Education.

From 1998-2001, Bob directed a large research study for Education Queensland and funded by the Queensland government, entitled the Queensland School Reform Longitudinal Study. The final reports were submitted to Education Queensland in mid-2001 and are available from them. This research developed the concepts of productive pedagogies, productive assessment and productive leadership that have been influential in subsequent reforms in Queensland schools and elsewhere in Australia. In 2002, along with Dr Wayne Martino, Dr Martin Mills and Dr Mark Bahr, Bob completed a research study for the federal Department of Education, Science and Training in Australia, entitled Addressing the Educational Needs of Boys. The final report from this study was published by DEST early in 2003. Bob has also been the recipient for four large Australian Research Council grants.

From 1999-2000 Bob was president of the Australian Association for Research in Education (AARE) and was an Executive member from 1994 until 2001.

Interesses de investigação:

Sociology of Education
Educational Policy
Gender Equity and Schooling
Boys and Schooling
Educational Reform
Globalisation and Educational Policy
Postcolonial Theory and Education
Federalism and Education in Australia
Productive Pedagogies

Editorships and Memberships of Editorial Boards of Journals

Editor: Discourse: Studies in the Cultural Politics of Education
Member: Editorial Board: International Journal of Inclusive Education
Member: Editorial Board: Melbourne Studies in Education
Member: Editorial Board: European Educational Research Journal
Member: Editorial Board: Globalisation, Societies and Education
Member: Editorial Board: Policy Futures in Education
Editor: Book Series, Issues in Education, Allen and Unwin.
Executive member Australian Association for Research in Education: 1994-2001
President Australian Association for Research in Education: 1999-2000

Publicações recentes:

Lingard, B., Hayes, D., Mills, M. and Christie, P. (2003) Leading Learning: Making Hope Practical in Schools. Buckingham, Open University Press.

Lingard, B. and Douglas, P. (1999) Men Engaging Feminisms: Profeminism, Backlashes and Schooling. Buckingham,Open University Press.

Lingard, B. (2000) It Is and It Isn't: Vernacular Globalisation, Educational Policy and Restructuring. In Burbules, N. and Torres, C. (eds) Globalisation and Education. New York, Routledge, pp. 79-108.

Lingard, B. (2003) Where to in Gender Policy in Education after Recuperative Masculinity Politics? International Journal of Inclusive Education, 7 (1), pp.33-56.

Lingard, B. (2001) Some Lessons for Educational Researchers: Repositioning Research in Education and Education in Research. Australian Educational Researcher. 28 (3), pp.1-46.

Lingard, B., Hayes, D. and Mills, M. (2003) Teachers and Productive Pedagogies: Contextualising, Conceptualising, Utilising. Pedagogy, Culture and Society, 11 (3), pp.399-424.

Lingard, B. and Rawolle, S. (2004) Mediatizing educational policy: the journalistic field, science policy, and cross-field effects, Journal of Education Policy, 19 (3), pp.361-380.

Mills, M., Martino, W. and Lingard, B. (2004) Attracting, recruiting and retaining male teachers: policy issues in the male teacher debate, British Journal of Sociology of Education, 25 (3), pp.355-369.

Martino, W., Lingard, B. and Mills, M. (2004) Issues in boys´ education: a question of teacher threshold knowledges?, Gender and Education, 16 (4), pp.435-454.

Contacto:

email : <font size="2">r.lingard@sheffield.ac.uk</font>

Pertinência para o projecto:

Investigação sobre política educativa.


N

Nóvoa, António

Nóvoa

Notas curriculares:

1986 - Doutoramento em Ciências da Educação na Universidade de Genebra.
1994 - Agregação em Ciências da Educação na Universidade de Lisboa.
- Professor Auxiliar (1986-1990), Professor Associado (1991-1995) e Professor Catedrático (desde 1996) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa.
- Assistente ou Professor Convidado, por períodos longos, das Universidades de Genebra (1982/1983), de Wisconsin-Madison (1993/1994) e de Paris V (1995).
- Professor Convidado, por períodos curtos, das Universidades de Montreal, Strasbourg, Barcelona, Mons, A Coruña, Madrid, São Paulo, Federal do Rio de Janeiro, Federal de Mato Grosso do Sul, PUC-São Paulo, PUC-Rio de Janeiro,...
- Presidente da Associação Internacional de História da Educação (ISCHE).
- Presidente do Conselho Científico do Instituto de Inovação Educacional (1990-1993).
- Vogal do Conselho Científico do Institut National de Recherche Pédagogique, Paris (desde 1998).
- Coordenador e/ou vogal de vários painéis de avaliação científica, em Portugal e no estrangeiro (União Europeia, INRP, etc.), particularmente como responsável da área de Ciências da Educação na Comissão de especialidade das Ciências Sociais da JNICT (1995-1997).
- Membro do Conselho Científico de Acompanhamento de Unidades de Investigação da Universidade do Minho (CEEP) e da Universidade do Porto (CESE), desde 1998.
- Membro da Comissão Científica do Senado da Universidade de Lisboa, desde 1998.
- Consultor para a Educação do Presidente da República (1996-1999).
- Responsável científico de quatro projectos de investigação em curso: Arquivos históricos e monografias dos liceus portugueses (financiamento Praxis XXI), Bibliografia portuguesa da educação (séculos XIX-XX) (financiamento Praxis XXI), Educational Governance and Social Inclusion and Exclusion (financiamento Programa TSER - União Europeia), Problems of Educational Standardisation and Transitions in a Global Environment (financiamento Programa TMR - União Europeia).
- Orientador (ou co-orientador) de 12 teses de doutoramentos e de cerca de 30 teses de mestrados, já concluídas.
- Membro de mais de cem júris de provas de agregação, de doutoramento e de mestrado, em Universidades portuguesas e estrangeiras (Paris III, Paris V, Madrid, La Coruña, Palma, Genève, Strasbourg, São Paulo, etc.).
- Membro de Conselhos científicos ou editoriais de várias revistas, nacionais e internacionais, nomeadamente: Análise Psicológica (Portugal), Année de la Recherche en Éducation (França), Aprender (Portugal), Arquipélago - Ciências da Educação (Portugal), Doxa (Brasil), Educação e Realidade (Brasil), Educación y Pedagogía (Colômbia), Educational Research and Evaluation (Países Baixos), European Journal of Teacher Education (Reino Unido), Expression (Canadá), Historia da la Educación (Espanha), History of Education (Reino Unido), Inovação (Portugal), Paedagogica Historica (Bélgica), Mediterranean Journal of Educational Studies (Malta), Penser l'Éducation (França), Recherche et Formation (França), Revista Brasileira de Educação (Brasil), Revista Portuguesa de Educação (Portugal), Revue Française de Pédagogie (França) e Sarmiento (A Coruña).
- Sócio de diversas sociedades científicas, nacionais e internacionais, nomeadamente: International Standing Conference for the History of Education, Fondation des Archives Institut Jean?Jacques Rousseau, European Society for Research on the Education of Adults, American Educational Research Association, History of Education Society, Comparative and International Education Society, Comparative Education Society in Europe, Association Internationale de Pédagogie Experimentale de Langue Française/AFIRSE, Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, European Educational Research Association.

- Áreas de especialização: História da Educação e Educação Comparada.

Interesses de investigação:

profissão docente, da história da educação e da educação comparada publicados em diversos países, nomeadamente Alemanha, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Portugal, Reino Unido e Suíça.

Algumas publicações:

Le temps des professeurs (1987), O método (auto)biográfico e a formação (1988), Análise da instituição escolar (1990), Ciências da educação e mudança (1991), Profissão: Professor (1991), Vidas de professores (1992), Os professores e a sua formação (1992), Reformas educativas e formação de professores (1992), Avaliações em educação (1992), A imprensa de educação e ensino (1993), Modèles danalyse en éducation comparée (1995), The colonial experience in education (1995), LEurope et léducation (1996), A escola na literatura (1997), La profession enseignante en Europe (1998), Histoire & Comparaison (1998), A Difusão mundial da escola (2000).

Contacto:

<font color="#8b4513" size="2">anovoa@fpce.ul.pt</font>

Interesse para o projecto:

Especialmente em dois textos dá um contributo importante para a história da educação na União Europeia e para a História da Educação COmparada.


O

Ozga, Jenny

Jenny Ozga
 
Nota curricular:
Jenny Ozga is Professor of Educational Research and Director of the Centre for Educational Sociology. She is interested in the relationship between educational research and educational policy, and has sought to explore this relationship through research on policy as well as through active engagement in debate, dissemination and discussion to promote research transfer into policy.

She is an expert panel member on Education and Social Exclusion, DG6 European Commission.

Principais interesses de investigação:
Education governance; policy and politics in Scotland, the UK and Europe; Europeanisation of education; education policy making; professionalism and managerism in education.

Publicações recentes:

2006
Ozga, J. Seddon, T and Popkewitz, T (eds) Education Research and Policy: steering the knowledge-based economy (World Yearbook of Education 2006) London and New York, Routledge Taylor and Francis.

2004
Ozga, J Modernising the Education Workforce: a perspective from Scotland Educational Review, 57(2) pp 207-221.

Ozga, J Étude Comparative du travail des Enseignants: vers une politique critique in R.Malet and E.Brisard (eds) Les Transformations du Travail en Milieu Scolaire, Paris, LHarmattan

2003
Lindblad, S, Ozga, J and Zambeta, E Patterns of Devolution and Decentralisation of Education Governance in Europe, European Educational Research Journal, 1(4), pp.615-624.

Actuias interesses de investigação:
ESRC funded project on knowledge transfer (KT) in HEIs in Scotland. This project explores the nature and extent of KT activity across Scottish HEIs, examines ways in which institutions support KT, explores researchers' attitudes to engaging in KT in 3 contrasting disciplines, and looks at factors inhibiting the development of KT in higher education.

Due shortly to commence a second ESRC funded study on 'Governing by Numbers' which looks at the relationship between data and policy in Scotland and England. Also an EU funded comparative study of the relationship between knowledge and policy.
Contacto:
 
Pertinência para o projecto:
Larga experiência em investigação sobre políticas educativas, inclusivé na União Europeia.

T

Teodoro, António

Teodoro

Notas curriculares:

Nasceu na cidade da Horta, nos Açores, em 1950. Doutor e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade Nova de Lisboa, e Licenciado em Educação Física pelo antigo Instituto Nacional de Educação Física (INEF). Professor da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, onde é Director da Licenciatura de Ciências da Educação e do Mestrado na mesma área científica, especialização em Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas. Director da Unidade de Investigação Observatório de Políticas de Educação e de Contextos Educativos na sua Universidade. Director da Revista Lusófona de Educação. Membro fundador do movimento sindical docente. Presidente da Direcção do Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (1979-1989) e Secretário-Geral da Federação Nacional dos Professores, FENPROF (1983-1994). Membro do Comité Europeu da Confederação Mundial das Organizações da Profissão Docente, CMOPE/WCOTP (1988-1992) e do Comité Europeu da Internacional de Educação (1993-1994). Inspector-Chefe do Ensino Primário (1974-1975). Director da revista o professor (1977-1979). Membro do Conselho Nacional de Educação (1988-1994). Consultor do Conselho de Ministros para os Assuntos da Educação, Formação, Cultura e Ciência (1995-1999). É, desde 1995, Presidente da Direcção do Fórum Educação. Co-fundador e Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Instituto Paulo Freire Portugal, e membro do Conselho de Assessores internacionais do Instituto Paulo Freire, de São Paulo.

Publicações:

(2005).Educação Crítica e Utopia. Perspectivas para o Século XXI. Porto: Edições Afrontamento (com Carlos A. Torres).

(2004). Globalització i Educació. Polítiques educatives i noves formes de govern. Xàtiva (Valencia): Ediciones del Crec.

(2004). Histórias (re)construídas. Leituras e interpretações de processos educacionais. São Paulo: Cortez Editora [editor].

(2003). Globalização e Educação. Políticas educacionais e novos modos de governação. Porto: Edições Afrontamento.

(2003). Globalização e Educação. Políticas educacionais e novos modos de governação. São Paulo: Cortez Editora.

(2003). Ensinar e Aprender no Ensino Superior. Por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. São Paulo: Cortez Editora [Editor with Maria Lúcia Vasconcelos].

(2002). As Políticas de Educação em discurso directo (1955-1995). Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.

(2001). A Construção Política da Educação. Estado, Políticas Educativas e Mudança Social no Portugal Contemporâneo. Porto: Edições Afrontamento.

(2001). Educar, Promover, Emancipar. Os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma pedagogia emancipatória. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas [Editor].

(1998). Professor/a: uma profissão em mutação? Actas do 1.º Congresso do Fórum Educação. Almada: Fórum Educação [Editor].

(1997). Poder e Participação em Educação. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas (155pp.).

(1996). Pacto Educativo: aspirações e controvérsias. Lisboa: Texto Editora [organização e nota de apresentação].

(1994). Política Educativa em Portugal. Educação, Desenvolvimento e Participação Política dos Professores. Venda Nova: Bertrand     Editora [347 pp.].

(1994). A Carreira Docente. Formação, Avaliação, Progressão. Lisboa: Texto Editora [178pp.].

(1990). Os Professores. Situação Profissional e Carreira Docente. Lisboa: Texto Editora [96 pp.].

(1984). Guia Prático do Sistema Educativo. Lisboa: Plátano Editora [em colaboração, 161 pp.].

(1982). O Sistema Educativo Português. Situação e perspectivas. Lisboa: Livros Horizonte [135 pp.].

(1978). A Revolução Portuguesa e a Educação. Lisboa: Editorial Caminho [134 pp.].

(1977). Sobre as qualificações escolares e profissionais dos trabalhadores portugueses. Lisboa: Seara Nova [70 pp.].

(1976). Perspectiva do Ensino em Portugal.

Capítulos de livros:

(2005). Novos modos de regulação transnacional das políticas educativas. Evidências e possibilidade. In A. Teodoro & C. A. Torres (orgs.). Educação Crítica e Utopia. Perspectivas para o Século XXI (pp. 159-173). Porto: Edições Afrontamento.

(2005). Bolonha e a reforma universitária. Dos riscos potenciais às possibilidades de mudança. In J. P. Serralheiro (org.). O Processo de Bolonha e a Formação dos Educadores e Professores Portugueses (pp. 51-57). Porto: Profedições.

(2004). Um estudo europeu sobre os professores. Atractividade, perfil e conteúdo ocupacional da profissão docente. In A. Adão & E. Martins (org.). Professores. Identidades (re)construídas (pp.61-70). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.

(2004). Um novo cenário: o acesso dos alunos ao conhecimento e o bem-estar dos professores. In A. Adão & E. Martins (org.). Professores. Identidades (re)construídas (pp. 367-377). Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas (com Ana Sofia António).

(2004). Apresentação. Um contributo para a renovação de fontes e de metodologias em História da Educação. In A. Teodoro (org.). Histórias (re)construídas. Leituras e interpretações de processos educacionais. São Paulo: Cortez Editora

(2003). O Estado Novo e a Educação. As mudanças invisíveis na sociedade portuguesa do pós-guerra e a expansão educativa. In R. Fernandes & J. Pintassilgo (orgs.). A Modernização Pedagógica e a Escola para todos na Europa do Sul no Século XX (pp. 27-50). Lisboa: Grupo SPICAE.

(2003). Ensino superior: tendências e desafios no caso português. In A. Teodoro & M. L. Vasconcelos (Orgs.). Ensinar e Aprender no Ensino Superior. Por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária (pp. 13-33). São Paulo: Cortez Editora.

(2003). Educational Policies and New Ways of Governance in a Transnationazation Period. In C. A. Torres & A. Atikainen (Ed.). The International Handbook on the Sociology of Education. An International Assessment of New Research and Theory (pp. 183-210). Lanham, MA: Rowman & Littlefield.

(2002). Nota de Abertura e revisão científica (com Áurea Adão) do livro: C. A. Torres, M. P. OCadiz & P. L. Wong, Educação e Democracia. Paulo Freire, movimentos sociais e reforma educativa. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Revisão científica (com Áurea Adão) da edição brasileira.

(2001). Organizações internacionais e políticas educativas nacionais: a emergência de novas formas de regulação transnacional ou uma globalização de baixa intensidade. In S. R. Stoer, L. Cortesão & J. A. Correia (orgs.). Da Crise da Educação à Educação da Crise: Educação e a Transnacionalização dos Mecanismos de Regulação Social (pp. 125-161). Porto: Edições Afrontamento.

(1999). Ensino Secundário: constatações breves e três tópicos para um debate urgente. In J. Azevedo (Coord.). O Ensino Secundário em Portugal (Estudos). Lisboa: Conselho Nacional de Educação, pp. 201-203.

(1998). Educação, democracia e cidadania. Cinco tópicos para um debate sobre inovação e mudança na escola, In CNAPEF, org. A Educação Física em finais de século. As mudanças necessárias. Actas do IV Congresso Nacional de Educação Física, Fátima 27-29 Novembro 1997. Porto: Areal Editores, pp. 145-148.

(1998). O conceito de construção retórica da educação. As despesas públicas com a educação. In J. Magalhães, org. Fazer e ensinar História da Educação. Braga: Instituto de Educação e Pedagogia/Universidade do Minho, pp. 193-210.

(1998). O tempo dos professores? Conhecimento e poder: de uma intervenção acrescida na vida política a uma nova centralidade no processo educativo. In A.Teodoro & R. Páscoa, eds. Professor/a: uma profissão em mutação. Almada: Fórum Educação, pp. 355-363.

(1997). Políticas educativas: um campo de estudo no cruzamento de vários campos científicos e metodológicos. In Estrela, A. & Ferreira, J., orgs. Métodos e Técnicas de Investigação Científica em Educação. Lisboa: AFIRSE/FPCE.UL, pp. 673-692.

(1997). Formação contínua dos professores: dos conceitos à prática, ou a necessidade de repensar os modelos dominantes de formação. In AA.VV., 1º Encontro de Educação e Cultura do Concelho de Oeiras. Livro de Actas. Oeiras: Câmara Municipal de Oeiras.

(1996). Políticas educativas e mudanças no campo educativo, 1970-1990: uma análise comparativa das políticas respeitantes à formação de professores na Reforma Veiga Simão e na Lei de Bases do Sistema Educativo. In Estrela, A., Canário, R. & Ferreira, J., orgs., Formação, Saberes Profissionais e Situações de Trabalho, vol. II. Lisboa: AFIRSE/FPCE.UL, pp. 365-376.

(1996). Reforma educativa ou a procura de uma outra estratégia de mudança. In II Conferência Internacional de Sociologia da Educação. Actas. Faro: Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve, pp. 170-199.

(1995). A Emergência da Prioridade Educativa no Discurso Político dos Anos 80. In AA. VV. Ciências da Educação: Investigação e Acção, I vol. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, pp. 391 - 401.

(1992). Anos 90: A Prioridade Educativa. In AA.VV., A Educação em Portugal. Anos 80/90. Porto: Edições ASA, pp. 14 - 20.

(1991). A formação continua dos professores num contexto de reforma. In AA.VV., Formação Contínua de Professores. Realidades e perspectivas. Aveiro: Universidade de Aveiro, pp. 39 - 59.

(1989). Educação e Desenvolvimento: a implementação da Lei de Bases do Sistema Educativo, questão central de uma política de modernização e desenvolvimento da sociedade portuguesa. In AA.VV., Emprego, Modernização, Desenvolvimento: que soluções?. Lisboa: Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses, pp. 123 - 140.

(1983). Educação e Desenvolvimento: prioridades para uma política de desenvolvimento e democratização da educação em Portugal. In AA.VV., Evolução Recente e Perspectivas de Transformação da Economia Portuguesa, vol. IV. Lisboa: CISEP/ Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa.

(1980). "Por um desenvolvimento autónomo da Universidade Portuguesa". In AA.VV., A Universidade Portuguesa em debate. Actas do Seminário sobre Problemas do Ensino Superior. Lisboa: Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, pp. 21 - 28.

Interesses de investigação:

Educating the Global Citizen: Globalization, Educational Reform and the Politics of Equity and Inclusion in 12 Countries .Coordenação nacional: Prof.Doutor António Teodoro

A Construção da profissão docente no ensino Secundário (1947-1974).Formações, percursos, identidades.(pdf)
(coordenação: Prof.Doutor António Teodoro)

Projecto de Intervenção Cultura de Paz no Nordeste Brasileiro.
(coordenação:Mestre Vicente Celestino França)

The teaching profession in Europe: profile, trends and concerns, projecto realizado no âmbito do Programa europeu Eurydice

Rede Ibero-Americana de Políticas de Educação.Coordenação nacional: Prof.Doutor António Teodoro


V

van Zanten, Agnés

Zanten

Nota curricular

Directora de investigação do Centre National de la Recherche Scientifique, Observatoire Sociologique du Changement. Directora da «Réseau dAnalyse Pluridisciplinaire des Politiques éducatives».

Temas de investigação: educação e classes sociais, o funcionamento dos estabelcimentos de ensino, polítcas educativas locais; comparações internacionais de políticas educativas, teorias e métodos de investigação em sociologia da educação


Publicações recentes:

van ZANTEN A., Les politiques déducation, Paris, PUF, coll. Que sais-je? , 2004.

van ZANTEN A,, avec P. RAYOU, Enquête sur les nouveaux enseignants. Changeront-ils l'école? , Paris, Bayard, 2004.

van ZANTEN A. "New Modes of Reproducing Social Inequality in Education: the changing role of parents, teachers, schools and educational policies", European Education Research Journal, vol. 4, n° 3, 2005.

Contacto

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